Pesquisa recente identificou que além dos prejuízos financeiros e emocionais, o divórcio também causa danos a saúde do indivíduo. Pois é . . . só quem se divorciou é que sabe. Para quem nunca se divorciou isso não passa de "frescura" . . .
quinta-feira, 30 de julho de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Conspícuo
Todos nós somos indivíduos (= não divísivel) mas alguns são mais iguais do que os outros. Muitos são "convencionais" em suas atitudes, pensamentos e atos. Outros são "rasteiros" em suas ações (já escrevi muito sobre estes . . . ). E alguns são "conspícuos", ou seja, únicos, diferentes, originais, eminentes. O diferente assusta e é muitas vezes alvo de crítica, em geral pelos "iguais". Acontece do diferente estar muitas vezes a frente do seu tempo e ser por isso incompreendido. A pressão para fazer tudo sempre igual é muito grande, até por razões mercadológicas (a produção em série existe para isso). A religião é outra fonte de "padronização". Max dizia que a religião era o "ópio do povo". A liberdade para quem é prisioneiro de idéias obsoletas é uma utopia. Como disse Cazuza: "Suas idéias não correspondem aos fatos. Sua piscina está cheia de ratos . . . "
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Conflitos
Os relacionamentos são condicionados por três variavéis que já citei: duração, intensidade e frequência. Então analisando a vida das pessoas comuns, sabemos que as pessoas estão em geral na escola, no trabalho ou em casa. Assim sendo, os conflitos podem surgir com força nesses espaços. Na escola com colegas ou com o professor. No trabalho com chefe ou colegas. Em casa com pais e irmãos ou mulher e filhos. Muitas vezes a pessoa só estuda ou só trabalha, o que minimiza o potencial de conflito. Viver em paz, com a minimização de conflitos muitas vezes é impossível. A solução muitas vezes só é conseguida com o afastamento das pessoas que causam o problema. Pena que isso nem sempre é possível.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Ética
A ética é fonte de estudos filosóficos e também antropológicos. Fácil de se entender e difícil de se ver por aí hoje em dia, a ética do dia a dia pode ser resumida basicamente no maior mandamento cristão, ou seja: não faça aos outros o que não queres que te façam. Também temos os 10 mandamentos, que se observamos bem, nada mais são que preceitos éticos. O que mais vemos hoje em dia são pessoas agindo no curto prazo de forma não ética, conseguindo vantagens através de mentiras e engodos, que não se mantém com o tempo más, que talvez sejam excessivamente prejudiciais, comprometendo o futuro das suas "vítimas". Li recentemente que o dever do pai com relação a seus filhos é o de ensiná-los a observar a lei. A lei de Deus e a lei dos homens. E a lei mais justa e mais importante é de fácil assimilação: é a lei do amor !
domingo, 19 de julho de 2009
Tradição Familia e Propriedade
O nome deste artigo é emblemático: foi escolhido para ilustrar as pessoas que são tradicionais, defensoras das (suas) familias e adeptas da propriedade (particular) em oposição aos bens públicos. Serviu de inspiração para escrever sobre quem pensa dessa maneira, que antigamente era considerada de extrema direita. Como direita é definida como quem está no poder, ser de direita hoje seria ser do PT. Essas forças sempre existirão: o novo esforçando-se para superar e ocupar o lugar do velho. O velho lutando para manter seu status e sua posição adquirida. Foi tema de muitas músicas. A ocorrência de nomes pejorativos como "genérico" ou "alternativo" descrevem essa lógica. Aqui também temos a opressão da ditadura da moda por exemplo: quem ousar ser diferente será ridicularizado. Ser original tem seu custo. Fazer parte da vanguarda também. Ser tradicional é mais fácil e tem menor custo energético, e, como diz a lei da termodinâmica, será sempre o estado para onde as coisas e situações convergem.
domingo, 12 de julho de 2009
Como ser promovido
O jeito mais fácil de ser promovido é o seu chefe ser transferido, demitido ou promovido. Isso porque, nas expansões das grandes empresas, em geral são contratadas pessoas de fora, com muita experiência no novo negócio que está sendo efetuado. Em pequenas empresas, uma expansão pode resultar em promoção: a pessoa de confiança pode ser deslocada para a nova filial na China, por exemplo. Pode acontecer o contrário: a empresa reduz níveis hierárquicos por conta de uma crise e alguém do escalão mais baixo é "promovido", assumindo maiores responsabiliadades, com um pequeno acréscimo no salário, e um cargo pomposo por exemplo. Matéria interessante sobre a carreira diz que somos contratados por nossas habilidades técnicas, que são aprendidas na faculdade. Seremos, no entanto, promovidos por nossas competências pessoais no trato de pessoas e chegaremos a cargos de chefia por nossa capacidade de comandar. Tudo muito bonito na teoria e num mundo perfeito . . .
Onde Gastar seu Rico Dinheirinho ?
Estamos falando do dinheiro "extra", excluindo-se aquilo que é essencial. Falo do supérfluo: Viagens, carros esportivos ou luxuosos, motos possantes, casa na praia, casa de campo, festas. Pessoas existirão que ao invés de gastar esse dinheiro vão guardá-lo no banco ou investí-lo em casas de aluguel, visando uma renda passiva para o futuro. As pessoas que posso observar mais de perto são meus amigos, familia e parentes. Como seria de esperar temos representantes em todas as categorias. Como já disse antes: cada cabeça sua sentença !
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Os Outros - De novo !
Incrível como nos últimos dias a percepção dos outros foi novamente ressaltada. Sempre soubemos que a maioria das pessoas são mediocres, egoistas e obtusas. São portanto potencias fontes de problemas e aborrecimento. Estamos cercados por elas: no condomínio sempre existem idiotas que não sabem vivem em sociedade e que causam problema. Mesmo morando em bairros de classe média isso acontece. No trânsito esse problema é recorrente. Egoistas de todo tipo prejudicam os demais, quer sendo com seus carros velhos e sem manutenção que vivem quebrando ou provocando acidentes como os motoqueiros imprudentes. É impossível sair de carro em São Paulo sem cruzar com esses tipos. Por fim essas pessoas, como não poderia deixar de ser, estão presentes em nossas famílias: são primos, as vezes tios ou tias ou até mesmo irmãos que nos criam problemas e nos aborrecem com suas infantilidades. Outras vezes são os "agregados" que causam isso. Realmente, viver e conviver no Brasil e em particular em São Paulo é um grande exercício de paciência.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
RAIS
Muito interessante a análise estatística da RAIS, disponivel no site do CAGED do governo. Lá fica-se sabendo quem ganha quanto, quem está empregado e quem tem estudado mais. Uma análise superficial mostra que quem paga os salários mais altos na média são os bancos e seguradoras (cerca de 3.300,00 por mês). Também verifica-se que as empresas maiores pagam melhores salários (empresas com mais de 1000 empregados). Que os amarelos ganham em média mais que as demais raças. Que muito mais mulheres estão sendo empregadas com nível superior mas que essas mesmas mulheres ganham menos que seus colegas homens com nível superior. De uma forma geral, áreas com maior necessidade de expertising pagam melhor. O que não devemos esquecer que os dados são referentes a quem tem emprego. Assim sendo, uma determinada área pode ser muito interessante para os jovens mas talvez devido a concorrência e poucas vagas disponíveis seja difícil entrar e se manter empregado nessas áreas. Outra consideração é que estamos falando de empregos na iniciativa privada. No serviço público os salários são muito melhores e os benefícios idem.
Assinar:
Postagens (Atom)