Carro velho também precisa trocar pneu. Afinal, um carro em 20 anos terá rodado em média 300.000 km. Um carro pode rodar 50.000 em média com um jogo de pneus. Então teremos 6 trocas de pneus durante a vida útil de um carro. As estatísticas mostram que a primeira troca é feita com pneus originais de primeira linha mas a partir da segunda troca é comum o dono não ter folego até para comprar pneus originais. Aí, em carros com mais de 10 anos de uso, que entram os pneus de segunda linha, que podem custar a metade. Acontece que não existem milagres: o pneu custa metade mas seus componentes , que são em número de 15 diferentes compostos, também são mais baratos e portanto inferiores. Esse é o segredo de tudo aquilo que não podemos ver o conteúdo e temos de confiar na marca e no preço cobrado. É o caso de comprar sofás, colchões, computadores, eletrodomésticos e móveis. Temos de escolher pela marca que deve ser líder ou vice líder de mercado. Mas existem setores onde a opinião de quem comprou é fundamental porque o mercado é pulverizado e a incerteza é muito maior. A garantia que o fabricante dá é um bom indicador: ninguém vai garantir se não confiar no que faz. Não custa lembrar que tudo tem uma vida útil e existe até mercadorias com obsolescência programada.
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