O erro clássico em muitos casamentos é casar-se imaginando como o parceiro evoluirá no futuro. Na prática devemos ser pragmáticos como as empresas ao contratar e promover seus empregados: acreditar somente no que pudermos comprovar. As empresas buscam seus profissionais nas escolas conforme aquilo que já provaram. Por exemplo, quando buscam profissionais iniciantes na USP ou GV sabem que são pessoas selecionadas previamente e não "qualquer um", pois passaram por vestibulares concorridos e graduações exigentes. No entanto isso apenas serve para uma primeira seleção e entrar na empresa. Já exercendo a função seremos novamente expostos a situações que mostrarão se somos dignos de passar para o passo seguinte, como uma promoção, por exemplo. Embora pareça muito racional, muitos sugerem esse mesmo processo para um relacionamento amoroso: namoro, noivado e casamento seriam "provas" gradativas pelas quais o casal deveria passar. Interessante não ? O problema é que os relacioamentos podem acontecer cedo na vida de uma pessoa e ela pode não ter tido a experiência adquirida no trabalho. Pode ter tido apenas a experiência de ter sido estudante, e a experiência de estudar e avançar de série é de natureza diferente (teoria/situação ideal) da realidade.
domingo, 31 de janeiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
O Tempo é inelástico e não pode ser acumulado
Esses diferenciais fazem toda a diferença. Dinheiro pode ser acumulado e pode ser esticado, ou seja, podemos esticá-lo (fazendo um empréstimo ou comprando a prazo). Já o tempo além de inelástico e não acumulável também é inexorável, pois temos uma vida limitada e não sabemos quando ela terminará. Assim sendo, administrar o tempo é tão ou mais importante que administrar o dinheiro. Como exemplo podemos lembrar que morrer rico, sem ter aproveitado da riqueza, pode ser uma das maiores imbecilidades que o ser humano possa fazer. Do mesmo modo, viver muito acima de suas posses e do que a prudência determina, chegando a velhice pobre e desamparado, também pode ser considerado uma imbecilidade sem tamanho. Resta-nos dosar o tempo e o dinheiro com sabedoria, para que possamos viver bem e em plenitude, até quando Deus assim o quiser.
A diferença entre o serviço publico e o privado
A principal diferença é que no serviço publico não existe a concorrência. Como consequência o funcionário público não é pressionado para obter resultados. Não tem muitos incentivos para produzir mais e melhor, porque irá ganhar a mesma coisa. Na iniciativa privada existe o dono capitalista do negócio, a pressão pela qualidade e pelo lucro e a concorrência, que no capitalismo está representada pelo mercado e seus participantes. No serviço público não existe mercado pois suas atribuições são monopólios do governo. Assim, no Brasil, do ponto de vista do empregado, a melhor solução ou a solução ótima é ser funcionário público de alto escalão e excelente remuneração e utilizar-se de serviços privados de qualidade. Assim sendo, veja se algum juiz vai se tratar no Hospital do Servidor Público Estadual ou então coloca seus filhos na escola pública. Isto quando falamos de saúde e educação, diferenciais básicos de civilidade e desenvolvimento humano. No meu caso em particular, não uso nada do governo, seja municipal, estadual ou federal. Ao contrário, além de não usar, pago muito imposto para os outros usarem, mesmo sendo de baixa qualidade. Uso apenas o que sou obrigado a usar, como por exemplo o judiciário, já que não existe opção.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Por que o Dolar é a moeda de troca do mundo
É uma questão de confiança. Os Estados Unidos ainda são a maior potência do mundo, em termos economicos, financeiros, culturais, militares, educacionais. Por qualquer angulo que observemos, eles estão na frente (pelo menos no conjunto da população. Existem países menores que se destacam em itens específicos). Sua moeda é a mesma desde muito tempo atrás (ao contrario do Brasil, que na época da inflação criava uma moeda atrás da outra), não deram calote na dívida publica até hoje (muitos pequenos bancos faliram no entanto por lá também). São potanto confiáveis, já que tem caráter e competência (algumas vezes arranhada é verdade). Os seus deslizes são "consertados" com regras e punições cada vez mais rigorosas e dessa forma vão tentando sempre acertar ou entao errar menos que os outros países.
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
O Playboy e as Mulheres Bonitas
O sonho de muito homem é ter nascido rico para ser um playboy e desfrutar de prazeres sexuais com varias mulheres ao mesmo tempo ou não. Como bom seria ter 20 anos e um Porshe ou algo equivalente, muito dinheiro para gastar e nenhuma preocupação maior com a vida. Com certeza muitas mulheres gostariam de desfrutar da companhia desse personagem, mesmo porque existem muitas moças, em particular as bonitas, que não são muito afeitas a estudar e a ganhar a vida com um emprego, preferindo um bom casamento. Seria uma vida fútil ? Talvez. No entanto seria muito prazerosa já que o prazer é o resultado da satisfação dos nossos desejos. E as mulheres bonitas mas que não são ricas ? Essas deveriam se aventurar com algum playboy e sonhar com um casamento "de novela" ? Alguns desses casos terminam nas páginas policiais. Talvez essas moças bonitas deveriam sim casar-se com alguém de nível sócio-econômico superior ao seu porque isso é bom em vários sentidos. No entanto, também deveriam amar esse homem por suas outras qualidades, porque sem admiração recíproca não existe casamento que dure e como disse o Sr. Gikovate: dinheiro pode não ser o principal, podendo ficar em segundo lugar, mas em terceiro é que não está !
domingo, 17 de janeiro de 2010
Ascensão Social
Uma frase emblemática sobre ascensão social é a de um economista que diz: as pessoas estão agrupadas num prédio de apartamentos, onde cada andar representa um estrato social. Enquanto a maioria das pessoas sobre os andares pela escada, isto é, de forma lenta e gradual, alguns pouco conseguem subir de elevador. Eu conheço alguns que subiram de elevador e eles são sempre singulares e se destacaram por algum motivo especial. Podemos observar isso nas nossas famílias. Em geral quem saiu de um nível mais baixo consegue ascender somente para o andar superior aquele em que se encontrava. É aquela história do progresso entre as gerações. O interessante é notar que quem está nos andares superiores não quer descer, e, caso os "apartamentos" não aumentem haverá uma brutal competição pelos poucos lugares disponíveis. Aqui pode entrar todo tipo de favorecimento e desonestidade. No passado os empregos públicos ou nas estatais eram "abertos", ou seja, as pessoas eram contratadas sem concurso público. Hoje existem cargos politicos de confiança e outros indicados. A meritocracia existe mas não para todas as posições interessantes.
sábado, 16 de janeiro de 2010
A Realidade e o Simbólico
Muitas pessoas somente desenvolveram a capacidade de acreditar naquilo que veem ou que podem tocar. Ou seja, abstrações são muito sofisticadas para elas. Qual será a porcentagem de pessoas nessa condição ? com certeza muitas, uma vez que a matemática, por exemplo, é dominada apenas por 5% dos nossos estudantes. Essa caracteristica reflete-se na vida cotidiana das pessoas: assim sendo, para essa classe de pessoas, somente tem valor os bens materiais "reais": uma grande casa, um belo carro, maços de dinheiro no bolso, joias, equipamentos eletrônicos de última geração. Assim também agem os aposentados que retiram todo o valor da sua aposentadoria em espécie. Nessa classe de pessoas, quanto mais melhor, principalmente em termos da casa em que moram. É claro que podem existir outras razões para esse comportamento, como lavagem de dinheiro ou sonegação fiscal. É também notório como muitas pessoas "esquecem" de recolher os impostos e de seguir as regras com relação ao registro de bens movéis (autos) e imóveis. Como foi dito antes, os registros são simbolos de uma realidade. Os guardiões dos registros (simbolos) são os cartorios de registro civil, cartorios de protesto, de títulos e documentos e imobiliarios. Os veículos são responsabilidade dos DETRANS, e o dinheiro dos bancos, corretoras e demais agentes financeiros.
Assinar:
Postagens (Atom)
