domingo, 31 de janeiro de 2016

O jeito alemão de fazer a economia crescer

Os alemães chegaram a um acordo entre todos os prayers econômicos: o fundamental é preservar os empregos. Com essa política simples as empresas na Alemanha são basicamente pequenas ou médias, com 100 até 200 empregados, mas altamente competitivas e exportadoras. Esse é o modelo Alemão de sucesso.  É uma Social Democracia que funciona. É claro que para isso ajuda o sistema de ensino alemão, onde todos saem com uma profissão já no segundo grau, continuando os estudos somente os melhores dotados em todos os aspectos. Alemanha é isso !!!

sábado, 30 de janeiro de 2016

97% dos motoristas de táxi são homens

Interessante essa estatística. São homens, tem segundo grau e 47 anos em média. Ganham R$ 2.600,00 por mês. Eu tive dois tios motoristas de táxi. Por que será que não existem mais mulheres ? Será que as mulheres não gostam de dirigir ou não sabem lidar com carros e seus defeitos ??? Ou será que para ser motorista você precisa de iniciativa e autonomia, já que trabalha sozinho e por sua conta e risco ??? Questões a serem respondidas . . . 

Cultura

O psicólogo americano Edgar Schein (criador do termo cultura organizacional) diz que cultura é o modelo de pressuposições básicas que um grupo desenvolve ao lidar com desafios e, porque funcionou adequadamente naquele contexto, é ensinado aos novos membros como a forma correta de lidar com os problemas.
A questão é quando o contexto e os problemas mudam rapidamente e a cultura não acompanha na mesma velocidade, pelo contrário, porque a cultura foi criada sobre um sucesso do passado, ela resiste em mudar. O que no passado foi ‘estratégia de sucesso’ pode se tornar miopia da liderança e caminho da estagnação.

Ótima definição !!! Aquilo que funcionou no passado, em outro contexto, é ensinado aos mais novos e repetido. Pois é . . . comprar um pedaço de terra, loteá-lo, vender e comprar casas para alugar serviu de estratégia para meu avô em 1940 em São Paulo. Meu pai foi repetir essa cultura em 1980 e não deu certo. Ser miserável pode ter servido para pessoas pobres enriquecerem em um contexto e hoje em dia pode não ser mais viável. Ter filhos que te sustentem na velhice pode ter sido uma estratégia adotada no campo em décadas passadas e hoje em dia pode ser uma furada. São muitos os exemplos, eu diria infinitos. Ser um estrategista portanto é muito importante quando o contexto e os problemas mudam rapidamente. Poucos são capazes disso . . . 

Insistência Humilha

Conheço pessoas que não sabem disso. Ficar insistindo mostra apenas que você não tem mais argumentos ou poder. Nunca fiquei insistindo com nada. Quando percebo que o outro lado é limitado simplesmente dou de costas e vou tentar outro caminho ou desisto. Existe uma hierarquia em tudo e uma lógica. Mesmo em processos ou questões médicas existe o momento de reconhecer que perdemos. É a diferença entre persistência e teimosia. 

O Sebo do Messias começou com 5.000 livros jurídicos

Comprados da viúva de um cliente que morreu. Pois é . . . a oportunidade surgiu e o Messias aproveitou !!! Os clientes dele eram juízes, advogados e promotores. Bem a ver com a tradição do Brasil ser a República dos Bacharéis em Direito. Medicina é bem mais prática e Odontologia nem se fala. Médicos tem poucos livros. Engenharia é um caso a parte: existem muitos livros mas muita coisa é simplesmente copiada. Mesmo o que se chama inovação é apenas alguma pequena modificação naquilo que já existe. Invenção é para grupos de pesquisadores em poucas industrias super especializadas. Tanto que nunca ouvi falar em algum engenheiro que doou seus 5.000 livros para a Politécnica por exemplo. Jornalistas, escritores, advogados, economistas. Esses tem grandes bibliotecas as vezes. 

Cínicos cooperam menos e com isso tem renda menor

Não tenho dúvidas !!! Quem é cínico complica, faz exigências absurdas e perde oportunidades. Esse tipo de pessoa tem dificuldades em assumir riscos. Ao duvidar de tudo e de todos cria a necessidade de controles desnecessários e custosos. São pessoas ruins de relacionar-se e de fazer trocas. 

Filosofia é a arte da suspeita. Por isso filosofar é perguntar.

Quem pergunta está na ofensiva, O Auditor de Empresas sempre pergunta. Não qualquer pergunta mas perguntas realmente inteligentes. A arte da suspeita. Quem suspeita pergunta e conforme a resposta tira sua suspeita confirmada ou não. 

O conhecimento e o afeto precisam passados adiante

Senão eles fenecem. Mario Cortella. disse isso. É a pura verdade. Pena que muitos idiotas não sabem nem praticam isso. 

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Religião é cada vez mais uma escolha individual

As pessoas procuram a religião que combine com o que elas pensam. Nesse sentido a religião não muda ninguém. Além disso as religiões surgem em momentos de sintonia com o tempo e o pensamento dominante. Imagine que as pessoas são intelectualmente fracas e você comece a discutir religião com elas kkk !!! Nesse sentido temos todo um emaranhado com as leis laicas. Existem religiões práticas e religiões hierárquicas e pomposas. Uma característica básica de todas religiões é que o outro é sempre o errado e quem pratica a religião o certo. Além disso existem religiões que gostam de pregar e outras que não fazem questão nenhuma de que você faça parte dela. A ideia de Deus é uma das mais diversas e variadas na humanidade, apesar se ser a mais comum.Os ateus são homens, de nível superior, brancos e bem sucedidos. Faz todo sentido. Este artigo foi fundamentado na entrevista do Karnal a CBN. 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Nosso futuro

Ainda é possível achar pessoas razoavelmente humanas naqueles que são da minha geração. No entanto, tenho observado que a nova geração é composta de seres inferiores e egoístas, de forma que quando eu ficar velho possivelmente irei sofrer em contatos com esses indivíduos. E como é uma tendência, provavelmente esses mesmos indivíduos irão sofrer com seus contemporâneos. 

Quem não tem paz não descansa

Essa é a verdade que eu descobri na prática. Todos idiotas que não precisam matar um leão por dia não sabem o que é vivenciar conflitos e seu desgaste. Quem não tem paz ??? Policiais e Auditores de verdade. Advogados são atores junto com promotores e juízes. Pessoas que convivem com viciados em drogas, ex presidiários e por aí vai. Foi minha sina por muitos anos. E havia quem dizia que a profissão era fácil . . . 

Você fez a coisa certa na empresa errada

Pois é . . . você pode fazer a coisa certa na família errada. Você pode fazer a coisa certa no pais errado. Você pode fazer a coisa certa com o amigo errado. Você pode fazer a coisa certa com o filho errado. Você pode fazer a coisa certa com o companheiro errado. Você pode fazer a coisa certa enfim com qualquer interface errada. É a decisão certa com a pessoa errada e por consequência não é a decisão certa na hora certa. Perceba como o coletivo é importante. Como é importante rodear-se das pessoas que tem a mesma missão que você. É fundamental. 

Dizem que tomar decisões erradas é humano

Eu já acho que é burrice, principalmente quando alguém te informa o melhor caminho a seguir. Talvez o ditado seja verdadeiro: pessoas "normais" tomam decisões erradas. Na hora errada. Triste que seja assim. 

As decisões dos Tribunais

Houve uma época que as decisões do STF eram quase sempre unanimes. Hoje esse percentual é de apenas 30% das sentenças. Os ministros tem divergido cada vez mais sobre as matérias a serem julgadas e as decisões tornaram-se imprevisíveis pois dependem de votações apertadas. Estou me lembrando da decisão certa na hora certa. Estou me lembrando dos anos que se leva para uma decisão chegar a última corte . . . é muito triste. 

domingo, 24 de janeiro de 2016

Pessoas que não sabem nem ter uma relacionamento de reciprocidade

Existem três tipos de relacionamento: dominância, reciprocidade e fraternidade. Existem pessoas que se casam que não sabem viver nenhum desses: são parasitas. 

sábado, 23 de janeiro de 2016

Pessoas que tem duas caras: uma para receber e outra para pagar

São os avarentos. Para receber e tratar os clientes se mostram atenciosos e doces. Para pagar algo ou alguém são grosseiros, desconfiados e desqualificam o trabalho alheio. Ou seja, são pessoas abjetas em seu comportamento. Triste. 

O comprador de carro novo no Brasil

O sujeito pesquisa na internet. Lê todas as matérias dos jornalistas especializados, Vai na concessionária e faz teste drive. Atormenta os vendedores a exaustão. E no fim compra o carro que o primo recomendou. É assim que a Volkswagen dominou o mercado por décadas. É por isso que o mercado brasileiro é conservador na compra de automóveis. 

Pessoas experientes acham que sabem tudo sobre a escolha de bens e serviços

Isso acontece porque essas pessoas já foram expostas a situações corriqueiras de compras e negociações comuns e usuais. Para situações novas essas pessoas podem ser completas incompetentes mas continuarão achando sempre que sabem tudo. Triste. 

Pessoas com carros velhos

São mais propensas a serem piores motoristas, piores cidadãos, piores seres humanos quando se trata a se preocupar com a segurança e a saúde dos outros. Também são mais propensos a descuidarem da manutenção do carro por falta de dinheiro e também a não terem seguro. Essas pessoas costumam morar na periferia das grandes cidades e esse é mais um motivo para fugir desses bairros e locais. 

A decisão certa no momento certo

A decisão certa na hora certa. É muito fácil ver a decisão certa depois dos fatos acontecerem pois nesse momento se é onisciente. Também é muito fácil tomar a decisão errada se não se acumulou um nível suficiente de informações para a tomada da decisão certa. Essa capacidade para acumular informação suficiente e tomar a decisão certa no momento certo é que poucas pessoas possuem. É por isso que maior parte das empresas fecham, pessoas morrem sem assistência, pessoas escolhem a profissão errada ou a pessoa errada para se casar. É a mesma situação com relação a compra de qualquer bem ou serviço. Pessoas que tomam a decisão certa no momento certo são mais ricas e mais felizes. Cansei de ser rodeados por pessoas incompetentes nesse mister. 

Dominância comunalidade reciprocidade

Pois é . . . são as três possíveis relações entre os assim chamados "humanos". Dominância é a relação entre chefe e empregado. Ou do pai antigo com relação aos seus filhos. A comunalidade é a relação de amizade desinteressada onde tem-se inclusive a liberdade de brincar sem ser censurado. O problema é quando você acha que tem uma relação de comunalidade e o outro te vê como um relacionamento de reciprocidade. A relação de reciprocidade é aquele do toma lá dá cá: existe uma troca, um negócio, onde cada um ganha alguma coisa. São muitos os "seres" humanos que somente conhecem a relação de dominância e a de reciprocidade. Não tem condições de ter uma relação de comunalidade, nunca saberão o que é isso. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O Brasil tem tradição em enganar o coletivo e privilegiar o indivíduo

O governo só faz isso: faz impostos que recaem sobre milhões de pessoas e desvia esse dinheiro para o interesse particular de alguns milhares de apaniguados. Bancos fazem exatamente isso com seus fundos de investimento que nada mais são que Condomínios de Investidores "administrados" pelo banco. Consórcios fazem exatamente isso reunindo consorciados ávidos por comprar bens de valor elevado que enriquecem os "administradores" do negócio. Empresa com capital aberto nas bolsas fazem exatamente isso quando não repassam para os acionistas tudo o que podem mas pagam salários milionários para seus executivos. Juízes fazem isso quando condenam planos de saúde a pagarem tratamentos inúteis e caríssimos para segurados em detrimento da saúde do grupo de segurados. Roubar um pouco de muitos ou ganhar um pouco de muitos (como no caso de um empresário familiar) são os meios de se ficar rico.  Sacrificar-se pelo grupo é a exceção da exceção aqui no Brasil. Vale até para inventários e condomínios de herdeiros. 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O mercado tem suas regras

O mercado financeiro pode ser manipulado pelo governo e seus impostos. O mercado de produtos também. O mercado de mão de obra idem. Todos mercados respondem uns aos outros: corta crédito e imediatamente não se vendem imóveis nem automóveis que dependem do crédito. Aumenta o preço da comida e a pessoa passa a comer sanduíche de mortadela trazido de casa. Aumenta o preço da faxina e a pessoa passa a deixar a casa mais suja. É a dança dos preços, dos serviços e dos produtos. 

Pagar pela viagem de férias a prestação

Pagar por um ano algo que você desfrutou lá trás. Ninguém vai gostar disso. A pessoa quer por a mão naquilo que ela compra na hora. É assim quando compra a prazo algum produto mais caro, como um carro ou imóvel. É assim também quando compra pela internet: quer o menor prazo de entrega. Com os serviços em geral pelo valor menor o pagamento é a vista ou parcelado no cartão. A exceção são consertos caros do carro por exemplo que sempre envolvem mão de obra e peças. Ninguém financia a mão de obra do pintor de casas embora possa financiar a pintura de um prédio de apartamentos. Um ano depois você já vai ter esquecido da viagem e as prestações continuarão a chegar. 

O Poder Familiar

O Poder familiar é aquele que os pais tem sobre os filhos até os 18 anos. Pois é . . . existem leis sobre o relacionamento de pais e filhos menores de idade. A partir de 18 anos a sociedade assume que o filho está capacitado para todas as possibilidades da vida civil. Teoricamente isso é possível. Na prática alguém com 18 anos hoje em dia é um banana imaturo emocional, intelectual e socialmente. Muitos demoram anos para conseguir uma vaga no ensino superior e portanto demoram mais ainda para começarem a ganhar dinheiro o que irá efetivamente emancipá-los. Bonito nome: PODER familiar . . .  

Inflação de demanda e inflação de custos

As inflações de demanda são conhecidas. E podem ser inteligentemente evitadas. Só que isso gera um comportamento aparentemente esquizofrênico. É comprar o aquecedor no verão e o ar condicionado no inverno. É tirar férias na baixa estação e comprar a passagem aérea com antecedência. É comprar os produtos alimentícios da época. É comprar carro na baixa. É investir com segurança. E para quem quer ganhar dinheiro é criar um modismo e quando a demanda criada aumentar exponencialmente aumentar os preços na mesma proporção. Todo empresário sabe que se o mercado estiver comprador é besteira controlar custos. É bem mais inteligente aumentar o preço de venda e faturar. A inflação de demanda vale inclusive para relacionamentos. E para a saúde e suas epidemias. Já a inflação de custos é o simples repasse dos custos de uma mercadoria ou serviço. Todos negócios tem taxas de retorno históricos que são impostos pelo mercado. Quando os custos aumentam para todos todos os repassam, afinal de contas o comerciante tem de viver também. E quando ninguém mais quer comprar o que você vende você vai a falência. Isso pode acontecer por conta da concorrência, que quando é perfeita é controlada pelos preços. Então é isso: fugir da inflação de demanda é quase sempre possível. Fugir da inflação de custos somente com a mudança de hábitos e fornecedores. 

Vivendo entre seus fantasmas e suas verdades

É assim que 95% das pessoas vivem aqui no Brasil. Não sei como é no resto do mundo mas acredito que em nações desenvolvidas o percentual seja menor. Essa é uma das consequências de sermos quarto mundo em termos intelectuais. A ignorância faz as pessoas verem fantasmas onde eles não existem e suas experiências as fazem decretar verdades que servem apenas a elas mesmas. Triste conviver com gente assim, perdida entre fantasmas e verdades de uma pessoa só. 

Mulheres que se casam em geral perdem fôlego na carreira

Isso acontece porque não existe "mulher maravilha". É por isso também que a carreira de uma mulher deve ser escolhida " a dedo" para não haver arrependimentos depois. Flexibilidade é fundamental ou apoio de terceiros. Maridos são em geral exigentes também sem contar filhos. É preciso um equilíbrio entre os diversos fatores, todos devidamente ponderados. 

Não se trata de quão grande a casa é mas de quão feliz

Estou me lembrando da "casa da múmia" conhecida por mim. Também estou me lembrando de um ditado americano: compre a pior casa na melhor rua. Pois é ! Casas grandes, significando grande poder econômico financeiro e nenhuma alegria. Triste. Prefiro meus 51 m2 alegres . . . 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A cidade onde se mora é mais ou menos como um casamento

A frase é do Cortella: como no casamento as vezes dá vontade de acabar com a relação. A cidade onde se mora obviamente tem limitações de todo tipo. E existe a "percepção" do povo e a realidade. Pessoas acham que o avião pode cair, Na prática é o meio mais seguro de transporte. Podemos achar que nossa casamento é ruim mas na prática podemos não encontrar coisa melhor no mercado. Nasci e sempre morei em São Paulo mas conheço muitas outras cidades aqui no Brasil. São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul e dessa forma é um lugar Aquariano como mostra a data de sua fundação e eu gosto disso. No entanto estou envelhecendo e minhas prioridades podem mudar . . . 

No passado estudar era

Era bem mais barato. E as pessoas da iniciativa privada ganhavam mais por conta da menor carga tributária. O que significa ? Que hoje em dia o dinheiro manda muito mais. E que quem ganha mais hoje em dia é quem de alguma forma sonega mais. Então, pessoas eticamente duvidosas tem  mais chance de se formarem nos cursos superiores mais concorridos. E formando-se nesses cursos chegarem aos melhores empregos da república. A exceção serão aqueles que forem geneticamente muito privilegiados em termos de inteligência desde o nascimento e que tiverem estímulos valiosos de seus pais. Somente esses conseguirão vencer os obstáculos atuais e chegar a USP por meio de cotas por exemplo. A classe média que eu conheci está em extinção mesmo. Temos cada vez mais extremos: a massa ignara e ricos ignorantes. Meus amigos por exemplo não tem condições de pagar uma Faculdade particular de medicina para seus filhos com o salário que recebem. A extinção se dá pelo menor número de filhos, pela ausência dos mesmos e pelo rebaixamento de classe social. Simples assim. 

As restrições no financiamento da Caixa

A Caixa Federal é responsável por 75% dos financiamentos habitacionais aqui no Brasil. E o que a Caixa faz os outros bancos acompanham. A Caixa subiu a entrada mínima para financiar um imóvel para 50%. A consequência ? Os distratos de contratos com construtoras chegou a 41% e as ações na justiça para pagar o mínimo de multa explodiram. E eu tive de ouvir gente achando que o que limitava a venda dos imóveis novos era o preço que era reflexo dos preços dos terrenos. Ingênuos . . .

Para ganhar muito entre na onda dos modismos

É somente no momento em que a emoção domina os consumidores de forma violenta e irracional que podemos ganhar muito dinheiro. Isso acontece quando a pressão interna nas pessoas as leva a deixar a emoção dominar a razão. Num país como o Brasil isso acontece de tempos em tempos. No mundo é mais raro. Um exemplo são os produtos da Apple . . . 

Todo dia sai um trouxa de casa

E esse trouxa acredita nas pessoas erradas e duvida das certas. Pessoas comuns não sabem o que acontece nos bastidores do mundo dos negócios, dos relacionamentos e da saúde. Por isso navegam ao sabor do que ouvem de pessoas tão trouxas como elas mesmas. Um dos conselhos do Mauro é desconfiar e nunca acreditar em 100% do que diz um profissional. Na verdade vale para qualquer pessoa comum. Isso acontece porque tudo é dual no universo. 

Nenhum artista tolera a realidade

Boa definição !!! Nosso mundo é feio e a arte pode ser uma válvula de escape. Na arte tudo é possível. Na arte temos o conceito de belo. Quando a realidade é feia nada melhor do que cercar-se do belo. Aqui entra o tema da redação da FUVEST: Utopia . . . 

Auditoria é uma profissão quantitativa

Mas é também uma profissão verbal: o relatório é uma peça de comunicação. Pessoas quantitativas tentam convencer os outros com gráficos, estatísticas, número e tabelas. Pessoas verbais tentam convencer os outros com papo, ideias, abstrações e por aí vai. A ciência é quantitativa e a matemática descreve os padrões que existem na natureza. Sempre existirá lugar para o sonho quando  a realidade for muito dura. São os domínios de Netuno e sempre acompanharam a humanidade. 

Você pode ter muitos genes para a inteligência

No entanto, se você não tiver os estímulos nos momentos certos você não atingirá todo o seu potencial. A meta inteligência é em geral um assunto de pessoas inteligentes. Pessoas inteligentes em geral tem consciência de como se formam pessoas inteligentes e irão fazer o necessário para que seus filhos desfrutem disso.  

Quem é quantitativo e verbal domina

A imensa maioria das pessoas não consegue se desenvolver nas duas áreas. E por isso se especializam em apenas uma área.  E sendo assim obviamente não são as pessoas mais hábeis a tomar decisões. De um engenheiro são esperadas decisões técnicas quantitativas. De um advogado espera-se grande desenvoltura verbal. Não podemos esquecer da grande maioria que não é fluente nem em uma nem em outra arte e que são a maioria. Interessante é que a psicanálise é fundamentada na conversa sendo portanto eminentemente verbal. Tenho parentes que não são bons em nada pois isso é comum. 

Comentários

Pois é !!! Comentários refletem desde o nível de educação formal de uma pessoa (pelas palavras que usa e pela correição do uso da língua portuguesa), até tendências ideológicas. Já aproveitei o que foi dito em alguns comentários de artigos que leio na internet mas em geral o artigo é muito melhor que os comentários. Gosto de comentários bem humorados o que demonstra inteligência de quem os escreveu. Críticas ferrenhas apenas mostram que o artigo acertou em cheio na neurose de quem faz o comentário. Não custa lembrar que o Brasil é o quarto mundo em termos intelectuais e que entre os milhões de pessoas que acessam a internet poucos são realmente brilhantes para fazer comentários geniais. 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Ser Síndico

Hoje em uma conversa com um amigo pude ver como ele valoriza uma despesa a menos (ou uma receita extra) em em uma oposição ao trabalho e aborrecimento que é preciso para obtê-la. É mais ou menos o pensamento de quem trabalha por pouco: o que interessa a essas pessoas é a sobrevivência e não princípios éticos ou estéticos. Ser síndico significa trabalhar para pessoas abjetas que você não suporta: aqueles condôminos desagradáveis que são na verdade opositores e que estão sempre a postos para criticar tudo o que é feito. É lidar com empregados muitas vezes inferiores e seus problemas. É tomar decisões e dedicar-se a quem não merece muitas vezes por um preço bem baixo. É isso que meu amigo não enxergou em um primeiro momento. Na visão simplista dele a simples isenção já é um "grande" incentivo para ser síndico . . . 

O padrão do inquilino de casa de classe média alta

O padrão é alguém que já paga aluguel de valor próximo e está descontente de alguma forma com o senhorio atual. Ou então alguém que paga mais em um imóvel superior e que quer economizar um pouco. Ambos moram no bairro e conhecem todas as vantagens de morar ali. Veja que interessante: um milhão de pessoas casa-se por ano no Brasil. Em teoria precisamos de um milhão de novas moradias apenas para suprir essa demanda. No entanto em São Paulo, a maior cidade do Hemisfério Sul são vendidos apenas 25 mil imóveis novos. Ou seja, essa conta não fecha porque não se alugam tantas casas assim também. 

O resultado das decisões quando julgadas pela plebe rude

Uma decisão que foi elaborada corretamente e que deu mau resultado é julgada pela plebe rude como mal feita e errada, sendo o tomador da decisão julgado burro muitas vezes. E uma decisão que dá certo depois de concluída e de surgir o resultado é pouco valorizada pelo povo ignorante. A verdade é que o povo em geral não toma decisão nenhuma importante e é muito fácil de criticar quem faz. 

Conservadores

Conservadores tem provavelmente mercúrio atrás do Sol. E eles são a maioria, provavelmente selecionados por séculos. Conservadores não acreditam em cargos de confiança. Acreditam em controle e em auditoria. Eu diria que existe também um viés entre os sexos: 95% das mulheres seriam conservadoras e uns 80% dos homens. Com a crise o conservadorismo aumenta. O que significa que tudo o que for diferente estará fadado com grande probabilidade ao fracasso. As velhas regras serão reforçadas e nada de apostar em "potenciais". Nada de amigos e tudo para a família. Tudo para a autoridade e nada para a democracia. Tudo para o vertical e nada para o horizontal. Cada vez mais 10 placas de alugam-se e vendem-se e menos transações diretas. Já foi provado que conservadores tem um QI menor que progressistas. É a vitória da mesmice e do burro. 

domingo, 17 de janeiro de 2016

Passatempo de mulher é boquejar e de mulher velha mais ainda

Diz um ditado inglês que a língua da mulher é sua espada e que ela nunca a deixa enferrujar. Além de verdadeiro a coisa piora quando a mulher envelhece. Velhas boquejam por tudo e por nada. Aquela imagem da velhinha legal é um mito devido aos problemas da velhice aqui no Brasil. Não vejo o mesmo acontecer com os velhos. Eles parecem ficar mais na deles. 

sábado, 16 de janeiro de 2016

Sua estratégia para ser feliz pode não dar certo

É o mais comum de acontecer !!! Pessoas com falsas crenças definem uma estratégia para sua felicidade. Depois de persistirem anos e anos a fio e de perderam as janelas de oportunidade descobrem que erraram. Ai sentam em cima do rabo e ficam dizendo que estão certas e que era o possível. Abandonar falsas crenças gera insegurança. E essas pessoas não sabem viver com insegurança. E assim temos bilhões de infelizes sobre a terra vagando como zumbis . . . 

Sua estratégia para uma carreira feliz pode não dar certo

Principalmente no Brasil !!! Sim. Aqui é  terra das oportunidades e das carreiras perdidas. Quando sua carreira não depender somente de você tudo pode dar errado. É só lembrar do mapa astral: existem pessoas cuja carreira depende dos outros e que vão conseguir sucesso e existem pessoas que dependem exclusivamente do próprio esforço. Na prática precisamos de esforço e da ajuda dos outros. No Brasil nem a escolha de profissões imperiais garantem o seu futuro como no caso da engenharia. Você pode ser o que quiser desde que seja médico. Os pais também não ajudam seus filhos. Pais participativos ainda são exceções e a inteligência não é distribuída de forma uniforme. 

Sua estratégia para um casamento feliz pode não dar certo

Essa é a realidade. Dizem que somente existem duas estratégias possíveis: a que dá certo e a que não dá. O casamento é uma dessas situações em que fatalmente 75% da população vai enfrentar um dia. A capacidade de ter um casamento sinérgico é para poucos. Você precisa ser uma pessoa consciente do outro. Você precisa ter princípios semelhantes assim como objetivos idem. Caso você seja diferente da média também terá de procurar uma pessoa diferente. Hoje o mundo está aberto para quem tiver condições de procurar seu ou sua parceira. Somente 5% conseguem acertar. Esteja nesse percentual . . . 

Sua estratégia para criar um filho pode não dar certo

Vejo como meus amigos criam seus filhos. Cada um adota uma estratégia, em geral a que seus pais adotaram com eles mesmos. Acontece que cada criança é única. É um espírito com muitas e muitas re-encarnações. E cada criança precisa de um tipo de estímulo e de atenção. E os pais podem simplesmente não estar preparados para isso. E o pior é que os pais acham que sabem tudo sobre educação de filhos. São poucos os que procuram ler a respeito ou consultar psicanalistas infantis. Outros estar assoberbados com seus problemas e obrigações. E assim caminhamos de mal a pior, com a humanidade sendo povoada cada vez mais por egoístas problemáticos. Triste. 

As mulheres acham que os homens tem de trabalhar e sustentá-las

Essa é a regra "social". Mulheres não costumam aceitar que elas trabalhem e os homens fiquem em casa. Tudo que é social pode fazer a pessoa achar que é boba de ser diferente ou que está perdendo algo. Além disso não podemos desprezar a inveja que pode surgir em uma situação dessas. Acontece que empregos tem altos e baixos, assim como a economia. E existem mulheres muito caras para serem mantidas. Quem gasta muito com a mulher tem menos dinheiro para si e para seus projetos, sem falar na vaidade e nos excessos. 

O peso morto

Muitas pessoas são um peso morto. Mulheres são 13 vezes mais propensas a pedir demissão que os homens. E fazem isso porque contam se "encostar" em alguém. Por isso as mulheres que trabalham com afinco se acham superiores as que se encostam no marido por exemplo. Isso é ridículo. Algumas mulheres resolvem ser donas de casa exemplares e casam-se com maridos que apreciam isso. Alguns tem tanto dinheiro que aceitam sustentar dondocas que não fazem nada. Sai barato para eles. Essas dondocas são as que compram por impulso e que fazem a felicidade dos varejistas. Eu sou a favor de uma mulher com alto capital simbólico que tenha uma ocupação que não a estresse em excesso. Alguém que não se torne amarga e insuportavelmente cobradora porque se sacrificou. Difícil de encontrar . . . 

Os tontos preferem uma crença qualquer a insegurança de saber que sua crença não é verdadeira

Mais uma do Gikovate ! Diz ele que a insegurança faz os bocós de mola se apegarem a uma crença qualquer, mesmo que falsa, a ter de enfrentar a realidade. Conheço pessoas assim e bem próximas. Essas pessoas vivem repetindo chavões e frases feitas e se acham muito espertas. Elas são a maioria. Poucos lidam bem com estatística que é a medida da incerteza. Assim muitos se apegam a falsos profetas e a religiões que lhes conduzem sem questionar. É assim que muitos cagam regras sobre seus filhos inibindo qualquer possibilidade de crescimento em áreas "desconhecidas". Falsas crenças são um atraso e são muitos que as mantém e propagam. 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Quando você morre e quando você é idiota

Quando você morre você teoricamente não sente mais nada. Ou outros é que vão sofrem com a sua morte. Quando você é idiota acontece a mesma coisa: você não percebe nada mas os outros irão sofrer as consequências da sua idiotice. É assim nas heranças, nas decisões erradas tomadas pelas empresas, pessoas, partidos políticos e por aí vai. Como nosso mundo é cheio de idiotas é previsível que iremos sofrer as consequências dos erros desses idiotas. 

Planejando você realiza 10% . Sem planejar você não realiza NADA.

Quem disse foi meu amigo Luigi. Ruim com planejamento pior sem ele. Interessante. Trata-se de uma abordagem racional. Planejar é algo muito próximo de definir uma estratégia. E estratégia é medida por ter dado certo ou errado. Planejar é para mentes mais evoluídas, Outros são dominados pelas emoções, pela baixa estima, pelo ódio, pelo desejo de vingança e pelo acaso. Esses são os perdedores no mundo. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Pobre não compra por impulso. Rico e mulher sim.

Resultado da pesquisa do SPC. A mulherada da classe A e B compram por impulso e depois ficam com o nome sujo. Já os pobres das classes C D e E ficam com o nome sujo quando ficam desempregados, tem problemas de saúde e outras causas de força maior. Pois é . . . por se tratar de problema de ansiedade o comportamento das mulheres ricas não muda com a crise. 

As profissões com maior empregabilidade e as com menores possibilidades

Você pode escolher o mainstream e arrumar um emprego, crescer na carreira, formar família e ter uma vida padrão. Ou você pode escolher uma profissão saturada, ter de se dedicar muito, sofrer muito e talvez ter sucesso, já que as forças são contrárias. É o caso da profissão de psicólogo: muitos irão passar fome mas sempre existirão as estrelas, que cuidaram da cabeça dos ricos. E esse será bem sucedido. É claro que esse psicólogo deverá além de ter excelente formação ter os contatos adequados. As demais profissões que tem demanda contratam com base na formação técnica, a qual teoricamente será obtida em um bom curso superior. A exceção será aquele que tiver uma profissão liberal, que mesmo sendo saturada, permitirá que ele forme uma carteira de clientes fieis. Engenheiros de Computação estão entre aqueles com 90% de empregabilidade. Com certeza trabalham com TI. 

Obama e a verdade: quem hoje está bem é porque foi ajudado

Essa é a verdade que os egoístas não querem reconhecer. Quando alguém os ajuda não fazem mais que a obrigação. Quando esses egoístas tem de ajudar alguém se recusam, dizem que é injusto e por aí vai. É um comportamento nojento mas é comum. Devemos ajudar as pessoas de bem quaisquer que sejam essas pessoas. Devemos nos afastar de pessoas egoístas e avarentas se possível. Nossa constituição contempla o princípio de solidariedade e está certa nisso. 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Quem não entende o contexto não faz bons juízos

E quem não faz bons juízos não toma boas decisões. E quem não toma boas decisões não é uma pessoa inteligente muito menos sábia. Todos que não desenvolveram a empatia quando atingiram os 6 ou 7 anos não vão ser capazes de entender o contexto. Quem não entende o contexto não sabe negociar. Quem não sabe negociar não sabe casar, namorar, comprar, vender, etc etc etc 

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Administro bem e estou sempre alerta a novidades e oportunidades

É assim que cuido de tudo. Administro bem e estou sempre conectado para ver se é possível melhorar. É o famoso trabalho em equipe, liderança gerencial e melhoria contínua. As questões são colocadas em pauta nos dias da fofoca por exemplo. Também são feitas pesquisas na internet além do monitoramento permanente dos sites de notícias.  

O governo administra mal o seu dinheiro

É o caso do FGTS e da Previdência Social. Muitas pessoas administram mal seus recursos também. Saber administrar dinheiro ao longo da vida é cada vez mais fundamental. Você precisa juntar alguns milhões antes de se aposentar para ter tranquilidade e não depender dos filhos ou demais parentes. Para isso você precisa ser competente. A grande maioria não vai conseguir porque sua renda será sempre pequena. E assim teremos cada vez mais zumbis andando por ai . . . 

Fachada a captação para a emissão de novas LCIs

Essa é a realidade hoje. Renovação sim. Novas captações não. Isto está acontecendo no maior emissor que é a Caixa Federal. Na Caixa captação para LCA começam em 5 milhões. Interessante a posição dos Bancos: aumentam os juros na ponta do empréstimo e diminuem o pagamento na captação. Não é a toa que o lucro aumenta mesmo com o país em crise . . . 

E tem gente que pensa que concursado é o gênio

Ontem tivemos mais uma prova da falsa crença que pessoas da minha família tem. Essa pessoa achava que pessoas concursadas eram o "máximo", as mais competentes, comprometidas, eficientes e eficazes. Pois é . . . tivemos a prova prática de que isso não é verdade. Pessoas continuam acreditando naquilo que elas querem muitas vezes negando a realidade. Triste. 

Os outros são os demônios

Meu amigo conhece um caso onde uma empregada do empreendedor deu o golpe no pobre homem e o levou a falência. Por conta dessa história meu amigo acha que os outros podem ser o demônio em uma empresa e que os familiares são sempre melhores. Pode até ser na realidade dele, de uma pequena empresa. Grandes empresas confiam nas pessoas mas controlam. O caso que meu amigo conhece é de uma pessoa que assinava papeis sem ler. É a mesma história do homem que vai caçar leões na África e lá chegando o leão come o braço dele. E ele sai dizendo que a culpa é do leão. Meu amigo não tem perspectiva nenhuma de tornar-se um grande empresário por isso pode continuar pensando assim até morrer. 

Nós éramos os mal informados da periferia

E graças aos livros que eu li e as pessoas que eu conheci deixei de ser mal informado. Outros parentes continuaram e continuam sendo os mal informados da periferia. Não importa se você ganhou dinheiro. Caso você não leia e nem tenha contato com pessoas melhores que você a estagnação e a obsolescência é certa. E com isso as decisões erradas se sucederão. E com as decisões erradas você terá menos dinheiro e menos conforto e menos saúde e piores relacionamentos.  

No item consumo a escola ideal

A escola ideal tem poucos alunos por sala de aula. E custa caro. E fica localizada em bairros mais ricos porque sua clientela precisa ter dinheiro. Eu me lembro do Bandeirantes com seus 55 alunos por sala de aula. Era segundo grau. E não era tão caro. Quem pode pagar pode exigir. 

Não espere do mecânico do bairro

Grandes conhecimentos de carros mais sofisticados ou menos comuns. Tudo que é sofisticado somente existirá em lugares específicos. Em um bairro da periferia não espere nem encontrar restaurantes sofisticados porque o povo não conseguiria pagar por isso. Conforme você se torna uma pessoa mais sofisticada e compra produtos e serviços mais sofisticados você irá precisar mudar de bairro ou então ir longe. 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

As agências bancárias e seus funcionários

Sabemos que na periferia braba não existem agências bancárias por vários motivos. Um deles é que não existe demanda já que o povo que mora nesses lugares não tem dinheiro. Agora descobri que as agências mais periféricas não oferecem todos os serviços e além disso tem piores funcionários que as agências mais bem localizadas e centrais. Exatamente como acontece com os colégios e demais serviços (médicos, farmácias, supermercados). E porque não seria diferente ??? Porque os bancos seriam exceções ??? 

domingo, 10 de janeiro de 2016

A Coragem nos relacionamentos pessoais

A amizade que vira paixão pode ser o melhor relacionamento amoroso que existe. Quem diz é o Gikovate. E eu sei por experiência própria. A amizade na escola que aos 20 anos vira paixão porque a moço ficou linda. O erótico surge e se for correspondido vamos ter a paixão, que pode aparecer uma, duas ou três vidas na vida se tanto. 

Quanto mais egoísta mais medroso em aprofundar-se em relacionamentos amorosos

Então tá explicado: 75% são egoístas e por isso tem medo do amor e de se apaixonar. A paixão é para poucos mesmo e vale o mesmo para o amor. Mais uma explicação para os 5% de casais felizes. E é claro os demais 95% de casais infelizes não vão ficar felizes em encontrar-se com e comparar-se com esses 5 %. Sentirão inveja profunda e poderão passar a agressão. Triste. 

Burros engravidando dragões

Isso acontece todos os anos no Carnaval. Carnaval é o festival da Carne. Quem gosta de Carnaval gosta de beber e ficar bêbado. E bêbado qualquer dragão vira princesa. E ai os burros engravidam os dragões e nascem os filhos da puta que temos aqui no Brasil . . .

Música é terapia

Neurologistas comprovam que ouvir músicas que tocaram em momentos na vida das pessoas em que elas estavam felizes faz o cérebro reviver aqueles momentos e com isso podem evitar depressões e outras doenças. É a comprovação do que eu sempre fiz . . . aliais muitas coisas que em sempre fiz são comprovadas pela ciência de tempos em tempos. 

Médicos recomendam o mais fácil

Vivemos em um mundo de egoístas. E os médicos devem saber disso porque eles próprios devem ser egoístas muitas vezes. Para uma vida longa e feliz eles recomendam alimentação saudável e exercícios físicos. Coisas que uma pessoa pode fazer sozinha e ligada aos signos de Áries e Virgem, nenhum deles lugares do relacionamento. Médicos deveriam recomendar mais Gêmeos, Libra e Aquário, conforme pesquisas mais recentes e sutis comprovaram: amizades fazem tanto efeito quanto alimentação saudável e exercícios físicos. Amigo dos seus irmãos e vizinhos (Gêmeos), amigo da sua cara metade ou dos seus sócios (Libra) e amigo dos seus grupos (Aquário). 

Convivendo com traidores

Nunca convivi com traidores antes. Todos que me traíram antes foram banidos da minha convivência. E todos que traem devem esperar esse comportamento como reação a sua atitude vil e desprezível. Agora sou obrigado a conviver com traidores e o que aprendi é que eles traem e não sentem nem um pouco de remorso. Gente ruim é assim mesmo chego a conclusão, infelizmente. 

Somente 0,5% da população está em Instituições de Longa Permanência

Esse número mostra o despreparo do Brasil para enfrentar a velhice. Nessa mesma reportagem mostrou-se que os cuidadores de idosos são em 95% mulheres com baixa ou nenhuma escolaridade, o que pode representar um perigo para a vida do idoso, ao não entender instruções médicas ou administrar remédios de forma correta. 

Filhos como commodities

A grande maioria das pessoas trata seus filhos como commodities: fazem exatamente o que seus pais fizeram. Não tem uma estratégia definida para o futuro dos filhos, não tem um planejamento ativo. E essa inércia mostra como castas são formadas na sociedade. Quase ninguém tem abertura, tem contato com realidades diferentes. E ai existem algumas pessoas que até conseguem algum verniz social que desaparece no primeiro momento de pressão. E esses pais se surpreendem quando o filho consegue passar em um vestibular competitivo ou consegue sucesso profissional. Triste.  

A oferta que dura um dia na internet

Até hoje tudo o que eu comprei pela internet sempre foi depois de determinada uma necessidade. Então não tinha muito segredo: era cotar, ver a melhor opção e comprar.  Não era necessário ficar monitorando preços esperando a melhor oferta. As necessidades são em geral suficientemente comuns para que um preço médio se estabeleça e se mantenha. É claro que podem acontecer promoções pontuais e ai quem tiver tempo e dinheiro para comprar a vista fará um bom negócio. Nesta semana pela primeira vez usei o recurso de monitoramento do site para comprar algo que não era uma necessidade absoluta mas um eletrodoméstico de um certo luxo e conforto. Deu certo. Ou seja, fiz uma compra por conta de uma oferta. Isso acontece com itens caros, como um carro por exemplo ou uma casa. É a chamada oportunidade verdadeira.  

sábado, 9 de janeiro de 2016

Somente os fortes perdoam

Por isso nunca deva nada para um fraco. O fraca irá desenterrar defunto a vida inteira e vai na pior das hipóteses querer se vingar. E como os fracos são muitos evite encostar no carro de qualquer pessoa, evite qualquer contato com eles. É igual mexer na merda: vai feder mais ainda !!!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

As soluções do idiota

As soluções do idiota são sempre as mais obvias e por isso menos as menos eficientes. O idiota não entende o contexto dos problemas, Ele vai em geral pela opinião das pessoas erradas. Os idiotas são em geral São Tomés: nunca vão conseguir realmente se destacar e podem se dar por felizes se não perderem dinheiro. Pois é . . . estou rodeado de idiotas. Triste. 

A proteção familiar

Meu amigo diz que mãe é advogado do filho formada na Faculdade de Direito São Francisco. É a pura verdade. Mães escondem os podres dos filhos e acham que eles são muito mais inteligentes que a média. Sabemos que metade está abaixo da média. Da mesma forma sabemos que existem filhos que são maus caráteres e agentes do lado negro da força. Mas para mães isso não é verdade. Seus filhos são pobres vítimas do sistema cruel . . .

Ignorantes não sabem ler nem interpretar texto

Diz o meu Amigo Olavão que ele sabe a idade de quem responde um @-mail pelo tamanho da resposta. Quanto mais curta a resposta mais provável ser um jovem que responde e mais provável que ele seja burro e ignorante . Não preciso ir longe: tenho parentes que não sabem ler um @-mail quanto mais interpretá-lo. Triste. É a mesma coisa quando vai pedir um emprego e o futuro empregador pede que seja feita uma redação.  Agora imagine ler um livro com alto nível de vocabulário. Essa gente não sabe ler nem manual. 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Casa XII a casa das grandes prisões e dos inimigos ocultos

E quando a casa XII está em Câncer a grande prisão pode ser sua mãe. É também a casa dos inimigos ocultos. De novo, seu inimigo pode estar na família (Câncer) ou na sua mãe. Simples assim. 

A pessoa não consegue ganhar dinheiro

Com salário. Então ela pensa em ser empresário. Ou então em ganhar na loteria. Ou então em dar o golpe na firma. Ou então em ser corrupto. Ou então encontrar o segredo das ações que subirão 20% em um ano. Ou então em qualquer invenção ou pirâmide financeiro. É sempre assim. As vezes tentam dar o golpe do baú, da barriga, do herdeiro. Todas as tentativas são cogitadas e algumas são postas em prática. E todas elas tem sempre o mesmo ingrediente em comum: o segredo que é usado como engodo. Onde existe transparência não existem esses artifícios. 

As crianças e os modelos que elas tem

Crianças e adolescentes de ambos os sexos estão rodeados de mulheres pelo menos até os 18 anos. É a mãe, a Tia, a professora, a tia da cantina, a empregada, a baba, a costureira, a irmã, a vizinha. Observe que as meninas terão um montão de modelos para imitar, o que é muito mais fácil para cérebros em formação. Já os meninos aprendem que ser homem é ser não mulher porque não tem exemplos de homens nessa faze de suas vidas. Quantos homens levam os filhos ao seu trabalho e explicam de forma que eles possam entender o que fazem ??? Esse texto surgiu do "discutindo a relação" na TV Cultura de hoje . . . 

O cartão da Zona Azul e as falsificações

Diz a Prefeitura que metade da receita da Zona Azul é fraudada. O talão falso custa R$ 1,70 e o verdadeiro R$ 45,00. Ou seja, os flanelinhas faturam alto com os talões falsos. Falsificações de todo tipo sempre existiram, inclusive de dinheiro. Tudo que tem valor elevado será sempre alvo de falsificadores. 

Você somente ganharia dinheiro realmente com investimentos financeiros

Se você assumisse a função do banco, ou seja, se tornasse um agiota.  É a mesma história com relação a imóveis: você precisa assumir a função de construtora para ter lucro ou pelo menos de imobiliária: comprar e vender com lucro. Médicos fazem a mesma coisa quando se tornam donos de planos de saúde ou de hospitais. Aliais essa exploração da mão de obra dos outros acontece até com os irmãos baianos no condomínio. Esse é o resumo da ópera: ou você assume uma posição de empresário em qualquer setor ou então terá de se contentar com ganhos limitados. 

Ambiente, Sociedade e Grupos

A casa III é a casa do ambiente. A casa VII a casa das sociedades. A casa XI é a casa dos grupos. Todas tem relação com o outro de formas diferentes e sutis. O ambiente é aquilo que nos rodeia cotidianamente. Podem ser também os irmãos por exemplo. A sociedade pode ser lucrativa ou não e entre as sociedades a mais comum é o casamento. Já os grupos podem ser aqueles onde temos alguma afinidade. Podem ser da escola, faculdade, da profissão e por aí vai. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Pior que ser mal é levar os outros para o mal

Quem é mal tem um poder limitado, afinal é apenas um. Agora, quando quem é mal convence outros a também serem maus, aí temos o pior dos cenários. E em geral é sempre assim. Quem é mal não se contenta em ser mal. Quer que os outros também sejam maus. E faz tudo para conseguir esse objetivo. Eu me lembro de várias situações onde vi isso acontecer. Triste. 

Efeito Hedônico

Dizem que a alegria de comprar um carro novo dura até o momento que lançam uma versão nova. Dizem que vale o mesmo para tudo o que se compra, inclusive celulares. Por isso a alegria que se sente ao comprar coisas é efêmera. E que experiências seriam muito mais capazes de fazer as pessoas felizes. Pode até ser . . . mas eu sou sempre muito feliz e por muito tempo quando compro um carro novo aqui no Brasil. Como não sou consumista e gosto de cada coisa que compro acho que sou um ponto fora da curva. 

Ter as cúspides das casas nos respectivos signos correspondentes ao elemento original

No meu mapa é assim. Então teremos um aumento da dramaticidade das situações. O que for de fogo será de fogo em grande escala.O que for de terra será de terra em grande extensão. O que for de ar será de ar com grande intensidade e o que for de água será de água de forma abundante. Ou seja, tudo será vivido com intensidade. Nada dessas pessoas broxantes meia bocas que não tem ação (fogo), nem sensação (terra), nem relação (ar) e nem sentimento (água). Essas pessoas são pouco intensas e esse é o caminho que escolheram nessa vida. Nem todos tem a Grande Cruz Cármica no mapa. 

Uma geminiana com a tríade das casas em terra X Um escorpiano com a tríade das casas em ar

Isso faz o elemento original Ar ser mais pé no chão quando se trata de relacionamentos. Ou seja, a pessoa é mais São Tomé nos relacionamentos pelo menos. Já o escorpiano com a tríade das casas de relacionamento em Ar está muito mais light. Afinal, as casas de relacionamento são originalmente do Ar. No  caso do escorpiano esse aspecto será muito reforçado, dando-lhe um viés muito diferente do "natural" do  signo. Junta-se a isso o Sol dele estar na casa III, que é justamente uma casa do Ar referente ao signo de gêmeos. Não espere que todos sejam assim . . . 

Sem saúde e educação teremos

Gente cada vez mais burra e doente. Gente assim ganha pouco porque é pouco produtiva. Ganhando pouco permanecem na pobreza. E pobre é mais impulsivo e violento, além de mais pragmático. Pobre em geral segue aquele ditado: quanto mais alguém ou alguma coisa me atinge mais cruel e filho da puta em me torno. É igual merda: quanto mais mexe mais fede. Além disso eles aprendem a serem desleais e duas caras, já que temem as punições e querem sempre se dar bem na turma por conta da sua baixa auto estima e necessidade de serem vaidosos (ego). É igual ao pacote periferia . . . 

A maioria das pessoas tem renda sem variações

E não está preparada para alguma despesa extra. Por isso essas despesas extras são em geral parceladas no cartão de crédito. Quando não tem limite no cartão então essas pessoas caem nas outras modalidades de crédito e passam a pagar os famosos juros do Brasil. Essa é a realidade por aqui . . . 

A origem das "duas caras"

A explicação é simples: as punições para quem tem um comportamento social considerado inadequado são duras e certas, como perder o emprego, por exemplo. Como o que move a humanidade é ficar bem na turma e evitar punições o surgimento das "duas caras" é muito favorecido. Uma "cara" boazinha em público, com colegas, com parentes que te conhecem superficialmente e por aí vai. A verdadeira cara é aquela de quem convive com a pessoa "duas caras". Só que os outros que não conhecem a verdadeira cara não acreditam quando você conta a verdade. Duvidam do que você fala e a vida segue. Outra consequência é que quem fala a verdade e é sincero fica mal visto pelos falsos e hipócritas e esses acabam muitas vezes manchando sua reputação. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Os 10 primeiros anos da carreira definem a renda

Exatamente. Caso você pegue carona em uma economia crescente e seja promovido no seu primeiro emprego ou nas empresas para as quais você se transferir você poderá chegar a altos cargos executivos. Caso você pegue uma maré baixa, sua empresa vá a falência e te demita e você ande de lado, conseguindo um emprego até pior do que você tinha, então meu amigo, você ficará pelo caminho, poderá chegar até sênior mas não passará disso. Acompanhei isso com vários amigos engenheiros. Nenhum chegou a grandes cargos executivos mesmo porque eram mecânicos e eletrônicos. 

Limites para comprar a vista

Nem sempre comprar a vista é a melhor opção quando a taxa selic está a 14% ao ano. Produtos a partir de R$ 500,00 são comumente oferecidos em 10 vezes no cartão sem juros e sem desconto a vista. Compras até R$ 1.500,00 são computadas por mim como passíveis de serem feitas a vista se valerem a pena. Agora, comprar acima disso, algo não essencial mas simplesmente benéfico ao conforto, me causa estranheza e certa resistência. Pagar algo que custe R$ 1.600,00 em 10 vezes é bem mais palatável em um caso desses. A maior parte das pessoas simplesmente não tem dinheiro para pagar a vista e por isso não tem opção e muito menos um dilema desses.  

A nova geração

As gerações antigas eram dominadas pela autoridade dos pais, patrões, padres. etc etc etc. Todos lhes dizendo o que deveriam fazer e quando. A nova geração resolveu que tomaria suas próprias decisões e o que fizeram ??? Péssimas escolhas. Seus projetos não deram certo. Com isso os defensores da autoridade ganharam força. Ou seja, a dependência voltou com tudo. A subordinação. A crítica a tudo que é novo e revolucionário. Precisamos de uma geração mais inteligente e isso está difícil de acontecer porque nossa sistema e nossa sociedade não tem por prioridade o crescimento emocional e intelectual. 

Nosso mundo é feio e tende a ficar mais feio ainda

Essa é a realidade aqui no Brasil. Sempre tivemos um pé na Africa e outro na Europa. E assim como acontece nos Estados Unidos estamos caminhando para a Africa. Temos milhões de favelados e milhões de imóveis feios. Temos milhões de pessoas que estão sujeitas a morrer de doenças preveníveis. Somos um país de mal educados e de pessoas que não tem lealdade nenhuma. Nossas instituições não funcionam, não dão conta da demanda e erram de forma recorrente. O que pode nos salvar é alguns carros bonitos e algumas mulheres bonitas. Talvez se salve algumas paisagens também e só.  

Emprego e renda como commoditie

Continuando nossa série a maior parte das pessoas não é um "talento" mas sim uma pessoa comum, que não vai muito além da sua biografia também em termos de renda e emprego. 

Relacionamento como commoditie

Não pense que com um milhão de casamentos todos os anos você tem grandes uniões e casais bem ajustados. Lembre-se que essas pessoas que se casam são aquelas mesmas que estudaram no colégio público e frequentaram o posto de saúde. E que podem ser consumidores de commodities de todo tipo. Portanto tudo anda em linha, inclusive os relacionamentos afetivos. 

Educação e saúde como commoditie

É isso que o governo te oferece. Tratamento diferenciado ??? Bons médicos e bons professores ??? Somente escolhendo bem e pagando o preço. O interessante é que o processo é realimentado por ele mesmo: quem não teve boa educação não sabe valorizar a educação e nem acha que tem de pagar por ela. Vale o mesmo para a saúde: já vi conhecidos afirmarem isso quando questionados. 

Comida como commoditie

Aqui temos mais uma das grandes diferenças entre a vida de alguns e de outros. Existem pessoas que aproveitam a oferta de comida que uma cidade como São Paulo oferece e outros comem como os índios no Brasil colônia. 

Moradia como commoditie

É o mesmo princípio do carro: a pessoa quer apenas um buraco para se enfiar. Nada de tratamento arquitetônico, nada de conforto térmico, nada de iluminação natural, nada de cômodos sem umidade, nada de espaços sociais para receber visitas e amigos. Nada de casa de arquiteto. Não podemos esquecer que passamos umas 10 horas por dia no mínimo em nossas casas sendo justo que seja um lugar muito agradável para nossa saúde física e mental. 

Carros como commodities

São os 30% que compram o mais barato, motor 1.0, brochante. Para essa gente o que interessa é apenas o preço porque para eles carro é tudo igual. São os consumidores primitivos . . . de automóveis.  

A acusação de quem é criticado e desafiado

A acusação de quem é criticado e desafiado é que o que critica e desafia precisa fazer terapia, que ele é o errado, que o sistema está certo e que os conservadores são os mais inteligentes, além de que os pais sempre tem razão. Falar muitas vezes não adianta. O máximo que podemos fazer é observar . . .

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O inferno e o paraíso

No inferno o reajuste dos contratos tinha de ser feito no mínimo mensalmente. E no paraíso você não precisa fazer reajuste nenhum porque não existe inflação. Agora imagine esse cenário no mundo dos imóveis de aluguel. Ou então aqueles que não conseguem repassar a inflação. Já conheço esse filme . . . 

Em muitas famílias nas festas de final de ano tem apenas comida

A frase é do Cortella. Isso acontece porque não existe lealdade nessas famílias e tudo não passa de um teatrinho de hipócritas. Como diz uma Tia: a pessoa te maltrata o ano todo e no final do ano vem com um presente e um sorriso amarelo. Caso existisse o dia do hipócrita, invejoso e mentiroso eu daria uma festa e convidaria esses personagens para só no meio da comemoração explicar o motivo. 

Pais Conservadores

Pais conservadores não se divorciam. Pais conservadores deixam herança para seus filhos e se preocupam com isso. Pais conservadores escolhem profissões imperiais para si e para seus filhos, que podem escolher entre Direito, Medicina e Engenharia. Pais conservadores formam sociedades conservadoras. E sociedades conservadoras tem leis conservadoras. E dos poderes da República o mais conservador é o Judiciário. Obviamente mais conservador mais resistente ao novo e a mudança. Na educação continua tudo como antes afinal os professores são conservadores. A tradição acima do mercado. O nome da família. O Volswagen . . . 

Os bons caminhos

Li que Exu é aquele que ajuda a escolher os caminhos. Em outros posts Satanás que é o equivalente ao Exu da Umbanda é justamente aquele que descia do caminho correto. Vejo pessoas que vivem no passado, tomam decisões do passado, vivem aquém do possível. Famílias que são criadas como em 1900. Velhos que aplicam dinheiro na poupança porque não tem o suficiente para fazerem outro tipo aplicação. Pessoas que passam pela vida sem aprender nada sobre saúde. E outras que são conservadoras e não se divorciam, mesmo vivendo um inferno particular com a cara metade. 

A dificuldade de lidar com idiotas

Somente poderemos fazer algo pelos idiotas quando eles forem interditados. Enquanto os idiotas forem julgados aptos eles podem fazer o que quiserem. Vale o mesmo  para crianças e outros incapazes. Enquanto isso não acontece os idiotas nos infernizam no dia a dia. É nosso Carma aqui no Brasil. De quem pudermos resta nos afastarmos. Idiotas não sabem lidar com o novo nem com o planejamento. E vão viver em geral miseravelmente que é o destino deles. 

Liderança não é um título mas um comportamento

Por isso é que existem pessoas ruins de decisão e outros que decidem e acertam muito mais que eram. Sempre fui líder, sempre pesquisei e encontrei soluções as melhores possíveis para meus problemas. Mesmo onde sempre existiu resistência consegui vencer porque a ciência sempre vence. Líder na vida pessoal, líder nos empregos, líder na família e com os parentes. Líder no Condomínio. Ou seja, liderança pessoal, liderança interpessoal e liderança transpessoal. 

domingo, 3 de janeiro de 2016

O novo em termos de internação de longa duração para idosos

Como disse Freud tudo que é novo desperta perplexidade e resistência. Um empresário traz o modelo americano de cuidar de idosos incapacitados, com profissionalismo. Vai cobrar um preço suficiente para remunerar seu investimento e gerar lucro obviamente. E é claro, os preços tem um limite. E convencer o próprio idoso quando ele ainda tem alguma capacidade cognitiva pode ser muito difícil. Tudo que for novo vai sofrer desses problemas segundo Freud. 

Juntar capital é muito difícil então o primeiro milhão

Vem em geral de algo ilícito ou apadrinhado por mafiosos. É assim aqui no Brasil pelo menos. É assim com o médico que faz abortos no início da carreira. Á assim com a atriz famosa que fazia filmes porno ou programas no início da carreira. É assim com o empresário que se aproveita de alguma forma, não pagando impostos, comprando produtos roubados ou fazendo contrabando. Vale o mesmo para o engenheiro que assina papeis e nunca vai até a obra ou para o advogado que faz "volume" pegando procurações de Deus e o mundo, recebendo uma "entrada" e nem fazendo o processo ou entrando com o mesmo e deixando-o arquivar. Depois de conquistar o primeiro milhão a essas pessoas hipócritas possam de heróis e defensores da moral  e dos bons costumes. Sempre foi assim, inclusive com a exploração da mão de obra escrava. Estelionatários de todos os tipos, inclusive aqueles de terno e gravata dos diversos bancos de fachada. Donos de consórcios. Administradores de clubes de futebol e por aí vai. Temos pessoas assim na família e eu acho muito triste mas parece ser a regra. 

Liberdade e igualdade são incompatíveis

Liberdade pressupõe pessoas que por serem únicas em algum aspecto tem mais dinheiro e por isso podem comprar bens e serviços que as tornam diferentes do resto do povo. Essa é a regra do capitalismo. Essa pessoa diferente, que juntou mais capital, irá passá-lo adiante, em geral aos filhos e esses filhos sairão novamente na frente por conta da herança que receberam. E na igualdade ninguém tem incentivo para produzir mais e melhor, porque não receberá os dividendos da sua ação. Fraternidade é algo um pouco diferente, que aceita a todos com suas diferenças sem pregar a igualdade, já que reconhece que o espírito de cada um é único em seu grau de evolução. 

sábado, 2 de janeiro de 2016

A alta do dólar eliminou 98% dos concorrentes

De certas empresas nacionais. Ou seja, ao tornar tudo que é produzido no mundo 50% mais caro para entrar aqui no Brasil você elimina todos aqueles competidores que vendem produtos sem grande sofisticação ou diferenciação e que competem apenas com o preço. Não custa lembrar que a indústria brasileira não é a ultima em termos de desenvolvimento. Aquilo que somente é produzido no exterior por conta da sua sofisticação continuará a vir do exterior porque não existirão empresas brasileiras capacitadas a suprir o mercado. Somente quando os números justificarem, ou seja, o potencial de produção e venda for efetivamente elevados para que alguma empresa invista na produção local e que teremos uma redução efetiva nos preços praticados. 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Nem quem tem filhos está preocupado em deixar herança imagine os outros

Conheço pessoas tão egoístas que não querem nem ajudar os filhos em vida quanto mais depois de morto. Imagine agora criaturas que não tiveram filhos ou os abandonou em algum processo de divórcio. Esses é que não estarão preocupados em deixar herança muito menos herança em ordem para seus herdeiros legais. Enquanto nos Estados Unidos 90% das pessoas fazem testamentos aqui no Brasil a sucessão testamentária é a exceção da exceção. Deixar herança também é a exceção por aqui e cuidar da sucessão também. 

Dois pesos e duas medidas DE NOVO

Tenho pessoas próximas na família extremamente injustas. Quando é para receber herança são as mais merecedoras pessoas do mundo. Quando é para deixar herança para os outros a lei é a mais injusta do mundo, ninguém merece, etc etc etc. É a mesma história na hora de receber pelo que faz: a pessoa é a vítima, sempre ganhou pouco, foi injustiçada, outros faziam menos e ganhavam mais. Os outros ganham sem fazer nada e de maneira injusta. Todas essas impressões são julgamentos feitos sem nenhum critério e de forma subjetiva e por isso mesmo são ridículos. Triste conviver com esse tipo de pessoa. É um grande Carma . . . 

Pessoas consumistas

Pessoas consumistas mantém menos de 1% daquilo que compraram há seis meses. Parece absurdo mais foi o que eu ouvi em um programa de TV sobre os Estados Unidos. 

O Novo. o estrangeiro, o diferente mais que surpreender e agradar causa perplexidade e resistência

Pessoas que tiveram contato com uma cultura estrangeira mais avançada e diferente e a adotaram sofrerão a perplexidade e a resistência dos demais. Pessoas mais avançadas nos seus relacionamentos amorosos e sexuais serão consideradas hereges pelos demais. Pessoas que criarem seus filhos de forma mais inteligente sofrerão as mesmas punições. Vale o mesmo para o ambiente de trabalho e para os negócios. 

Somente 2% dos homens ficam com os filhos na separação

E pode ter certeza que esses homens conseguiram a guarda simplesmente porque a mãe não quis ou sumiu na vida. Essa é a realidade aqui no Brasil: homem não se preocupa com filhos, acha que é obrigação da mulher. Mulher não está nem aí para filho, quer somente o dinheiro da pensão dando um golpe da barriga. Apostar em um casamento hoje em dia deve ser 50 vezes mais ariscado do que na época dos meus pais . . .