segunda-feira, 7 de junho de 2010

Educação e Instrução

Uma pesquisa de doutorado da psicologia da USP mostrou que os pais não são coerentes quando educam seus filhos. As premissas "idealizadas" não são seguidas na prática, algo como: na teoria acho que ser democrático com os filhos "bonito", mas, na prática, quero que eles façam o que eu mando. Na média somente uns 15% dos pais são coerentes quando se trata de educar seus filhos, de forma madura, adulta e com enfase no seu potencial pessoal. Ou seja, minha ideia de criar filhos, voltada para o seu crescimento e desenvolvimento em todas as áreas e direções, é exceção. Junte-se a isso a instrução, que é dada pela escola e teremos um panorama de onde são formados os individuos que encontramos no dia a dia. Sabemos que a instrução publica é um fiasco. A instrução particular depende muito dos interesses dos pais, pois são eles que pagam a escola. Assim sendo existirão escolas particulares de todos os tipos, desde as mais "bitoladas" e preocupadas com o conteúdo e com o que é exigido no vestibular até as mais liberais e preocupadas com a formação geral do indivíduo. Toda essa constelação mostra como é dificil formarmos seres pensantes, com auto-critica, questionadores e donos do seu proprio destino. Nossas crianças são massacradas por pais ignorantes e incoerentes e encontram na escola um curriculo desafado, professores demotivados e cansados (isso na escola publica). Na escola particular, podem encontrar professores que reforçam as ideias dominantes na cabeça dos pais. Sobra pouco espaço para ser criativo. Acrescente-se a isso a mídia e a propaganda, cujo objetivo é massificar o consumo, tornando todos mais iguais e teremos o que encontramos no jovem de hoje em dia: passividade.

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