Outro dia ouvi na CBN a Mara dizer que os quatro índices macro-economicos fundamentais para definir uma economia são: taxa de juros, taxa de cambio, índice de emprego/desemprego e índice de produção/venda de bens e serviços (PIB). A taxa de juros é uma variavel interna controlável, a taxa de cambio não: ninguém consegue regular o mercado de cambio por decreto por muito tempo. Nivel de emprego está diretamente relacionado com a produção de bens e serviços: quanto maior a demanda por certos produtos maior a demanda por empregados para produzir esses bens e serviços. Aqui temos feito várias considerações sobre emprego e profissões. Também escrevemos sobre os salários pagos pelos diversos trabalhos necessitados. Vemos portanto que a economia tem uma parte real (emprego e produtos/serviços) e uma parte "monetária": juros e cambio.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É fácil entender que os índices financeiros podem ser medidos ou modificados por decisão governamental, como no caso dos juros e depois podemos observar seus resultados nos índices reais da economia, como PIB e empregos. Vale o mesmo para os índices reais: queda no PIB significa menos emprego. O cambio é muito difícil de ser controlado senão impossível. Não existe tanta ciência assim nem mágica . . .
O cambio aqui no Brasil transaciona nesta época 1,3 bilhões de dólares por dia. Isso apesar da pequena participação do Brasil no comércio mundial.
Postar um comentário