segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Líder de Mercado Reputação Autoridade

Essas são as fontes de poder. Líderes de mercado em geral o são por bons motivos. O problema com o líder é que ele pode ser muito caro por algum motivo manipulador como propaganda. A reputação tem a ver com o que as pessoas falam a respeito de alguém ou algum produto. Aqui podemos ter outro erro: pessoas podem falar mal de coisas boas simplesmente porque não lhes convém, por inveja, por despeito. Existiram produtos muito bons que saíram de linha justamente por serem muito bons e não por serem ruins. Finalmente autoridade. Autoridade quer dizer autorizado. Cansamos de ver autoridades fazendo besteiras. Isso acontece nas empresas, no governo, nos poderes. Ou seja, é preciso muito cuidado com os poderosos de qualquer espécie pois as falácias são muitas aqui no Brasil que é quarto mundo em termos intelectuais. 

Um comentário:

Van der Camps disse...

Tanto de instituições e empresas quanto de pessoas as fontes de poder são as mesmas: alguém vem para o mercado e é melhor do que existe e se torna líder. Alguém é empossado como autoridade e tem a força de ser obedecido. Alguém faz um bom trabalho por um bom tempo e com isso granjeia boa fama: é a tradição fundamentada na reputação. Esses são os poderes humanos. Temos os poderes divinos mas aí é outra história . . .