sábado, 24 de novembro de 2012

Eu e o biopsicossocial

A bilogia me ajudou mas eu nunca quis investir muito nela. Por isso ela me derrubou uma vez ou outra. Já o psico foi sempre me praia. Minha opinião é que o psicológico precede a maior parte das doenças, uma vez que quando a cabeça não pensa o corpo padece, mais cedo ou mais tarde. O social sempre me impactou pouco. Nunca fui muito influenciado por lorotas que as pessoas contam, uma vez que tenho forte formação científica, além de ter sorvido na sabedoria dos grandes nomes da humanidade. O social me impactou da pior forma possível, através da inveja e hostilidades dos outros. Resumindo: o psicológico é minha praia. Gosto muito de Jung e não dispendo os outros grandes da área. Teria sido um psiquiatra terapeuta com muito gosto ou um jornalista investigativo de sucesso.

4 comentários:

Van der Camps disse...

Dominando o psico a genética (bio) e a sociedade (social) podem ser facilmente entendido e aprendidos, de forma a compreendermos porque as coisas são como são e porque não podem ser diferentes . . .

Van der Camps disse...

Ser psico te leva para ser sábio. Alguns chamam de Guru: um chefe te diz vá. Um líder te diz vamos. Um guru te diz por aqui. Eu alterno as posições de líder (algumas vezes) mas gosto mesmo da de Guru. Por aqui, este é o caminho, é um dos meus prediletos assuntos. Aliando a ele estão as previsões que gosto de fazer.

Van der Camps disse...

Diz o Gikovate que cada psiquiatra que ele conhece escolhe ou o biológico ou o social ou o psicológico para defender suas opiniões e terapias. Parece que o psiquiatra não consegue dar o devido valor a cada uma das variáveis e ser eclético segundo ele. Já li livros que defendem cada um desses pontos de vista. O Gene Egoísta é um deles. Para os defensores do social a sociedade molda completamente o comportamento dos indivíduos e para a linha psicológica diz que o indivíduo, ou seja, a pessoa como ser único é que determina o que ele faz ou deixa de fazer. É claro que a realidade é uma mistura de todas as três variáveis . . .

Van der Camps disse...

A explicação pode estar no mapa astral de cada um. Os filhos de Urano acreditam na individualidade. Os filhos de Saturno acreditam nas regras sociais estabelecidas e os filhos de Marte ou Vênus acreditam na biologia . . .