quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jeitos de Ganhar Dinheiro

A grande maioria das pessoas tem de ganhar seu sustento com o uso de suas mãos e produzir algo palpável e visível. No entanto existe uma classe de pessoas que usa muito mais a inteligencia que as mãos para ganhar dinheiro. Essas pessoas tem em geral o "poder da caneta". É o caso dos médicos clinicos, dos advogados, dos gerentes, diretores e presidentes, dos engenheiros, bancários. Essa classe de pessoas "mexe" com as variaveis ao inves de produzir algo palpavel e mensuravel pelos instrumentos de medida usuais. Trata-se de algo mais sutil, como ganhar dinheiro especulando na bolsa de valores. Em geral essas profissões tem como fundamento o conhecimento e a informação (as vezes até a sabedoria), adquiridos com o estudo e a experiência prática. É o caso daquela piada sobre o conserto do navio que havia parado em alto mar: Preço: 20.001 dolares: 1 dolar pela martelada no cano e 20.000 por saber ONDE dar a martelada !!!

99% Do que é escrito nos Blogs é Repetição

Segundo pesquisa divulgada pela Folha (olha nós aqui na estatística !!!) 99% do que é escrito nos blogs é repetição de notícias divulgadas pela mídia tradicional, ou seja, jornais, revistas, etc. Então parece que aquela lei de Lavosier é verdadeira: NADA se cria, TUDO se copia . . . Lamentável essa estatística. A maioria das pessoas portanto não tem nada a dizer de realmente novo e inédito. Outro dia apareceu um indício disso, onde outra pesquisa, dizia que o que era realmente novidade aparecia no jornal. É claro que existem os mais diversos jornais, inclusive os de empresa, sindicais, associação de classe, etc etc etc. No jornal de grande tiragem as noticias tem uma lógica, tanto que os cadernos são sempre os mesmos: Poder (politica), Mercado (dinheiro, renda), Esportes, Artes e Espetáculos (Ilustrada), Cotidiano (Cidades). Sabemos que a história passa pelos jornais e que a historia é a mãe de todas as ciências sociais. De todas as forças que movem nossas vidas, que são a própria força do estado, representada pela lei, do mercado (aqui no caso financeiro) e a tradição, temos que somente a tradição não está representada explicitamente, estando, no entando, representada pelo próprio jornal, que existe há séculos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O desejo de progredir

Muitas pessoas desejam progredir em suas vidas. Outras nem tanto. O progresso pode ser profissional em uma grande empresa por exemplo. Outros preferrem a segurança das situações já conhecidas. Uns gostam da emoção outros da previsibilidade. Quem sabe a razão ? Temos quatro areas basicas para progredir: fisica, emocional, intelectual e espiritual. E, conforme a crença, muitas vidas futuras . . .

quarta-feira, 19 de maio de 2010

No Brasil tudo que não está previsto na lei não é crime

É por isso que o pessoal "esperto" vive arrumando nomes diferentes para velhos golpes. Todos procuram sobreviver e aumentar seus ganhos, mesmo que para isso precisem inventar produtos, nomes, estratégias. É isso que as novelas ensinam: Como se dar bem na vida sem fazer força, de preferência através de um casamento, de uma herança ou de uma sucessão em uma empresa. Nunca através do esforço proprio e do trabalho duro. Podemos entender isso de outra maneira: a esfera do que é considerado CRIME é muito menor do que é considerado IMORAL. Por isso existe muitas coisas imorais que não são crimes e portanto não são puníveis. Outras coisas são crimes mas a punição não é possível, o que beneficia o criminoso.

Ser bem sucedido pode não significar muita coisa

Existem pessoas que são muito bem sucedidas profissionalmente, mesmo porque em muitas profissões não é necessario "ser gente". Esta afirmação está ligada aos artigos anteriores, sobre empatia/egoismo/inteligencia. Na verdade é até mais comum que uma pessoa extremamente egoista consiga sucesso profissional em algumas atividades pois, não tendo que dividir suas energias com os problemas alheios, pode se concentrar nos objetivos do trabalho. E como a renda vem fundamentalmente do trabalho, encontraremos pessoas "ricas" que são uma porcaria em termos humanos. Aqui parece que Jesus Cristo já nos tinha avisado: é mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha que um rico entrar nos reinos do ceu . . .

O que é mais importante para o mundo pode não ser suficiente

Em geral, uma das primeiras coisas que as pessoas perguntam quando são apresentadas é a profissão do seu interlocutor ou o que ele faz na vida. Parece que a partir dessa informação fica estabelecida uma "hierarquia", pois a profissão (ou a fama, ou o cargo ocupado) mostra o lugar de cada um na sociedade. Muito já se falou sobre os preconceitos, que os mesmos são uteis porque ajudam a minimizar a necessidade de pensar e portanto facilitam a tomada de decisões. Em uma conversa superficial não existe tempo para conhecer realmente a outra pessoa. Exceto pessoas que são notoriamente publicas, o outro ainda é um estranho. Hoje em dia podemos conhecer a trajetoria profissional de uma pessoa (caso ela seja um profissional do mercado, tenha trabalhado em empresas com algum significado). Mesmo em um negócio qualquer estamos sempre arriscados a sermos enganados, já que o sabemos do nosso interlocutor é basicamente sua profissão. A falta de transparência faz a riqueza da maioria dos comerciantes e intermediarios. Para se conhecer as intenções de uma pessoa precisa-se de tempo e informações de terceiros. Para desenvolver confiança também. É necessario que situações menores aconteçam, para que se teste o caráter da pessoa em questão. Isso por que quem não sabe agir quando das pequenas coisas, em geral, não saberá cuidar das grandes questões também . . .

sábado, 15 de maio de 2010

Você não fica com o que de melhor existe . . .

Você não fica com o de melhor existe mas com o que de mellhor você consegue. Vale para tudo: estudo, saude, educação., namoro, emprego. Só não vale para familia, pois aqui você não consegue nada, ela existia antes de você. É claro que se formos em termos de crença religiosa até a familia é a que você merece . . .

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pais e Filhos

Nossa sociedade está fundamentada no que costuma-se chamar contrato social. Ou seja, como os seres humanos, diferentemente dos demais animais, não são guiados apenas pelo instinto, foi possivel estabelecer-se regras de convívio, de forma que alguma liberdade individual fosse perdida, em beneficio de todos. É claro que todas as regras podem ser quebradas e para esses casos existem as sanções legais. De todas, a regra mais sagrada é aquela que é estabelecida entre pais e filhos e vice-e-versa, ou seja, pais e filhos tem um vinculo sagrado de ajuda reciproca. Acontece que nos ultimos tempos aqui no Brasil temos sido bombardeados por filhos que matam os pais e por pais que matam os filhos. A sociedade se sente ameaçada com esses casos, pois se nem a regra pétrea do convivio social é respeitada, o que se dirá das demais.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Pobreza e o Casamento

É sabido que em termos de namoro/casamento (relacionamentos estáveis de longa duração) semelhante atrai semelhante: quem tem nivel superior, procura um parceiro com o mesmo nivel, o mesmo vale para beleza fisica e nivel socio economico, com algumas considerações: homem pobre só fica com mulher feia. O homem quando é pobre, em geral é duplamente penalizado: pela pobreza em que vive e pela mulher que (em geral) vai conseguir. Já a mulher pobre, caso seja bonita, pode conseguir um casamento vantajoso, até certo ponto. O homem pobre e bonito não tem a mesma oportunidade, a não ser que se ajunte com alguma mulher mais velha e rica. E como sair da pobreza ? Atraves do trabalho, dos negócios ou da bandidagem. O caminho do trabalho passa pelo estudo, pelos interesses e pelas habilidades. Já os negócios podem passar longe do estudo superior. Um bom comerciante tem outras qualidades, que não se aprendem na escola. A bandidagem em geral se aprende na rua, com as más companhias. Tudo se resume na velha luta por amor e glória que costumam andar juntos.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Médicos X Advogados

Quem é melhor remunerado ? Os médicos ou os advogados ? Depende do médico e do advogado ... Na verdade o advogado pode ganhar muito dinheiro, principalmente caso aplique os percentuais que a Ordem dos Advogados recomendam. No fundo tudo depende de quem é o cliente: caso ele seja rico, o normal é que seus advogados e médicos sejam também os mais famosos e supostamente competentes. Bons advogados ganham muito dinheiro, em parte devido a concorrência ser pobre e ruim, com muitos picaretas e incompetentes. Quanto aos médicos, temos que os mais ricos são os cirurgiões, pois, em geral, nesses casos, a vida do paciente pode estar em risco (e morto o dinheiro não vai lhe servir para nada). Os clinicos tem ganhos mais modestos, mesmo porque o conhecimento que possuem em geral não é exclusivo, já que os diagnosticos se repetem e médicos experientes tendem a acumulá-lo. A exceção está para aquelas doenças que ninguém conhece, como doenças genéticas raras. Nesses casos, a pessoa com recursos procurará um especialista de renome, até ouvir um diagnóstico supostamente definitivo. Nos grandes escritorios de advocacia quem faz o trabalho são profissionais subalternos e mal pagos. O advogado famoso somente aparece para supervisionar o trabalho dos demais ou para atender a um cliente especialmente importante. Já o médico, famoso ou não, atende diretamente seu cliente. Advogados assinam muitas vezes uns pelos outros ou então emitem procurações em nome de vários colegas. Medicos não podem fazer isso (ou não poderiam) pois a sua responsabilidade é com a vida do paciente (o advogado lida com os bens e com a liberdade, valores, em teoria, menores que a vida).

terça-feira, 4 de maio de 2010

Conclusões a Respeito de Profissões

Hoje ouvi um ex-executivo e empreendedor dizendo que quem não gosta de matemática na escola não deve fazer engenharia. Aqui temos um porém: quanto da dificuldade é devido ao aluno e quanto aos maus professores ? O certo é alguém ter bons professores, e, se mesmo assim perceber que não leva jeito para a coisa, então descartar essa possibiliade. Outro indicador é o contrário: mesmo com maus professores, o aluno ser disciplinado e fascinado por matemática, sendo autoditada e participando de olimpiadas por exemplo. Esse aluno com certeza tem de seguir carreira na área de exatas (em engenharia). Cálculos basicos todos tem de saber. Muito se pode aprender pela repetição e imitação. As profissões são muito mais do que se aprende na escola mas não podemos negar que a base está na escola. Ler e escrever e ter agilidade mental são fundamentais em qualquer profissão. Eu realmente não tinha facilidade em matematica. Tinha em portugues e nas demais materias, como física e ciencias. Matematica é uma linguagem muito utilizada nas ciencias. Poderia seguir qualquer profissão, menos artes e musica.

Reminiscencias do Passado - Dra Liliane

Hoje voltei a encontrar a Dra Liliane depois de 6 anos. Acho que nosso ultimo encontro foi em 2004, ainda na terapia de grupo do Sedes Sapientae. Naquela epoca meu pai faleceu e minha depressão piorou mais ainda. Felizmente me curei em 2007. Perdi o contato com a Dra pois me tratava no Bezerra de Menezes. Acontece que os medicos do Bezerra mudam muito e fiquei com saudade de conversar com a Dra. Pelo fato do reembolso do meu convenio ser razoavel, consegui negociar com ela o valor da consulta. A Dra tem um bom currículo e um belo consultório na Vila Madalena aqui em São Paulo. Foi um encontro agradável. No terreo do prédio existe até um café para relaxar caso você chegue antes do horário da consulta. Gostei de revê-la.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Assuntos Gerais e Inespecificos que me atraem

Todos leem o que lhes interessa, por razões profissionais, de lazer ou por sede de conhecimento. Alguns assuntos gerais me interressam muito e, por ter lido tanto sobre eles, as vezes acho que tenho pouco a aprender. No entanto, sempre alguma coisa marginal se aprende. Isto para aqueles que gostam de ler e explorar o mundo do conhecimento. No Brasil de muitos analfabetos temos muitos leitores tambem. Vejamos os dois assuntos mais importantes na vida das pessoas: namoro (escolha do parceiro), casamento e filhos de um lado e, estudo trabalho, emprego e profissão de outro. Esses assuntos foram explorados a fundo por mim, inclusive neste blog. Outro assunto importante é o relacionamento entre as pessoas e os amigos. E por fim a familia e os conflitos de geração. Pensar dá trabalho. É muito mais fácil não ser questionador, ponderado e reflexivo e achar que as coisas são como são e que devem continuar assim para sempre. Tambem podemos citar as relações com o governo e a sociedade. Nesta esfera fomos afetados indiretamente, já que não podemos fugir deles, a não ser que mudemos de país. Muitos não tem essas aspirações. Ficam olhando para os proprios umbigos e vivem felizes, na concepção deles.

Favoritos

Todos nós temos os nossos favoritos: pode ser um tio ou uma tia, um dos pais, um irmão ou irmã, primo ou prima. No emprego o mesmo acontece: chefes ou colegas preferidos. A lista pode continuar indefinidamente: vizinho, amigos, fornecedores, clientes, partidos, religiões, time de futebol. Então porque as vezes nos incomodamos quando não somos os favoritos dos outros ? Afinal cometemos o mesmo "crime" tantas vezes . . . Nos dias de hoje precisamos saber escolher "nossos" favoritos, porque a possibiliade de decepção é grande. Com o tempo muitas pessoas mudam de carater e isso pode ser perigoso: podemos confiar em quem não merece. A tradição pode exercer muita influencia sobre o que podemos considerar como favorito. A mídia também pode "fazer nossa cabeça". Aqui temos o "mercado" que pode ser modificado pela propaganda, pela tradição e pela força. Quem são os meus favoritos ou preferidos ? Uns poucos e, com o tempo, os mesmos tem diminuido . . .