Antigamente era assim: igual bicho. Agora nascem menos e vivem mais. As doenças infeciosas matavam rapidamente. Agora que existem remédios para essas doenças o que mata são doenças crônicas. Os velhos tem até 5 doenças crônicas mas vão vivendo até 100 anos. O interessante é que os velhos não são socialmente aproveitados. Tudo o que vai acontecer no Brasil já aconteceu na Europa Ocidental, então é facilmente previsível.
quinta-feira, 30 de julho de 2015
Tirania
No livro Esferas da Justiça essa palavra tirania é usada com frequência. Ser tirano é provavelmente ser injusto, obrigar pessoas a fazerem o que não é lícito. É tirano aquele que recebe algo que não receberia em condições normais por merecimento, por exemplo. Toda a vez que você impõe a sua vontade ao outro provavelmente você está sendo tirano. Quando você faz ameaças, quando você faz chantagem, quando você trapaceia. Ou seja, quando você é mau caráter, pilantra, bandido. Infelizmente o mundo está cheio de tiranos. Relacionamento fraternos me parecem o oposto da tirania.
quarta-feira, 29 de julho de 2015
Polêmica: A Fraternidade Universal somente seria possível com a eliminação da família
Afirmação para lá de polêmica !!! A Fraternidade Universal é coisa de Aquário. Onde existe família existe mãe e mãe defende e protege seus filhos de tudo e de todos. A família onde se nasce tem uma determinada situação econômico, política, financeira e cultural que irá influenciar e em grande parte determinar o futuro da cria. Já disse em outros artigos que a Fraternidade é o ideal da Revolução Francesa que menos evoluiu. Na família pode haver generosidade. Já altruísmo é algo ainda utópico a maior parte das vezes. O que vemos é famílias tentando se fazer mais ricas e poderosas as custas de outras famílias. Isso é o principal assunto de todas as novelas brasileiras. A questão em pauta foi colocada pelo livro Esferas da Justiça. As vantagens competitivas de alguns ao nascer são explicadas pelo Karma familiar. A evolução tem por objetivo eliminar o Karma até que nos tornemos espíritos santos. Poucos entendem isso . . .
A beleza física ou espiritual X o interesse econômico
É a velha disputa entre o amor romântico e o casamento por dinheiro. O casamento por dinheiro sempre foi a regra de antigamente e ainda prevalece no oriente por exemplo. O amor romântico é para poucos por que é uma arte e nem todos são artistas.
Eu poderia andar de carro de luxo
Caso não tivesse de pagar seguro saúde. Essa é a verdade. O seguro saúde nos está comendo por uma perna. Interessante como os custos e as prioridades mudam. Apostar em algo como a segurança em caso de doença grave ou então andar com o símbolo da liberdade e do status aqui no Brasil que é o caro de luxo. Todas as despesas de uma pessoa são julgadas necessárias por ela. E despesas com seguro dependem da percepção da pessoa e do seu limiar de medo. Quem se acha imune as doenças poderia fazer a troca: menos dinheiro no seguro saúde e mais no carro. Vale o mesmo para quem trabalha e tem seguro saúde pago pela empresa: é uma grande vantagem.
terça-feira, 28 de julho de 2015
20 profissões em baixa
A matéria é da Exame: 20 profissões em baixa. Dentre elas todas as engenharias obviamente e também arquitetura. Profissionais de gerenciamento de projetos estão na lista. Ou seja, os profissionais do desenvolvimento estão enfrentando dificuldades, exatamente como na época em que eu me formei em 1987. Pois é . .. o Brasil continuará a ser o país do futuro.
Nem toda criança tem o mesmo interesse ou capacidade de estudar
Essa é a verdade que muitos pais não gostam de ouvir. Quem não tem interesse vai para turma do fundão. Quem não tem capacidade vai tirando notas baixas, repete de ano e acaba abandonando a escola e não chega a se formar no curso superior. A escola é obrigatória para todos pelo menos no primeiro grau. Querem inclusive tornar obrigatório o segundo grau. Acho difícil.
A intolerância a divergências de qualquer tipo
Não sabemos lidar com divergências
Uma das contradições mais graves que carregamos é esta: gostamos de ser únicos e originais, mas esperamos que todos pensem como nós e até que sintam o que sentimos. Nossa imagem de liberais e democratas vai por água abaixo assim que enfrentamos uma opinião divergente sobre os temas mais banais – um filme que amamos ou uma música que detestamos. De futebol à religião, expressamos essa intolerância: queremos que as pessoas não só creiam no mesmo deus, mas que o concebam da mesma forma.
Do ângulo da razão, desconfiamos dos que se mostram diferentes, de todos aqueles com quem não nos identificamos e das coisas que não compreendemos. Do ponto de vista emocional, não toleramos as diferenças porque nos fazem sentir sozinhos, desamparados. Uma simples divergência sobre um assunto irrelevante pode causar a separação de duas pessoas, especialmente se elas acreditam sinceramente nos seus pontos de vista e têm a convicção de que estão certas.
As relações só sobrevivem quando percebemos o lado rico dessa convivência com pensamentos diversificados. Todo mundo se diz tolerante e compreensivo em relação a posições divergentes, mas na verdade são poucos os que não se sentem de alguma forma ofendidos pelas diferenças. E elas são a raiz dos preconceitos, que não passam de generalizações precipitadas e negativas que brotam com facilidade em nossa alma. Talvez nenhum de nós esteja livre – e consciente – da condição de preconceituoso. Quando nos referimos de maneira irônica ou humilhante àquela pessoa cuja diferença nos incomoda, revelamos nosso preconceito – seja racial, religioso, social, político ou intelectual. Esta reação de aparente desprezo, na verdade, encobre o que realmente o alimenta: a inveja. Usamos esse disfarce sempre que nos julgamos inferiores.
Nossa tendência arraigada de atribuir valor às pessoas e de compará-las nos leva inevitavelmente a julgar umas melhores do que as outras. Nem sequer cogitamos a hipótese de que sejam apenas diferentes. Como consideramos nossa própria escala de valores, tampouco estamos dispostos a entender o outro ou os critérios dele – o que implicaria em reavaliar os nossos. Enquanto insistirmos em pensar desse modo equivocado, continuaremos a cometer os erros de sempre: orgulho, quando julgamos nosso modo de ser invejável; inveja, quando ocorre o inverso.
Esse eterno círculo vicioso provoca desdobramentos gravíssimos. O maior exemplo é o da guerra entre os sexos. Homens e mulheres têm diferenças marcantes – da anatomia à maneira de pensar. Desde que os homens se declararam superiores às mulheres a partir da sua escala de valores, eles gastam uma enorme energia tentando provar a inferioridade delas – o que não seria necessário caso estivessem, mesmo, convictos de sua supremacia. As lutas femininas em defesa da tese igualitária não diminuíram nossa dificuldade de pensar com liberdade, sem a urgência de avaliar quem é maior ou melhor. As mulheres não são inferiores nem iguais aos homens. São diferentes. E, como já vimos, diferenças não precisam gerar reflexões amarradas a juízos de valor, que rendem vereditos hierárquicos. Precisam apenas ser respeitadas.
segunda-feira, 27 de julho de 2015
Responsabilidade, confiança e autoridade
Era por conta dessas qualidades que eu exercia o cargo de Auditor Senior. Eram por conta delas que me pagavam bem. Poucos empregadinhos conhecem a profissão de auditor e sua importância. A única coisa que sabem é o salário. Eu diria que a sociedade brasileira em geral não conhece o trabalho do auditor. Empresas mais evoluídas sabem e há muito tempo . . .
Administrador busca o melhor para a empresa
E o engenheiro busca o melhor custo benefício. O administrador acredita que a empresa melhor irá se tornar a empresa maior. Eu fiz engenharia e administração e trabalhei em uma empresa americana que estava a frente do seu tempo em termos de administração. Eu realmente escolho o melhor custo benefício. Eu sei tudo o que é bom e não me deixo enganar por publicitários espertos. E também sei reconhecer tudo que é belo. Meus fundamentos são científicos e filosóficos, além de metafísicos. Nem sempre a melhor empresa é a maior. Para escolher é preciso existir oferta suficiente para fazermos comparações. As melhores empresas com certeza tem de possuir os melhores profissionais e só os terão se pagarem bons salários. Estou falando de nichos de mercado obviamente. Um bom empregado é produtivo com qualidade. É o cartão de visitas da boa empresa.
Dólar demorou 8 anos para subir 50%
E não existe garantia que ele caia um pouco no futuro distante. Isso depende basicamente da entrada de dólares e da saída, variáveis complexas que ninguém controla, nem o governo.
Estimo que uma dona de casa faça uns 20 pratos diferentes
Cozinhar é isso !!! É a mesma coisa com as pizzas: são divididas por frango, peixe, linguiça, queijo e matos !!! No entanto, todos sabem o que é uma comida gostosa, feita com produtos nobres. A comida, o sexo e a música são os maiores diferenciais culturais de um povo. Tenho um amigo que adora se aventurar na cozinha. É um hobby que as mulheres adoram !!!
domingo, 26 de julho de 2015
Você não está satisfeito com aquilo que o governo te proporciona ???
Não se sente seguro com a polícia que o governo fornece ??? Contrate segurança particular armada 24 horas !!! Não aprova o sistema SUS ??? Pague médico e hospital particular ou então contrate um plano de saúde caríssimo. Não quer ver seu filho emburrecer e ser influenciado por péssimos professores ??? Pague por escolas particulares de alto nível. Não gosta do transporte público ??? Compre carro. Então é isso !!! Agora quero ver ganhar dinheiro para pagar tudo isso com nossa carga tributária e nosso governo incompetente.
O que o empregado típico mais quer é segurança
Pois é . . . quem nasceu para empregado tem essa característica: ser pau mandado e sempre dizer amém para o chefe ou dono de empresa. E o dono da empresa tem de ter a vocação de ser o corajoso e destemido, aquele que assume riscos e em troca tem o lucro. No meio disso temos os funcionários públicos, que podem ocupar funções de estado, recebendo bem por isso e tendo inúmeros privilégios. Finalmente temos os profissionais liberais, que são um meio termo entre empregados e empresários, podendo escolher qualquer um desses extremos.
Médicos e Advogados - Nossos Sacerdotes Seculares
Talvez por isso tenho tantos telefones e contatos com médicos e advogados. Nossa sociedade está sendo regulada pelos médicos que na média são 1 para cada 500 pessoas e pelos advogados, que já são 1 em cada 256 pessoas. A Igreja tem perdido adeptos e poder ao longo dos anos. A medicina tem evoluído e não podemos esquecer que ela tem muito da ciência. E os advogados dependem da sociedade, que no caso do Brasil é extremamente conflitiva em parte por conta das dimensões morais que foram escolhidas e que imperam aqui no Brasil. O governo que é muito bom em cobrar os impostos e a pena do coitadinho, fruto do valor moral da proteção.
O conceito social de família
O conceito social de família por muito tempo foi socialmente imposto aqui no Brasil. As mulheres consideram o casamento uma licença para terem filhos e que o homem está de acordo com isso e com o papel de provedor, protetor e procriador. O homem que não estivesse de acordo com esse papel que não se casasse e que quando a mulher que namora o pressionasse para casar ele simplesmente terminaria o namoro e procuraria outra vítima. Esse tipo é de certa forma um cafajeste disfarçado e eu conheci pelo menos dois. Por ser atrasado o conceito de família a lei o protege e tudo que a lei protege pode lhe ser enfiado goela abaixo. É muito ingênuo pensar que todos (principalmente mulheres) tem um ideal Aquariano . . . como me disse a Andressa um dia: toda mulher quer casar e ter filhos e aquela que disser que não está mentindo.
Você não pode comprar muitas coisas
Por exemplo: você não pode comprar amor, amizade nem reputação. Pois é . . . mas você pode ficar mais desejável para conseguir essas três coisas !!!. É claro que a moça mais bonita porque tem mais tempo e dinheiro para se cuidar terá mais chance de conseguir um bom partido que a ame, afinal, o amor tem uma forte correlação com a admiração. A amizade é a mesma coisa: você pode querer ser amigo de determinadas pessoas e não de outras por motivos diversos. Finalmente a reputação tem a ver com caráter: é isso que as pessoas mais veem quando concedem crédito, por exemplo.
O dinheiro pode comprar coisa úteis e coisas belas e desejáveis
É esse o resumo da Ópera !!! A grande maioria compra apenas coisas úteis (supermercado, farmácia). Alguns poucos compram coisas belas e desejáveis. A função do publicitário é justamente nos fazer acreditar que comprando determinado produto teremos algum benefício maior que sua utilidade. O comerciante sempre irá aumentar as qualidades daquilo que vende e esconder os defeitos. Essa é a síntese do comércio !!!
Na Europa houve feudalismo. Nos Estados Unidos não.
E por causa disso provavelmente as doações em vida foram limitadas e os bens de família valorizados. Ou seja, você pode doar apenas 50% do seu patrimônio. No entanto você pode gastar tudo o seu dinheiro com você mesmo. Como disse o autor do livro Esferas da Justiça: o amor e as empresas as vezes tem golpes de sorte.
Faz 25 anos que o governo gasta mais do que arrecada
E aumenta a carga tributária. Ou seja, faz 25 anos que ser funcionário público tornou-se uma grande vantagem. O Kanitz sempre fala disso e mostro como ficou mais difícil para os jovens formarem casais e famílias já que o governo com sua mão grande dificulta ter renda. Quem conseguiu em geral conseguiu em alguns momentos propícios do passado. Os de hoje conseguiram endividar-se para conseguir os bens.
Acontece com quase todos casais
A maldição da pessoa pouco confiável, dissimulada e mau caráter. Diz o Gikovate que existe uma fascinação pela personalidade extrovertida do mau caráter, que parece ser inatingível pelas suscetibilidades da vida. A doce irresponsabilidade da adolescência com sua aura de liberdade tanto cantada nas musicas quando filmada no cinema. Somente aqueles que casam na matéria podem fugir desse script onde os idealistas se afogam em geral. Mas aqueles que casam na matéria nunca terão acesso a glória daqueles que realmente amam. Amar é uma arte e nem todos são artistas.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
As pessoas e seu comportamento em relação aos outros
Mais uma do grande Gikovate ! Temos o misantropo, ou seja, aquele que odeia as pessoas em geral. Temo como exemplo meu parente "pitbull". Temos aquele que tem medo dos outros por ter tido experiências ruins na infância, adolescência, juventude, etc Também temos exemplo na família. Finalmente temos aqueles que fazem questão de se relacionar apenas com algumas pessoas por um motivo qualquer. Nesse grupo temos aqueles que querem algo de alguém e esse algo pode ser material. Também estão nesse grupo os "benzidos" , aqueles que gostam de ser incensados e demais vaidosos de todo tipo. Eu conheço todos os tipos e subtipos. O ser humano é a espécie animal mais gregária que existe e temos essas classificações. Além disso o ser humano é o mais dependente animal dos pais que existe: pode demorar 30 anos para o filho se emancipar. Ou seja, saber conviver com os outros é fator de sobrevivência.
Estagflação
É a soma de estagnação + inflação. Isso acontece quando as indústrias diminuem a produção mas aumentam o preço, levando a inflação. Isso acontece porque existem oligopólios e monopólios que dominam setores inteiros. Quando tudo fica mais carro nosso poder de compra diminui e bens de particulares são desvalorizados. Menor poder de compra significa pior qualidade de vida em todos os sentidos. Significa nossas reservas acabarem antes de morrermos. Significa uma vida pior para filhos e netos. Triste.
quinta-feira, 23 de julho de 2015
Meritocracia
Meritocracia é a defesa dos mais talentosos em detrimento dos demais. A esfera de poder deferia ser concedida aos mais talentosos que de posse desse poder e dessa distinção se apoderariam das demais esferas de bens existentes. Talentosos em geral ocupam cargos e portanto não é de se espantar que formados na USP passem em concursos públicos e exerçam cargos de poder. O livro que estou lendo chamado Esferas do Poder dizem que cada um defende o seu: quem pertence ao clero defende que somente através dele chegasse a salvação.. O outro que tem origem nobre defende seu direito de mandar nos demais dominando-os. Os aristocratas latifundiários vão pelo mesmo caminho.
Caso você queira apreciar arte
Para gozar da arte é preciso ser artisticamente educado. Quem disse foi o velho Max. Relações humanas precisam ser humanamente vividas. É assim que só quem confia pode trocar confiança, quem ama pode trocar amor e assim por diante. Ou seja, é preciso que a criatura seja desenvolvida no aspecto que quer fazer alguma troca. É assim que bicho será sempre um animal a menos que tenha vontade de mudar vinda de dentro do seu âmago.
A forma mais fácil de dominação é o poder político
É isso que o PT fez nos últimos 12 anos. e o instrumento para tomar o poder e dominar é a ideologia. Só que o poder político depende de eleições e todo processo é viciado aqui no Brasil. O grau de instrução do povo é muito baixo e eles não votam em pessoas talentosas mas em quem mandam votar como no caso dos sindicalizados ou então em artistas, cantores, apresentadores de TV e por ai vai. Quase ninguém vê o currículo de seu candidato. Acreditam naqueles que fazem promessas que nunca cumprirão porque a realidade que tem é ruim e preferem acreditar no sonho do que no passado. Nossa democracia é imperfeita.
No capitalismo o dinheiro te dará poder e prestígio
A frase está no livro Esferas da Justiça que estou lendo. A frase combina com o que pensa a maior parte dos brasileiros. Nas grandes empresas multinacionais o poder vem junto com o dinheiro e o prestígio, exatamente como a frase afirma. Poder e prestígio são formas de dominação mas também podem ser formas de escravidão.
quarta-feira, 22 de julho de 2015
Quem contrata o corretor é que tem de pagá-lo
A regra é simples mas quem compra no estande de vendas da construtura pode se deparar com a cobrança indevida dessa despesa. Você pode contratar alguém para encontrar um imóvel para você e você também pode contratar alguém para vender o seu imóvel. O melhor a fazer nesses casos é fazer um contrato formal, com direitos e deveres já que os valores envolvidos são altos e os desentendimentos também. Por incrível que seja só aqui em São Paulo capital temos 5 mil imobiliárias. Quem contrata a imobiliária para vender paga a comissão que vai sair do pagamento do comprador. Ou seja, quem compra direto do vendedor pode pedir um desconto de 6 a 8% referentes ao pagamento da imobiliária logo de cara e isso pode significar um bom dinheiro.
A humanidade viveu até a pouco com assimetria e esquecimento
E agora tudo mudou. O que uma pessoa posta na internet pode atingir milhões e com certeza fará os espíritos raivosos se manifestarem de forma agressiva. Além disso, o que foi dito ficará para sempre gravado reavivando ódio dos seus inimigos. Quem se atreve a ser polêmico como o Pondé por exemplo acumula inimigos. Tudo sendo gravado e tudo podendo ser revelado. Aconteceu com o Bandeirantes por exemplo. Quando não se conhece uma pessoa e se quer fazer negócios com ela é necessário o mínimo de perguntas invasivas aqui no Brasil. E podemos descobrir muito sobre nosso interlocutor simplesmente dando um Google no seu nome. Outro dia os arquivos do Imposto de Renda estavam a venda na Rua Santa Ifigênia. As tentativas de fraudes acontecem aos milhões todos os dias. E os processos se acumulam.
A cultura e o papel dos homens no Brasil
No Brasil "profundo" o papel do homem brasilis é ser provedor, protetor e procriador. É assim que as mulheres veem o casamento em geral. Alguém que acredite exatamente no oposto, ou seja, que a mulher deve assumir seus gastos e ajudar com as despesas comuns, que deva se proteger por conta própria já que crescer implica nisso e que procrie quando e se desejar com certeza terá problemas com as fêmeas aqui do pedaço. O que observamos é que as mulheres que ganham bem querem um homem que ganhe mais que ela, que seja maior e mais forte para protegê-la e que esteja morrendo de vontade de ter 3 filhos com ela, prontificando-se a ajudá-la a criá-los de todas as formas possíveis, trocando fraldas, dando de mamar de madrugada, contratando e pagando babás, empregadas e cozinheiras e por aí vai.
terça-feira, 21 de julho de 2015
Não foge a regra
Pois é . . . temo uma parente que é o reflexo da sua classe social: mora em um puxadinho da periferia, é professora de escolinha, tem uma filha cujo pai abandonou. Junto com a baixa renda vem a ignorância. Faz maus negócios e fica com o nome sujo, alimenta a criança erroneamente e ela está gorda, com problemas de todo tipo. Com certeza é a pessoa em pior situação na família. Ou seja, quando a cabeça não ajuda o corpo padece . . .
Justo e ajustar
Ser justo é ajustar algo. Ajustar segundo um critério. Aqui temos a ética que define o critério. Temos os ímpios e infiéis que desconhecem a ética cristã. Esses são a maioria porque ainda estão na primeira era, aquela do dente por dente e olho por olho. A justiça tem esferas e poucos conhecem ou admitem isso. A maioria tem a sua lei e quer impor-la aos demais. A Deusa da Justiça tem muitas faces . . .
Somente engenheiros casados com psicanalistas
O título foi usado pelo Pondé para colocar os engenheiros na categoria de elite cultural. Psicanalistas em geral são psicólogas ou psiquiatras por formação prévia. Engenheiros as vezes se casam com essas mulheres. Espera-se que elas tenham alguma influência sobre eles !!! kkk !!!
A pessoa que busca se informar nos livros
A pessoa que não é ativa em busca do conhecimento fica obsoleta, não importa o grau de conhecimento acadêmico máximo que ela tenha obtido. Você pode ter o quarto ano primário, o colegial e até a graduação. Isso não basta para você ser da elite cultural muito menos da elite intelectual de um país. Caso você seja uma pessoa que "ouve histórias" você estará limitado a quem conta essas "histórias", em geral pessoas do mesmo bairro em que você mora ou então pessoas que você atende em seu consultório. E isso irá lhe causar um viés cognitivo. Situações menos comuns, casos particulares e detalhes nunca serão percebidos por você. Portanto, quando você falar com alguém logo perceberá suas limitações pelas opiniões que expressa e pelas atitudes que tem. É fatal.
segunda-feira, 20 de julho de 2015
Idealmente um contrato é o encontro de duas liberdades
Teoricamente você somente faz um contrato se quiser. A outra parte somente aceita se ela também quiser. Em teoria ambas as partes são capazes e conscientes do que estão fazendo. Bem, essa é a teoria. Na prática a maioria dos contratos é de adesão onde um lado é muito mais forte do que o outro. Além disso quem procura o serviço ou produto em geral não tem outra opção melhor.
domingo, 19 de julho de 2015
Fraternidade é a mais fraca
Mesmo na França. Na igualdade eles avançaram. Na liberdade também. Já na fraternidade . . . Jesus Cristo pregou a fraternidade. No livro Uma Deusa Chamada Justiça existe um capítulo sobre a justiça evangélica, que é como a justiça é tratada nos evangelhos do novo testamento (Mateus, Lucas, Marcos e João) são relatadas passagens onde Jesus pregou a Fraternidade. Nesse mesmo livro o autor defende a família (ele tem formação cristã). Ele diz que a família deveria ser o lugar onde todos deveriam ser aceitos, com seus defeitos e mazelas inclusive. A família não deveria ser tratada como uma caso de negócio, com contabilidade de custos, desempenho, resultados. Na prática existem pessoas que consideram as crianças, os velhos e os deficientes problemas que representam apenas despesas. Triste.
sábado, 18 de julho de 2015
Pessoas obtusas
Uma pessoa que nunca leu nada, não exerceu cargos importantes por merecimento, não tem honras nem talento, não fez profundos estudos nas melhores universidades não pode ser considerada a melhor pessoa do mundo para fazer uma auto análise. Caso você não tenha de conviver com essas pessoas você poderá ter paz. Caso você tenha de ouvi-las falar a mesma ladainha durante horas não existe quem tenha paciência e aguente. O pior é ter de andar de carro com elas quando elas não se calam. Não existe meio de fuga. O radio não é suficiente. É desesperador.
Pai rico filho nobre e neto pobre
O Brasil tem esse ditado porque o brasileiro é ávido por ganhar e juntar dinheiro mas não é tão competente para manter aquilo que ganhou. Ou seja, o brasileiro típico é basicamente um oportunista, especializado em aproveitar a ocasião , que em geral é ocasionada pela nossa assimetria ou desigualdade intrínseca. O ditado continua válido e as histórias dos Matarazzos, Whitakers, Guadagninis e companhia bela continuarão a serem contadas eternamente imagino.
Ética do mercado e das empresas
Você pode ter um empresa cujo negócio lhe permite ser ética ou que está desde a sua fundação imbuída dos princípios éticos. Multinacionais que produzem bens de consumo em geral estão nessa categoria. E você pode ter mercados onde todas as empresas são éticas por conta da cultura, da história do país, dos controles rígidos da lei ou da educação de seu povo. E você tem o Brasil. Um pais onde o "Santo do Pau Oco" sempre fez muito sucesso. Culturalmente o Brasil sempre foi o país onde tudo é possível com declarações até de mafiosos afirmando isso. Estamos hoje em dia sendo invadidos pela China, mais precisamente pelos produtos chineses. Eu compro produtos chineses mas de subsidiárias de grandes empresas ocidentais porque o risco é menor. No entanto sabemos que o mercado chinês não é o mais ético do mundo . . .
Doenças
Existem doenças que são difíceis de diagnosticar no seu começo e são fáceis de serem curadas nessa fase. Depois que essas doenças evoluem ficam fáceis de diagnosticar mas são muito difíceis de serem combativas além de onerosas. É por isso que fazemos exames preventivos: é muito mais econômica e racional. É assim que o São Tomé fica atrás em termos de diagnóstico e medicina. Vale o mesmo para direito: é muito mais simples e barato evitar as demandas do que ficar gastando anos com advogados. E como não poderia ser exceção em termos de engenharia é a mesma coisa.
O maior destruidor é o desemprego
Destrói tudo: relacionamentos, vidas humanas, contratos, famílias. O desemprego faz tudo isso e num piscar de olhos. É por isso que tantos sofrem nos empregos calados. É por isso que tantos querem empreender e não ter patrão. Eu fiquei doente 9 anos por conta disso e sei muito bem como é. O mundo de quem pode ficar desempregado é visceralmente diferente daqueles que nunca terão esse risco. Não dá nem para conversar .
Sim Sim e Sim Não
Mais uma ótima colocação do Gikovate. Ou seja, ao negociar algo existe o "sim sim" que é a concordância plena, não forçada e voluntária. E também existe o "sim não" que é dizer sim quando se queria-se dizer não. É uma situação que vai gerar insatisfação e mágoa que irá explodir em algum momento futuro, na famosa fórmula "desenterrar defunto" que vejo tantas mulheres praticarem. Na prática é preciso ser bem claro, explicar os pontos negativos além dos positivos para que a pessoa tome consciência do todo. Eu me lembro das propostas agressivas e indecentes que muitas pessoas propõe as quais fogem da ética cristã.
sexta-feira, 17 de julho de 2015
A coifa exaustor
Sempre comprei tudo na minha casa e sempre observei o que os outros possuíam em suas casas para ver se algo me poderia ser útil. A última compra foi a de uma coifa exaustora . Foi mais um desafio e um aprendizado. Comprei para minha mãe e prometi que no meu próximo imóvel vou colocar também.
Testemunhas
Conhecendo o poder judiciário imagino que as melhores testemunhas seriam as que tem fé pública: Um juiz de qualquer instância, o Papa, o Oficial de Justiça, o Professor de Direito da São Francisco USP. Na pratica minhas testemunhas no primeiro casamento sumiram. No segundo, já mais velho e com mais contatos, escolhi melhor.
O casamento era algo simples no passado
As separações eram poucas, as mulheres não tinham renda e não trabalhavam fora de casa, o homem era o cabeça do casal, os filhos deviam obediência irrestrita aos pais. Na verdade os conflitos ficavam inconscientes. Hoje os conflitos são abertos para o bem e para o mal, as separações se sucedem junto com novos casamentos e novos filhos.
Teoricamente o poder judiciário protege o mais fraco
É essa a justificativa para o consumidor ganhar os processos contra as empresas. É assim que também quem vai a justiça percebe que quem ganha é em geral o lado mais fraco ou hipossuficiente. É assim com a Justiça do Trabalho também onde o empregado é o coitadinho. Mesmo na justiça criminal é levada em conta o pequeno potencial ofensivo, a situação de primário do réu e aí por diante. Na Justiça da Família acontece o mesmo. Somente na esfera civil, onde empresas brigam com empresas é que a discussão pode ser levada de forma mais igualitária. Nos processo contra o estado você fica a ver navios esperando o pagamento de precatórios por exemplo.
No Brasil ainda pensa-se que testamento é para ricos e depois dos 80 anos
Só que testamento pode ser feito a partir dos 16 anos e nem precisa gastar os R$ 1.200,00 que o tabelião cobra já que você pode fazer um testamento particular. Testamento deve ser utilizado para fazer justiça, ou seja, para ajustar algo, no caso o patrimônio pós morte. Outra questão é o casamento com separação de bens que em geral acontecem quando um é muito mais rico que o outro. Pessoas nessa condições em geral compram os bens no nome do parceiro fazendo a partilha por vontade própria e não por força da lei.
Esferas da Justiça
O mais correto é a observação de Michael Walzer, que aponta para a existência de diferentes esferas da justiça. Assim, aceitamos que a medicina e outros bens correspondentes a uma vida decente sejam distribuídos segundo a necessidade; que a punição e as honras segundo o merecimento; a educação superior segundo o talento, e assim por diante.
Quem mora em prédio em algum momento contribuiu para a renda de um engenheiro civil ou arquiteto
Esse é o contato mais comum. No entanto, quem usa um prédio para trabalhar também colabora com o engenheiro que o construiu. Instituições governamentais e demais obras de arte da engenharia civil estão no mesmo patamar. Das demais profissões imperiais temos o médico, que é consultado todo semestre no mínimo e os advogados, dos quais em geral não conseguimos fugir por conta da nossa classe social e por viver no Brasil. Todos tem seu mercado cativo e sua função social .
O poder mais conservador e onde as mudanças chegam por último
Advinha qual é ??? O pode judiciário ora !!! É o lugar das múmias em termos de evolução !!! A sociedade muda rapidamente, as leis demoram séculos e o judiciário milênios. A consequência é que os senhores donos do judiciários costumam dar sentenças burras, que muitas vezes conseguem desagradar aos dois lados da peleja. Não é a toa que o judiciário é representado pelo signo de capricórnio. Tenho pavor de depender desses sujeitos e na prática estamos sempre envolvidos em várias demandas. Triste.
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Teoricamente quem entra com processos de valor baixo é quem é pobre
Aqui no Brasil temos os Tribunais Especiais Civis para essas causas. Teoricamente dispensam a presença de advogados mas o povo não tem condições muitas vezes de escrever uma simples petição e contrata um. As pessoas mais ricas em geral resolvem seus problemas pequenos sem recorrer ao judiciário e quando demandam em juízo tem bons advogados que garantem processos mais bem feitos e consequentemente mais vitórias.
Quem entra com um processo quer provar uma verdade
E o réu quer evitar que essa verdade seja revelada. É uma briga de gato e rato. É assim também com todo mal negociante: ele sempre tem algo a esconder. Na astrologia a lua é a rainha das coisas ocultas já que está relacionada a noite, junto com Netuno que dá uma nublada em tudo. Para provar uma verdade é necessário saber da sua existência e obter provas admitidas em juízo.
O processo que tem final previsível
O processo que tem final previsível é aquele que o autor e o réu concordam com tudo. Assim não há litígio nem altercações. É assim em todos os processos de execução em geral porque em teoria o direito já foi discutido anteriormente. Acontece por exemplo com os processos que o governo inicia quando alguém não paga impostos - execução fiscal.
Existe até uma hierarquia para o calote
Primeiro a pessoa deixa de pagar o telefone fixo ou celular pós pago pois ela pode comprar um celular pré pago. Depois a pessoa deixa de pagar algum carnê de loja, pois a loja não vai bater na porta da casa do inadimplente para buscar o bem. Por fim a pessoa deixa de pagar dívidas com o banco que tem garantia, como o carro financiado ou a casa idem. Ela evita fazer isso porque com o processo de execução poderá perder esses bens. O aluguel em geral a pessoa também paga até quando pode, a menos que tenha para onde mudar-se. Esse é o universo das despesas para quais o indivíduo pode dar calote. Em épocas como esta que estamos vivendo quem tiver caixa é rei.
Queremos caráter e inteligência da educação
Ontem no dia da Fofoca meu amigo disse que a empresa acaba justamente quando o empresário é mau caráter (desonesto, picareta, pilantra) ou burro (ou as duas coisas juntas). Acima da inteligência somente o caráter.
Na Crise é Possível fazer boas compras
Não nos supermercados, nem nas farmácias, muito menos nos carros novos. Mas nos imóveis usados por exemplo. Mercados se defendem de todas as formas possíveis menos o mercado de trabalho. Quem quiser liquidar dívidas poderá levar alguma vantagem também. Em roupas e sapatos podem acontecer alguma liquidação real. Como eu disse os mercados se defendem e aquilo que não é obrigatório quase sempre é um oligopólio aqui no Brasil e ai vem a frase: alguém vai ter que comprar e esse alguém vai ter de cair na minha mão. Quem quiser comprar um carro usado de particular também vai querer levar vantagem e só.
Como ser envolvido emocionalmente pela crise
A crise obrigou 88% das pessoas a mudarem de comportamento de consumo. 71% estão economizando em casa e procurando bicos para aumentar a renda. É exatamente o que podemos chamar de maré contra: comprando menos e economizando o comércio e a indústria tem de demitir e não contratar. O que acontece é a precarização do mercado de trabalho e o rebaixamento de tudo: produtos e serviços: linhas de produtos de melhor qualidade e preço mais elevado são em geral descontinuados e bons empregados bem pagos são substituídos por jovens que ganham a metade. Em uma situação como essa uma pessoa sensível como eu não poderia passar sem sofrer. Estou combatendo com todos os recursos esse princípio deprimente e estou conseguindo.
A crise chegou as relações entre os casais
Namoro em época de recessão é assim: o sujeito somente paga a refeição da garota se ela for bonita o suficiente para justificar o gasto. É o famoso efeito "que shopping". O sujeito decide quanto vai gastar e provavelmente faz uma análise de custo benefício quando decide quem vai convidar. Por outro lado pode haver um aumento de mocinhas dispostas a namorar já que o emprego pode estar difícil.
Quando a inflação me obrigava a medir mercadorias na forma de escambo
Houve uma época aqui no Brasil em que os preços subiam todo dia, toda semana ou todo mês. E nessa época nossa moeda não permitia fazer comparações no longo prazo. Era possível dolarizar os preços mas o dolor no longo prazo também oscila embora ainda assim possa ser uma referência. Na minha adolescência eu usava uma medida de escambo e cheguei a alguns números: uma casa no Jardim da Saúde custava na época o equivalente a 4 automóveis Monza. Hoje seriam 300.000 e a casa vale mais de um milhões. Três anos de estudos no Bandeirantes custavam um carro popular na época, ou seja, uns 25.000 hoje. No entanto, pagar o Bandeirantes hoje custa muito mais caro que isso, na base de 105 mil. Os players nessas situações mudaram com o tempo: o dinheiro mudou de mãos por conta de muitas variáveis que nenhum indivíduo controla. Algo semelhante está acontecendo por conta do envelhecimento da população e do nascimento de menos crianças. Fazer previsões de longo prazo são arriscadas justamente por conta disso.
quarta-feira, 15 de julho de 2015
Despesas com seguro saúde
Seguro saúde é uma loteria. E como toda loteria temos o fator sorte. Seguro de carro minha experiência mostra que o que se paga um dia volta. Ou seja a sinistralidade acaba atingindo mais cedo ou mais tarde quem tem carro aqui em São Paulo. Já o seguro saúde que é pago pela empresa é um grande negócio, um negócio da china para o empregado e seus dependentes. Quem tem de pagar do próprio bolso gasta muito dinheiro, durante muitos anos onde o uso e a sinistralidade é baixa, dando muito lucro para a operadora. Só que a operadora tem sempre segurados que "detonam" as despesas e assim a rentabilidade do negócio se mantém baixa e os aumentos da prestação são sempre acima da inflação. É por isso que grupos mais homogêneos e mais conscientes em termos de saúde podem custar muito menos em caso de planos de saúde de autogestão. O problema é que os hospitais e médicos tem dois preços muito distintos: aqueles que eles cobram para quem tem convênio e aqueles que eles cobram para quem paga particular. Os valores médios de utilização medido em uma pesquisa foram de R$ 906,00 reais por ano para uma pessoa usuária normal. R$ 2.600,00 para abusadores e o mesmo valor para pessoas com doenças crônicas. Quem se habilita a correr o risco em termos de saúde ??? Se os preços cobrados de particulares fossem justos eu talvez me atreveria. Com a situação atual prefiro me esconder enquanto posso atrás da empresa de Seguro Saúde.
Trabalhar um mês e sustentar a família por um ano
Essa é a fórmula ideal !!! Imagine alguém que tem despesas de R$ 5.000,00 /mês. Aplicando a fórmula basta ganhar R$ 60.000,00 líquidos por mês que estamos conversados !!! A fórmula pode ser adotada para famílias com três filhos no Bandeirantes. Ai as despesas seriam de R$ 12.000,00 e a renda mensal necessária de R$ 144.000,00 . Fácil né ???
Se então senão
Advogados estão sendo substituídos por softwares nos Estados Unidos e Holanda. Pois é . . . uma lei nada mais é que uma regra e teoricamente toda regra pode ser codificada e transformada em um software. Milhões de processos são pura burocracia repetitiva, como por exemplo execuções fiscais: você não paga o imposto, o estado te processa. Na prática temos o que em direito chama-se subsumir o que é justamente colocar qualquer situação dentro de uma determinada forma ou modelo. Fazer isso é limitar as possibilidade ao que é conhecido e portanto factível de ser transformado em um programa de computador.
terça-feira, 14 de julho de 2015
No espiritismo não existe hierarquia
Na Igreja Católica e no Protestantismo sim. Então o espiritismo é algo anárquico. Qualquer um pode abrir um Centro Espírita e se auto proclamar um ser de luz. Já vi dissidentes de um centro abrirem outro para poderem expandir seus ideais. Já vi também estudos que acharam problemas psiquiátricos em médiuns. Também vi pessoas enriquecerem vendendo livros espíritas que funcionam como o ópio do povo.
Consequências financeiras e jurídicas
É isso que pode acontecer com quem não paga suas contas em dia e nada mais. No entanto, para que essas consequências sejam efetivas é preciso que exista um contrato bem feito entre as partes, em perfeita harmonia com as leis vigentes. Advogados cobram bem para fazerem contratos . . .
Até a viagem para Cancun dançou . . .
Pois é !!! A Crise chegou no Bandeirantes !!! Só dezoito alunos foram para Cancun !!! Prova que muitos são filhos de assalariados bem pagos mas sensíveis a inflação de custos crescente. Outra surpresa é as pessoas economizarem com comida no caso de restaurante por quilo do meu amigo. As pessoas devem estar economizando em farmácia pois os remédios subiram. No supermercado o Luis já avisou que o faturamento caiu. Pessoas não estão conseguindo pagar a conta de luz e de água. Aí fica difícil . . .
Pais querem que os filhos sejam médicos ou empresários
Os pais não são nada bobos, hein ??? E ser médico e empresário ? Parece ser o melhor dos mundos, não ? Pois eu conheci um médico que virou empresário. Foi de longe a pessoa mais rica que eu conheci na minha infância e juventude. Eu era vizinho dele e amigo de alguns dos seus filhos. Eles viajavam todos os anos para o exterior na década de 70 e 80, época em que era caríssimo. Tinham muitas posses, eram cultos (tinham até uma biblioteca em casa) mas não foram felizes (os pais). Os filhos nasceram ricos e por conta de um deles, muito bem formado na Poli, não ficarão pobres.
Quando você quer mudar ou quando você tem de mudar
Quando você entende, ou seja, sua inteligência te ajuda a compreender e suas crenças que não correspondem aos fatos não te obliteram a visão você pode querer mudar. Agora, quando você é burro e não entende você somente mudará se for obrigado por forças externas. Essas forças externas precisam ser acionadas por alguém ou pelo estado soberano. Pessoas altamente inteligentes, conhecedoras profundas das ciências e dos caminhos da razão, em geral mudam porque entendem que é melhor mudar. Já pessoas obtusas, ignorantes, que não conhecem os padrões da matemática geralmente são obrigadas a mudar, em situações muito piores. É assim que os ricos quando sabem que irão perder fazem acordos na justiça. É assim que o sábio evita ter problemas enquanto a pessoa inteligente procura sair dos problemas. As pessoas em geral prejudicam a si mesmas e nem tem consciência disso. As consequências são pobreza, perda de bens, filhos com problemas, doenças, ou seja, sofrimento.
A simbologia da Dama da Justiça
Comprei uma estátua da Dama da Justiça. Ela tem a Balança na mão direita em posição elevada, ou seja, o equilíbrio vem em primeiro lugar. Na mão esquerda tem a espada que está repousando apoiada no chão, ou seja, a espada do discernimento e do "law enforcement" está disponível para obrigar suas decisões serem cumpridas se necessário. Aos seus pés temos um livro que representa a lei escrita e sobre ele uma cobra enrolada, que significa a esperteza, a destreza com as palavras e a inteligência. O pé esquerdo da figura feminina está sobre a cabeça da cobra, imobilizando-a e prensando-a sobre a capa do livro. A figura está vendada e no seu peito está e égide da medusa. Bela figura !!!
Psiquiatra não tira férias no Verão porque é quando os casos de depressão aumentam
A frase é da Folha de São Paulo de hoje. E os casos de depressão aumentam no verão porque as pessoas saem de férias e não sabem o que fazer com o tempo livre. Ou seja, a curiosidade intelectual, a abertura psicológica, o gosto pelo saber, tudo isso é para poucos. A grande maioria não sabe o que é isso nem como usar a seu favor.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Como enfrentar um oponente
Caso você seja 3 a 4 vezes mais forte escolha o combate direto. Sendo igual escolha a defesa prévia. Sendo inferior use do franqueamento que consiste em atacar os pontos fracos do oponente. Agora, sendo muito inferior somente a tática da guerrilha pode lhe dar algum resultado.
A forte correlação entre escolaridade, renda e estudo dos filhos.
O pai e a mãe que tem alta escolaridade em geral valorizam o estudo e seu universo. Caso tenham dinheiro, irão oferecer aos seus filhos tudo o que a cultura possui. E como o meio mais comum de uma criança aprender é pela imitação está garantido teoricamente o seu interesse pelo estudo, pela cultura, pela universidade, pela arte, etc etc etc É assim que alunos são muitas vezes classificados pelos seus antepassados com relação a cursar a universidade por exemplo. É muito mais provável que alguém que cursou a USP incentive seu filho e lhe dê condições de fazer o mesmo. É a mesma questão em termos de ascensão sócio econômica em uma cidade como São Paulo. Tudo tem seu preço e existem barreiras a novos competidores.
Um autor vende de 200 a 300 livros em média aqui no Brasil
Vender 10.000 livros aqui é ser um Best Seller. Nos Estados Unidos é comum um livro vender de 10.000 a 20.000 exemplares no seu lançamento. Ou seja, ser escritor no Brasil é muito difícil. Na matéria se dizia que o escritor nos Estados Unidos se prepara e segue algumas regras que ajudam as vendas enquanto aqui no Brasil o escritor escreve com o estomago.
Hoje em dia somente uma em cada dez pessoas irá morrer inesperadamente
Ou seja, passada a juventude onde se morre de acidente de carro nas classes mais ricas, a chance de você morrer de velhice, por conta de doenças degenerativas é de 9 em 10 casos. Caso você se cuide, gaste com um bom seguro saúde e bons remédios, acredito que sua sobrevida aumente muito. Nessa fórmula temos uma boa alimentação também. Muitos falam em viver até 90 anos com qualidade de vida. É claro que isso vai depender de onde e como essa pessoa viveu. Interessante é o efeito dessas estatísticas nas seguradoras.
Homens que procuram mulheres inferiores
Segundo o Gikovate esse personagem é a regra desde os tempos de Freud. Conheci homens assim. Elas se sentem ameaçadas pelas mulheres que são melhores que eles. É mais uma prova da miséria de certos indivíduos. O engraçado é que as mulheres também seguem essa regra mas ao contrário: procuram homens que sejam mais do que elas. Eu sempre procurei o que de melhor existe mas como as mulheres seguem essa regra fiquei limitado a um teto, ainda mais por conta das limitações que a vida me impôs.
domingo, 12 de julho de 2015
É possível manter ilhas de excelência em uma sociedade atrasada ???
Minha experiência é que a ignorância costuma vencer e os avanços são lentos e sujeito a retrocessos, pelo menos aqui no Brasil. Essa visão já foi comprovada por pesquisadores. O problema é que é preciso uma conjunção de fatores para o desenvolvimento acontecer e vivemos igual a piada russa da mulher, do lugar e da vodca. De forma que aqui no Brasil estamos muito mais sujeitos ao fator sorte do que em outros países mais evoluídos. Aqui você tem de ser muito mais versátil e criativo para sobreviver e vencer. Imagino que o Brasil seja um país onde o bem e o mal lutam com afinco, com vitórias de um e de outro lado de tempos em tempos.
sábado, 11 de julho de 2015
Os direitos fundamentais previstos na constituição de 1988
Primeiro foram reconhecidos como devidos entre o estado e o cidadão. Depois de 2005 foram reconhecidos como devidos entre pessoas jurídicas e seus empregados. É assim que todo tipo de processo é impetrado contra pessoas que não passam em exames médicos de admissão em cargos públicos por exemplo. Os direitos fundamentais com certeza devem ter chegado até as famílias também como o princípio da dignidade humana. Famílias onde sempre foram cometidos os maiores crimes contra a pessoa na forma de tortura psicológica não passarão impunes.
Inimigos declarados
Nós descobrimos nossos inimigos por aquilo que eles nos dizem abertamente ou pelo que ficamos sabendo confidencialmente. No condomínio já vivi situações onde sofri inclusive dano moral mas não reagi, por ter sido surpreendido. Na prática, quem vota contra você na eleição de síndico está mostrando sua cara. Não é a toa que nem Jesus Cristo agradou a todos. Você critica um ignorante e ele vira seu inimigo. Simples . . .
sexta-feira, 10 de julho de 2015
Ouvi que o maior ansiogênico que existe é a tomada de decisão
E a tomada de decisão é o signo de Virgem puro. Eu tenho facilidade de tomar decisões e não sinto esse tipo de ansiedade. Em compensação sinto ansiedade pelas decisões dos outros que afetam minha vida e dos meus amigos, familiares, parentes e demais seres humanos. Ansiedade é preocupar-se. É importar-se muitas vezes com os outros. Tenho amigos que sofrem exatamente a ansiedade da decisão. Acho que eles são mais "normais" do que eu . . . kkk !!!
Mito financeiro: fazer faculdade sempre compensa
Talvez no Brasil seja verdade. Já nos Estados Unidos um diploma do MIT pode render um patrimônio de 2 milhões de dólares em 20 anos e de uma faculdade fuleira apenas 148 mil dólares. Já sabemos que uma carreira corporativa depende de começar bem e na empresa certa. E começar bem para quem não tem padrinho pode significar se formar na melhor universidade possível no país. A velha fórmula habilidade X esforço continua valendo tanto aqui como nos Estados Unidos.
Generosidade
É interessante observar o quanto alguém é "generoso". Alguns são generosos com seus filhos. Outros com sua mulher. Tem quem seja generoso com seus empregados e até quem seja altruísta, benfeitor da humanidade. E existe quem seja egoísta com tudo e todos, o que é a regra aqui no Brasil. Existe ainda o fator tempo: uma pessoa pode ser generosa quando jovem e egoísta quando velha. Pois é . . . tudo depende do caráter do indivíduo e daquilo que se chama "depende".
quinta-feira, 9 de julho de 2015
Jovens talentos são a exceção já velhos que sabem alguma coisa não
Jovens talentosos e ecléticos são a exceção aqui no Brasil. Talvez por isso meu amigo São Tomé não acredite que eles existam afinal ele nunca viu um e provavelmente nunca verá. A verdade é que nossa sociedade não incentiva o amadurecimento emocional e intelectual dos nossos jovens e o resultado é esse. Sabemos por uma pesquisa norte americana que mesmo alunos com alto QI podem não conseguir o sucesso que seria esperado deles quanto mais de alguém deficiente. Agora o tempo que concede experiência passa para todos de forma que adultos mais velhos serão quase que obrigatoriamente saber fazer alguma coisa com o mínimo de competência por conta do seu esforço. É nisso que acredita meu amigo São Tomé: naquilo que é confiável liquido e certo. Nada de exceções porque na mecânica não existem exceções . . .
quarta-feira, 8 de julho de 2015
Coragem moral é rara
Coragem moral é fazer a coisa certa mesmo sabendo que acontecerão eventos adversos. A grande maioria das pessoas é covarde e tem medo. A frase é do General Patton e é claro que ele se referia aos americanos que comandou na guerra. Faça a coisa certa e seja demitido e não arrume mais emprego pode acontecer muito facilmente aqui no Brasil. Temos outros exemplos que terminam em traição. Incrível como a "coisa certa" muda aqui no Brasil conforme a pessoa, sua classe social, situação econômica financeira, etc etc etc
Apartamento de dois milhões e setecentos mil reais no Bosque da Saúde
Incrível mas ele existe. É claro que está a venda faz tempo. O Bosque da Saúde não comporta um imóvel desse preço. O Jardim da Saúde tem centenas de casas a venda por valores menores. Só que ninguém quer morar em casa hoje em dia por conta dos assaltos. O apartamento é da Tecnisa que ganhou um prêmio recente do Jornal Valor Econômico. Imóvel novo aqui em São Paulo em um bairro razoável e com um dormitório começa em R$ 470.000,00 . Essa é a realidade. No meu prédio o valor equivalente é de R$ 308.000,00 , bem mais acessível.
Seja moderadamente otimista
Esse é o conselho do Gikovate porque quem é muito otimista em geral quebra a cara e quem é pessimista em excesso fica imobilizado. Na prática como disse Lulu Santos o mundo vem em ondas. Alguns estão na hora e no lugar certos e a onda leva para frente. Outros estão super preparados e a onda não vem. Ou seja, ele prega a política da melhoria contínua.
Dois em cada três alunos de 15 anos não sabem percentuais nem frações
Ou seja, são analfabetos em ciências matemáticas básicas. Pois é isso que o futuro nos reserva: analfabetos de todos os tipos e matizes. Provavelmente muitos conseguirão até diplomas de nível superior de segunda ou terceira linhas nas áreas de humanas. Eu me lembro da mulher enfermeira de um amigo dizendo que ele estava lidando com auxiliares de enfermagem que não sabiam fazer uma regra de três. Isso significa que estaremos correndo riscos de todo tipo aqui no Brasil.
A ética te habilita a exigir a reciprocidade
Relações éticas são aquelas em que a reciprocidade está assegurada. Todas vezes que temos uma traição obviamente estamos diante de um comportamento não ético. Difícil para certas pessoas obtusas saber ponderar diferentes categorias de ações em termos de reciprocidade.
terça-feira, 7 de julho de 2015
Em perfeita harmonia com a lei
A lei ora a lei . . . tudo que não estiver de acordo com a lei é passível de ser contestado. Basta ir com argumentos convincentes ao juiz que ele tudo acerta. Blá blá blá . . . Meu Brasil terra sem lei, com aproveitadores, com um judiciário falho e incompetente e nós que temos de fazer tudo "em perfeita harmonia com a lei". Triste.
A lei e o negociado
O que é negociado aqui no Brasil vale muito pouco. Já vi vários contratos feito entre particulares serem simplesmente e solenemente ignorados pelo nosso judiciário. Vale o mesmo para documentos feitos entre familiares e cônjuges. Na hora da disputa o estado, representado pelo poder judiciário e seus juízes vai dizer o que vale e o que não vale. Contratos entre empresas e pessoas são também passíveis de serem discutidos. Contratos são a "especialidade" dos advogados. Não são poucos os contratos de compra de imóveis na planta que terminam na justiça por exemplo. Quanto maiores os valores envolvidos mais interessante é entrar na justiça. A vida por exemplo em geral resulta em um processinho. Imóveis e automóveis também. Pensões nem se fala porque podem ser de milhões a longo prazo. Indenizações também são um prato cheio para advogados e como diz minha sobrinha: ganha-se por isso os advogados gostam.
Dante reservava o mais profundo dos níveis infernais para os traidores
Cansei de ser traído. Aqui no Brasil confiar em alguém é expor-se grandemente. Fazer negociações com particulares por exemplo é extremamente arriscado. Outro dia foi dito que discutir sobre ética era inútil porque não existia mais ética. É assim também entre parentes, familiares e muitas vezes cônjuges. Se Dante estava certo o inferno vai ter muitos clientes no seu último nível . . .
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Dica do Gikovate - Show Business
O Gikovate deu entrevista a João Dória Jr do Show Business. Ele explicou que os psiquiatras podem atuar dentro de um grande espectro, ou seja, é um termo genérico. Existem psiquiatras próximos da neurociência e que acreditam mais no poder das drogas e existem psiquiatras mais ligados a filosofia, as ciências humanas, a sociologia e por sua vez a terapia. Ele mesmo disse que se especializou-se em relacionamentos amorosos e em depressões. Cada psiquiatra se especializa em algo. Uma dica que ele deu foi a da pessoa escrever como eu faço neste blog. Ele também falou da importância da vida interior que é desprezada em geral pela nossa sociedade e que depois cria problemas para a pessoa. Pois é sempre aprendendo com o Gikovate !!!
Erro básico: escolher a pessoa errada para pedir uma opinião
Estou me lembrando uma opinião que me causou enorme prejuízo pessoal. A decisão de para quem pedir uma opinião é decisivo porque não podemos em geral ter acesso diretamente as melhores para pedir opinião. A situação se agrava porque as pessoas em geral não são isentas quando dão suas opiniões. A isonomia e equidade não fazem parte da vida da maioria das pessoas. Outro dia se colocou em dúvida até se se poderia discutir sobre ética aqui no Brasil porque ela não existe na prática.
Vermelho ou Laranja
São as cores da masculinidade (vermelho) e de Mickael (laranja). Estou em uma fase vermelho-laranja: comprei vários objetos dessas cores. Também ouvi uma vez que essas cores nos preparam para enfrentar tempos difíceis e disputas. Nada mais adequado aos tempos atuais . . .
domingo, 5 de julho de 2015
10.000 livros
Esse é o número de livros que alguns escritores e intelectuais tem em suas casas. Será que leram todos eles ??? Duvido. Nessa profissão o livro é instrumento de trabalho e como disse Cortella só escreve livros em geral quem leu muitos deles antes. Número interessante esses 10.000. Sabemos que nas bibliotecas públicas existem milhões . . .
Sua idade mental é de . . .
No meu caso deu 75 anos !!! Pois é . . . o resultado foi por conta da preocupação com saúde e devido a sabedoria. Então é isso !!! KKK !!!
A força de Star Wars
Fiz um teste no Facebook e deu que meu sabre de luz é verde, cor destinada aqueles que tem a força em grande ação junto de si. Não podemos esquecer o lado negro da força que sempre existiu e está descrito na gênese oculta por exemplo. O lado negro da força atua em nossas famílias por exemplo. E nos governos e onde existe disputa por poder e sexo.
Você quer qualidade ???
Esteja disposto a pagar por isso. E se quiser em regime de urgência terá de pagar mais caro ainda. O problema é pagar caro por algo que não tem valor. É o que o Gikovate chama de "pedágio". E o pedágio pode ser em dinheiro, em sofrimento, em doença, etc etc etc. Já vi empresas adotarem o lema: qualidade em tudo que fazemos. É assim que procuro fazer e também exigir.
Homens não são culturalmente incentivados a desenvolverem a inteligência intra pessoal
Aqui no Brasil é claro. Mais uma prova do nosso atraso. O psicólogo diz que a exceção seriam homens criados em famílias europeias, onde a questão de gênero já foi superada. O inimigo está do lado de fora para a maioria dos homens. Homem não pode ter tristeza nem medo mas pode ter raiva. Homem não aceita crítica. É por isso que homens também não se cuida e acaba morrendo. Homens tem dificuldades de pedir e oferecer ajuda. E isso empobrece a experiência humana dos homens em geral.
sábado, 4 de julho de 2015
No mundo as pessoas de olhos azuis são estimadas em 8%
E no Brasil um pais com alto nível de miscigenação ??? Na família do meu pai os olhos azuis desapareceram já na segunda geração. Talvez ressurjam na quarta pois os genes estão por aí e sua manifestação depende da sorte e dos casamentos subsequentes. No Brasil existem núcleos de pessoas que são descendentes de europeus onde os casamentos se mantiveram e obviamente a herança da cor dos olhos também. Aqui em São Paulo as pessoas de olhos azuis (e verdes) sempre foram exceção. Das quais eu convivo tenho uma Tia paterna. É a tia dos olhos azuis. E existe também a filha de um amigo, que é a menina dos olhos azuis.
Como os inteligentes fazem
Temos vários artigos: como os ricos fazem, como os médicos investem, como as grandes empresas agem, como as pequenas empresas são, como questões de todo tipo são resolvidas por pessoas de todas as classes sociais. O que vemos em geral é muita inveja aqui no Brasil e pessoas vingativas, principalmente as de classe social inferior. Sabemos que a palavra inferno quer dizer exatamente inferior. Pessoas inteligentes conhecem em primeiro lugar seus oponentes. Pessoas inteligentes tomam decisões inteligentes. Pessoas inteligentes podem ou não ter bom caráter. Pessoas inteligentes erram mas erram pouco e com poucas consequências. Agora, pessoas sábias evitam situações de risco desnecessário. Pessoas inteligentes sabem como fazer para obter resultados e não se intimidam frente a novos desafios. Pessoas inteligentes vivem mais e melhor e teoricamente tem potencial para serem também mais felizes.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Pesquisa aponta que pessoas de olhos azuis são mais inteligentes
Tenho a comprovação na família do meu pai: são 5 irmãs , sendo 4 de olhos verdes e uma de olhos azuis. A mais inteligente, que conseguiu mais avançar nos estudos e que chegou a assumir um cargo de chefia em uma empresa inglesa é justamente a de olhos azuis. Ponto para a pesquisa !!!
Como os ricos fazem
Na prática aquilo que é oferecido aos ricos e milionários é de alguma forma oferecido também a classe B por uma questão de escala. Os ricos querem que seus investimentos vençam a inflação e deem algum retorno. Você pode obter isso também. Os ricos frequentam hospitais TOP 1%. Nos conseguimos frequentar TOP 5% o que bastará para provavelmente 95% das doenças caso sejamos diligentes com nossa saúde. Agora, os ricos conseguem andar em carros de R$ 250.000,00 . Isso nunca poderemos. E os ricos conseguem viver em mansões de 10 milhões. Também não conseguiremos. No entanto, não precisamos andar em carros de R$ 250 mil e em imóveis enormes. Sabemos que esses carros não podem ser totalmente aproveitados por conta das limitações das nossas estradas e trânsito em geral. Da mesma forma sabemos que pessoas que moram em imóveis grandes acabam ficando em um ou dois cômodos principais. A comida de primeira também podemos ter. E amizades verdadeiras talvez somente nós possamos ter. O tempo, que é o bem mais precioso que existe, passará para os ricos e para nós. E a felicidade não está destinada somente aos ricos.
Pacientes normalmente não sabem se expressar
Essa é mais uma das dificuldades que o médico enfrenta: pouco tempo para atender o paciente e ele em geral também não ajuda porque desconhece a medicina, os médicos e suas limitações.Esse tipo de falha de comunicação pode ser fatal e muitas vezes o é. A corda vai sempre arrebentar do lado mais fraco. O paciente mais inteligente, mais bem informado, que investe mais em sua saúde com certeza tende a ser um sobrevivente. Aquele que arrisca mais, que é mais rebelde e ousado com certeza se expões mais e deve ter sua vida encurtada.
Qual é a melhor escola ???
Aquela em que seus avós e seus pais cursaram e se deram bem na vida ??? Ou aquela que você ouviu falar que é boa ??? A verdade é que muitas escolas não dão conta nem do currículo que o MEC estabelece que já é uma porcaria. E assim com a escola vão os profissionais: tem aqueles que não dão conta nem do mínimo que sua profissão exige. E assim vai o Brasil como quarto mundo em termos intelectuais.
Os investimentos dos médicos
A Mara Luquet conseguiu apurar onde os médicos aplicam seu dinheiro (que não é pouco). Surpresa !!! Os médicos aplicam dinheiro como eu !!! Exceto as aplicações em ações que acredito eu os médicos fazem por influência de seus gerentes bancários. Outro dia também o Mauro Hafeld comentou que bancários podem ter vantagens que os demais correntistas não tem e que portanto nem todas as dicas que ele dava se aplicavam automaticamente aos bancários. Médicos por terem dinheiro e bancários por terem acesso a informações mais detalhadas. São esses os paradigmas para investidores aqui no Brasil.
O mercado é dinâmico
O rei mercado muda de tempos em tempos. É assim porque o rei tempo a tudo corrói e destrói. Acontece que os ciclos podem ser longos dando a impressão de serem eternos. Há quem pense que será eternamente jovem. Há quem pense que seu imóvel valorizará para sempre. Há quem pense que empresas durarão para sempre. A minha impressão é que o governo será eterno apenas. Até nosso poderoso instinto sexual está diminuindo em vários países do mundo. Outros produtos eternos parecem serem os carros esportivos de luxo como o Corvette e Ferraris, bem como a V Max. A religião também está mudando. A arte parece-me também eterna. Como diz o Cortella: somos imortais mas podemos ser eternos !!!
quinta-feira, 2 de julho de 2015
Inteligência e Caráter
É isso que esperamos de uma pessoa bem formada e educada. Inteligência sem caráter é um perigo para os outros. Acima da inteligência somente o caráter. A questão é como conseguir isso particularmente aqui no Brasil onde somos o quarto mundo em termos intelectuais e segundo Mario de Andrade nosso herói é Macunaíma que não tinha nenhum caráter.
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Infelizmente é verdade
É triste mas é verdade: quem nunca foi bom caráter com o tempo só tende a piorar. E quem um dia foi pode deixar de ser. Por isso a felicidade será sempre dos poucos puros de coração. Tenho anotações neste blog que comprovam isso: pessoas que a 7 anos atrás já davam mostras do seu caráter condenatório, intolerante e insuportável que só pioraram com o tempo. Nesse período amigos se revelaram não tão amigos e familiares idem. Deprimente.
Países e pessoas subdesenvolvidas
Tomam decisões no curto prazo aparentemente mágicas e inteligentes que no médio e longo prazo levam a pobreza e miséria. É assim quando um pais decide pela moratória por exemplo. É assim quando você abandona a universidade sem concluí-la aqui no Brasil. É assim quando você abandona a escola para trabalhar. É assim quando você tem de beber ou usar outras drogas para esquecer um pouco suas mazelas. No Brasil, qualquer coisa no longo prazo é difícil de ser aceita pelos "brasileiros". É difícil devido a sermos quarto mundo em termos intelectuais. É assim com pais, com patrões, com governantes, com comerciantes, com empresários. Todos querem faturar no curto prazo e o futuro a Deus pertence. E assim temos egoístas e psicopatas aos montes aqui no Brasil dos intolerantes e velhos ranzinzas. Jovens sem futuro e velhos insuportáveis. Deprimente.
A escola pública te condena
Quem menos tem recursos intelectuais em casa em geral vai para a pior escola que é a pública. Logo, a junção de pais ignorantes com professores desmotivados e que vivem de bicos vai te condenar a ser um profissional de segunda classe, com ideias deturpadas a respeito de tudo. Conheço parentes e familiares que cursaram escola pública há 40 anos atrás e posso dizer que já naquele tempo foram influenciados negativamente por essa experiência nefasta. Estudos recentes mostram que a situação não melhorou e que mesmo os melhores alunos da escola pública são despreparados. Deprimente.
Assinar:
Postagens (Atom)