terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Lei e a passada de mão na cabeça . . .

Em relação a lei existem varias frases tais como : Dura a lei mas é a lei ou então para os amigos tudo para os outros "a lei" ! A verdade é que a familia em muitas vezes faz a "sua lei", principalmente em direito de familia ou envolvimento com drogas. Em uma empresa isso tambem pode acontecer, principalmente se ela for familiar. Favorecimento sempre existiu bem como o fator sorte. A verdade é que sempre mais facil nadar a favor da maré pois do contrario a tendencia é se cansar e desistir . . .

sábado, 28 de agosto de 2010

Amizade

Já li que os amigos verdadeiros se formam na passagem da adolescencia para a idade adulta. No meu caso isso é verdade. Os amigos serão, então, em geral, seus vizinhos, muitas vezes frequentadores da mesma escola, pelo menos no caso do 1o grau, já que no 2o grau os alunos podem se deslocar mais. Quem mora em condominio pode fazer seus amigos nesse ambiente. E quem não frequentou a escola ? Nesse caso, sobram quase exclusivamente os vizinhos. Esse é o caso de uma tia minha. E quem não tem amigos ? Ai sobram apenas os parentes, com todas as limitações que essa escolha representa. Segundo este pensamento, o local em que você passa a infancia seria fundamental para o seu desenvolvimento futuro. No entanto, com os problemas de segurança de hoje em dia, as crianças não brincam mais na rua. Temos então os condomínios e esses lugares tambem tem uma relação com a renda das pessoas. O valor do condominio seleciona a renda de quem mora ali. O valor do apartamento tambem, porque a maioria dos novos é financiada e a prestação tem relação direta com a renda da familia. E, finalmente, o bairro tem a ver com o nivel educacional das pessoas, que de novo tem relação direta com a renda. Eu morei em vários bairros e tenho experiência nesse assunto. A amizade é considerada um relação mais elevada que o amor tradicional. Por isso o Gikovate fala em + amor, que seria o amor com amizade. Esse seria o ideal supremo nos relacionamentos interpessoais entre os sexos apostos. A amizade não é exclusivista. Já o relacionamento amoroso é.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

As dificuldades da vida

Como vimos na sintese, o dinheiro os relacionamentos (amor) e a saude resumem a nossa vida aqui na terra (existe a transcendencia mas é para poucos). Assim as dificuldades estão localizadas nessas mesmas áreas: conseguir emprego e se manter nele, conseguir e manter bons relacionamentos e conseguir e manter boa saude fisica e mental. Os problemas ocorridos numa area, emprego por exemplo, são transferridos para as outras duas, em uma possível separação e/ou numa depressão. Por estarem interligadas é necessario tomar conta de todas as áreas simultaneamente, não descuidando de nenhuma delas. Imprevistos e infelicidades podem acontecer em todas elas e nessa hora a sua familia e os seus amigos serão fundamentais para que você consiga se reerguer e dar a volta por cima,

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A capacidade de ouvir e perguntar

Poucas pessoas possuem a capacidade de ouvir. E muito poucas tem a capacidade de fazer perguntas pertinentes. Talvez pela função que exerci, estou acostumado a ouvir as pessoas e a fazer perguntas, antes de chegar a uma conclusão definitiva. Faço como um terapeuta ou psicanalista, com uma diferença: tomo a iniciativa ao fazer perguntas. Depois de perguntar e ouvir com atenção, pondero o que ouvi, isso porque existem pessoas confiáveis e outras não. E finalmente reflito, pois a experiência passada e os conhecimentos acumulados são importantes para uma conclusão. É assim que me oriento no mundo e busco a felicidade, que está escrita até na constituição americada: Todos são livres para buscar a felicidade . . .

Quando encontramos pessoas ignorantes e atrasadas

Quando encontramos essas pessoas e não temos negócios (ou afetos) com elas o melhor é fugir para evitar aborrecimentos. Caso você se envolva afetivamente com uma pessoa dessas, o melhor, por mais dolorido que seja, é se afastar o mais rapidamente possivel, antes que apareçam filhos ou outros complicadores. Em termos de famila o procedimento é o mesmo: afastar-se e manter "relações diplomáticas". Já nos negócios a solução pode demorar, uma vez que o que não pode ser resolvido de imediato deve ser "administrado". Devido a limitações pode ser inviavel mudar de fornecedor ou de clientes. São as imperfeições inerentes a cultura, ao povo e ao governo, por exemplo. Ai só mudando de país !

A resistência

Comentamos no artigo anterior os papeis tradicionais. Com as mudanças em curso, que já tem pelo menos 50 anos (a pilula foi inventada em 1960 e permitiu a mudança dos papeis) existem pessoas que resistem a aceitar as novas condições. É o caso de homens que sentem-se diminuidos quando sua mulher passa a ganhar mais que eles e não raro terminam o casamento. Ou mulheres que sentem-se ameaçadas por homens que decidem influir na educação dos filhos e nos cuidados com saude, por exemplo. Sim, porque a sociedade durante seculos foi estruturada em uma hierarquia que era: marido manda na mulher (por conta de ser o provedor da familia) e mulher manda nos filhos e irmão mais velho manda no irmão mais novo. Essa estrutura está em extinção e o que precisa emergir são relações mais igualitárias. Pessoas idosas ainda tem essas ideias na cabeça. É triste ver como são atrasadas e ficaram perdidas no tempo. A evolução no mundo não é homogenea e a nova estrutura vai demorar muitas decadas para chegar aos lugares mais atrasados.

A Sintese

Em artigo anterior pudemos notar que tudo gira em torno de dinheiro, amor (relacionamento) e saude. Levando em conta que as pessoas não são autodidatas mas que ao contrario, somente conhecem suas proprias experiencias e o que "ouviram dizer", podemos fazer uma avaliação preliminar do conhecimento de uma pessoa pela sua profissão (e nem sempre). Assim sendo, uma pessoa formada em finanças e que trabalhe na area pode saber bastante de dinheiro (pelo menos é o que se espera). Do mesmo modo, um médico deve conhecer bastante sobre saude e um psicologo (terapeuta ou psicoterapeuta) deve saber bastante da vida emocional das pessoas. Um comerciante pode saber de psicologia (o que leva uma pessoa a comprar por impulso, por exemplo) e de dinheiro, pois o negócio tem por objetivo final maximilizar o lucro. Uma pessoa atraente, que tem muitos parceiros amorosos, principalmente se for mulher, pode conhecer bem seus sentimentos. Aliais, a tradição (que é muito dificil de mudar) é os homens dominarem o assunto dinheiro e as mulheres o amor (relacionamentos) e a saude. Segundo o Flavio Gikovate as mulheres estão invadindo o terreno tradicional dos homens (o dinheiro), através de cursarem mais universidades e de estarem entrando mais no mercado de trabalho. Os homens, no entanto, não estariam adentrando o universo feminino com a mesma intensidade. Muitos homens ainda não entendem a psiquê por exemplo, haja vista o pequeno numero deles nos consultorios de psicologos e terapeutas. O mesmo com relação a saude: é muito comum a mulher cuidar da saude do homem, insistindo para que ele se cuide. Mesmo entre os médicos é sabido que eles são maus pacientes, pois estão acostumados com o papel inverso, ou seja, o de ser o ator principal.

A Felicidade e o Tempo

A formula simples da felicidade é dinheiro + amor + saude. No entanto, as preocupações com esses componentes não são as mesmas ao longo do tempo. O dinheiro em geral ocupa a primeira metade da vida (pelo menos idealmente). É a fase de estudar, comprar carro e imóvel, ser promovido na empresa e conquistar sucesso profissional. Depois temos o amor: é a fase de encontrar o parceiro ideal e construir familia. E no fim da vida temos a emergencia da saude por motivos obvios: na velhice as doenças começam a aparecer. São idealizações: é possivel alguem ficar doente quando jovem ou casar cedo, bem como nunca conseguir dinheiro suficiente para ser minimamente feliz. Em função destas caracteristicas, o interesse por esses assuntos tambem varia ao longo do tempo. Quem é casado ou ficou solteirão pode não ter interesse no assunto relacionamento (amor). Quem não tem dinheiro tambem pode não ter interesse em saber mais sobre mercado financeiro. E quem tem saude pode não se importar com as doenças e os doentes. Infelizmente a humanidade é assim mesmo.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O potencial de desenvolvimento humano e a inveja

Sabemos que as diferenças geram inveja e a inveja gera agressões as mais diversas, desde as fisicas até as calunias e a fofoca e intrigas. Assim é com a beleza das mulheres e com o sucesso dos homens. Essas caracteristicas são "visíveis" e saltam aos olhos dos gentios, por isso são obviamente as mais invejadas pela plebe. No entanto, existem outras caracteristicas que não são tão obvias e que são descritas na pirâmide de Maslow: essa pirâmide mede o potencial de desenvolvimento humano e tem nove "degraus". É possível fazer uma alto avaliação, localizando-se em um desses degraus. Um problema que surge quando se sobe muito na pirâmide é que fica-se cada vez mais solitário, pois poucas pessoas estarão nesse patamar. Outro problema é que fica-se mais exposto, sendo alvo de todo tipo de ataque, por parte de seres invejosos e que não compreendem porque somos diferentes. O ideal é que todas pessoas se desenvolvam o máximo possível. Não sendo possível, que sejam felizes com o que são e com o que conseguiram na vida.

domingo, 22 de agosto de 2010

Cupinchas e assemelhados

Na hora de contratar um empregado, temos, em teoria, primeiro a atuação do RH, que tentará ver se o futuro empregado está no padrão aceito pela empresa, para trabalhar com seus colegas e posteriormente a apreciação do futuro chefe, que testará as qualidades técnicas do candidato, já que as comportamentais somente serão verificadas no dia a dia. Todo esse processo muda quando o chefe quer contratar um cupincha. Nesse caso, existe em primeiro lugar o interesse do chefe, que pode não ser o da empresa. Contratando um cupincha o chefe pode ter um aliado e espião no meio dos empregados a informá-lo de eventuais criticas e oposições. É a antitese dos ideais republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade mas infelizmente é muito comum. Isso pode acontecer por razões sentimentais ou mesmo de caso pensado, quando o chefe contrata o filho de um amigo e o amigo contrata o filho do chefe. Nunca aprovei esses metodos mas infelizmente eles acontecem e são cada vez mais comuns, em vista da dificuldade de obter-se bom empregos por merito proprio. Coisa parecida acontece nas familias, mostrando como essa prática é comum as pessoas aqui no Brasil: filhos e parentes são considerados "mais bonitos" aos olhos dos pais por exemplo e muitas vezes a ignorancia grassa nessas relações.

Aspirações Mundanas

As pessoas aqui no Brasil almejam ter uma carro, que é sinonimo de liberdade de ir e vir, uma casa, para se sentirem seguros e um negócio próprio, para serem independentes. Será que tambem não gostariam de ter uma companhia sentimental e finalmente saúde ? Pois essas são as mais comuns aspirações mundanas. Não estamos falando do espírito e da sua necessária evolução. Aqui estariam aspirações muito elevadas para a maioria das pessoas !

sábado, 21 de agosto de 2010

Parentes

As relações de parentesco são estabelecidas por sangue ou por afinidade e são medidas em graus. A herança é atribuida por cabeça ou por estirpe (por representação). Os parentes existem portanto antes do nosso nascimento e provavelmente existirão após a nossa morte. Existem teorias sobre o porque nascemos em determinada familia mas não são aceitas por todos. A herança chega até o quarto grau colateral pela legislação atual. Nesse grau temos os PRIMOS e o ancestral comum são os AVÓS. Temos contato com os primos na nossa infância, porque frequentamos a casa de nossos avós e eles em geral podem ser encontrados nesse local. Na adolescencia podemos nos afastar dos primos ou não. Depois que os avós morrem o contato tende a diminuir ainda mais, a não ser que exista algum casamento ou enterro, situações muitas vezes formais e sem verdadeira emoção. Como os homens morrem primeiro em geral, é normal termos tias "de sangue" e mulheres de tios como "afins". Homens idosos dão muito trabalho para suas mulheres e parece que somente interessa a elas cuidar deles tendo em vista o recebimento de herança, quando, finalmente, as mulheres serão "livres" . . .

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

As pessoas mudam . . .

Existe uma tendência das pessoas mudarem com o tempo. É muito comum o carater de pessoas mais velhas esmoecer. Deve ser por isso que existe a expressão "velhaco". Além disso, muita coisa pode acontecer com o tempo de forma a azedar um relacionamento. Não importa se esse relacionamento é um casamento, namoro, parentesco ou amizade. A verdade é que existe uma tendência dos relacionamentos acabarem e existe a necessidade de um esforço consciente para que os mesmos perdurem. Caso nada seja feito os relacionamentos podem esfriar e quando se tentar reativá-los pode ser tarde demais, pois as pessoas podem ter se distanciado muito. Para cada relacionamento que acaba ou diminui de intensidade eu procuro ativar um eventual substituto. A vida é dinâmica e muito curta para ficarmos nos dedicando a quem não nos é recíproco em simpatia e consideração. Amigos e parentes já pertenceram a minha estima e por ações ou desinteresse manifesto deixaram de ser. Outros amigos, que estavam perdidos foram encontrados, graças a internet. Passaram a nos animar com sua presença e consideração. Feliz o tempo em que vivo que permite essas interações !

A emoção de virar o jogo

Quem já se viu numa situação difícil sabe como é complicado "virar o jogo". A lógica é que se você está perdendo, ou sofreu o primeiro golpe, muitas vezes a traição, empatar e ainda virar será sempre a consequência de um esforço hercúleo e muito menos provável. A verdade é que assimilar os golpes (até mesmo os que a vida lhe impõe) é muito difícil. A isso os estudiosos chamam de resiliência. É como combater uma doença. Uma vez instalada, muitas variáveis estarão envolvidas na sua cura. Os médicos não prometem curar mas sim tratar as doenças. Em termos de conflitos a regra é a mesma: melhor sempre prevenir e ter em mente a proxima ou as proximas jogadas, como acontece no jogo de xadrez. E arma principal é o conhecimento e a informação. Muitas batalhas serão perdidas pois existem situações em que o custo da defesa inviabiliza sua execução. Outras situações dependem da sociedade em que vivemos e dos seus usos e costumes, sendo que lutar contra eles é inglório. Finalmente, como dizia Guimarães Rosa: Viver é perigoso . . .

Automoveis e a personalidade de seus donos

Uma classificação que li atribuia aos carros quatro categorias: social, esportivo, aventureiro e racional. O social é para aquele que quer ser reconhecido pelos outros como distinto ou vencedor. É o caso dos Roll Royce, exemplo máximo desta categoria. Esse carro é usado pela rainha da Inglaterra em desfiles. Precisa falar mais ? O exemplo do esportivo pode ser o Porshe ou a Ferrari. Aqui temos a exclusividade e a emoção como fatores decisivos (e isso tem seu preço !). O perfil aventureiro é aquele que seria um "desbravador": estaria capacitado para enfrentar desafios e vencê-los. Seria um "herói" por assim dizer. Um destemido. E finalmente teriamos o racional: aqui temos aquele que quer apenas uma condução do carro. Quer gastar o mínimo possível e não se importa com imagem social, emoção, aventura. É com certeza o mais "sem graça". A industria automobilistica que não é boba vive de explorar estes conceitos. E de vez em quando cria produtos do tipo "me engana que eu gosto" como aventureiros do asfalto, onde até carros racionais recebem alguns penduricalhos para parecerem como os da outra categoria, com preço muito superior certamente que seus congeneres. Isso tambem aconteceu com os esportivos derivados de carros de linha e ultimamente até a imitação do "social" tem aparecido. Eu possuo um carro que seria um misto de esportivo com social e estou muito feliz com ele.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ser Autodidata

Percebo que muito do que eu me tornei foi em função de ser um autodidata. Acho que essa é a diferença fundamental entre as pessoas que evoluem e vão em frente e aquelas que ficam estagnadas, inclusive na piramide de Maslow. Tormei-me auto-didata ainda no terceiro ano colegial, quando enfrentei a matéria de quimica orgânica. A matéria era basicamente decorativa e dediquei as minhas férias de julho de 1981 para estudar o livro texto. A partir dai, quando o professor ministrava sua aula eu já sabia o conteudo. Ser autodidata me ajudou muito na faculdade de engenharia. A faculdade de engenharia me ensinou a pensar por conta propria, a ser um livre pensador. Quantos são assim ? Alguns poderão dizer que eu tive oportunidades. A vida ensina que em geral a oportunidade aparece. O que falta é preparo para a pessoa aproveitar a oportunidade.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O conhecimento e a sabedoria

Na vida temos de ter conhecimento para que possamos fazer escolhas certas, o que chamamos de sabedoria, que nada mais é que o conhecimento aplicado (posto em prática). Escolhas erradas nos trazem prejuizo, quer material e/ou financeiro, emocional e na nossa saude. Para evitar esses prejuizos e a infelicidade que eles nos trazem, todos deveriam se interessar por conhecer mais sobre trabalho e finanças, casamento e familia e medicina e saude. Na prática vemos que isso não acontece em geral e as pessoas aqui no Brasil vivem como gado, sendo levadas pelas propagandas, pelo ouvi dizer e pelo que meus pais me disseram. Mesmo pessoas de nivel educacional mais elevado são muitas vezes ignorantes sobre finanças, por exemplo. Parece que a forma é a da especialização de Henry Ford: eu me especializo em algo e presto serviço para meus "clientes". Com a finalidade de ganhar mais eu prefiro que eles fiquem na ignorancia e que deleguem seu dinheiro, sua vida afetiva e sua saude aos meus cuidados. Esse pensamento vai contra tudo que eu prezo e considero importante: que cada um assuma seu destino e que arque com as consequências de suas decisões com coragem e valentia !

Apostas

Quem pode prever o futuro ? Os engenheiros gostam de estudar probabilidade e estatistica e sabem que esses cálculos nem sempre correspondem a realidade porque sempre existe o "ponto fora da curva". Principalmente no Brasil, onde, por incrível que possa parecer, a mobilidade sócio-economica é grande, previsões são um tanto arriscadas. E quando pensamos no que aconteceu no futuro, voltando a nossa infância e aos nossos amigos e amigas ? Que caminhos a vida lhes trouxe e quais eles resolveram cursar ? O que eles se tornaram, quais são suas opiniões e comportamentos ? Quem foi mais feliz ? Quem se destacou ? Quem morreu cedo e quem virou bandido ? E os casamentos . . . dizem que casamento, carro e geladeira é sorte !!! Temos o Flavio Gikovate pedindo-nos para usar a razão, mormente quando estiver em discórdia com a emoção. No final o que realmente importa é ser feliz e isso tem muito a ver com a sua inteligencia e potencial psiquico . . .

Pacto Antenupcial e Testamento

No ultimo livro que li sobre herança e o autor diz que os brasileiros não tem costume de fazer pacto antenupcial e testamento, ou seja, evitam de tratar de assuntos relacionados a bens quando fazem casamentos/firmam sua ultima vontade. Logo, abrem mão de modificar o que a lei diz para casos em que o "silêncio" prevalece. Minha experiência mostra que a simples propositura de um pacto antenupcial que ameaçasse os "bens" da futura esposa acarretaria a não realização do casamento. Isso porque embora se fale muito ao contrário, as mulheres em geral ainda buscam a segurança no casamento, pelo menos nas classes médias e altas. Principalmente no primeiro casamento é comum não existiram bens mas ao contrário dívidas, já que em geral os noivos fazem emprestimos bancários para financiar a casa/apartamento e os carros. Nesse caso pactos ante nupciais seriam desnecessarios, pois seria "chover no molhado". Tudo muda caso um nos consortes tenha muito mais patrimonio que o outro. Nesse caso a separação consensual de bens é a medida mais salutar a ser tomada, a fim de proteger o patrimonio de quem tem mais dinheiro na relação. Isso em geral ocorre no segundo casamento. Já testamentos costumam causar muito transtorno para os herdeiros, principalmente devido a nossa maravilhosa justiça. No entanto, podem ser usados para decidir o destino da "parte disponivel" e podem ser muito uteis quando o testador não possui herdeiros necessários. Acredito que os brasileiros não façam uso desses recursos pela sua ignorância a respeito das leis e da sua aplicabilidade. Aqui cairemos na postagem: Você não me disse ! Foi porque você não me perguntou !

A curiosidade e o desejo de explorar e conhecer

Percebi que muitas pessoas não tem curiosidade nem desejo de explorar novas realiadades e de conhecer coisas novas. O esforço para conhecer coisas novas ativa nosso cerebro e certamente faz surgirem novas sinapses, as quais poderão ser utilizadas na solução de novos problemas, o que normalmente se chama de inteligência. Acho que isso tem a ver com a segurança que fazer sempre as mesmas coisas dá a pessoa e ao fato que não se tem de pensar muito nessa situação. Já li tambem que a curiosidade é uma das variáveis da libido, que é a força interior que move as pessoas em direção aos seus objetivos. Eu sempre fui curioso e isso me levou as bibliotecas e aos livros. Minha profissão tambem foi influenciada por essa caracteristica e tambem minha vida. No entanto acho que sou uma exceção. A regra parece ser fazer tudo sempre igual e nunca se aventurar além dos limites conhecidos. Enfrentar o desconhecido é certamente um dos maiores desafios aos quais podemos nos submeter . . .

domingo, 15 de agosto de 2010

Por que você não me disse ? Voce não me perguntou !

Pois é . . . a maior parte dos mal entendidos acontece como na frase acima: alguém não pergunta o que deveria, em geral por ignorância sobre o que deveria perguntar. Por outro lado, as vezes a pessoa pergunta e o outro interlocutor conta uma historia. Ai as coisas não dão certo e tem sempre alguém para dizer: E você acreditou ? Por isso é necessário se informar sempre ao tomar decisões importantes. Essas informações devem ser prestadas por pessoas confiáveis, como por exemplo especialistas que escrevem livros ou são citados em revistas. Com a internet essa tarefa foi muito facilitada, ocorrendo, no entando, outro tipo de problema: saber se a informação que se obtém é confiável. Muitos maus comerciantes contam que seus clientes não sejam bem informados, de forma a lhes vender gato por lebre. Temos de lembrar que o deus do comercio é o mesmo dos ladrões: mercúrio . . .

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os maus serão punidos e os bons triunfarão !

Minha educação cristã me levou a acreditar na frase acima. No entanto, foi minha crença na reencarnação e na evolução do espirito que me alenta. Aqui no Brasil, devido as nossas deficiências intrinsecas, sabemos que o mau triunfa muitas vezes. A maioria dos crimes fica impune, injustiças de todo tipo são praticadas, oportunistas existem em todas as familias. Precisamos escolher muito bem em quem confiar, pois os requisitos para tal, que são retidão de carater e competência são escassos por estas bandas. Assim sendo nossas amizades vão sendo cada vez mais restritas, porque nos decepcionamos com parentes e com conhecidos em geral. Resta-nos acreditar na justiça divina . . .

Os fins justificam os meios

Pessoas que são maus carater costumam usar a frase acima. Para atingir seus objetivos, geralmente imorais, não hesitam em passar por cima das leis e da moral. Podemos ver otimos exemplos dessas pessoas nos vilões das novelas. Só que esses "vilões" existem na vida real tambem. Empregados corruptos, empresários e comerciantes desonestos são alguns desses exemplos. A regra parece ser: se existe uma lei então é para burlá-la (pelo menos aqui no Brasil). A escala do desenvolvimento moral é como um losango aqui no Brasil: poucos estão no 1o degrau, que seriam os psicopatas. Uma grande maioria está no meio, onde seguem as regras por medo de uma eventual punição e somente uns poucos estão no cume, onde compreendem o porque não devem burlar certas leis e que o bem de todos dependem de limitações a liberdade individual de alguns.

Pirâmide de Maslow

A pirâmide de necessidades de Maslow pode explicar muito das relações humanas que tanto nos intrigam: quem está no andar de baixo não consegue se preocupar com o andar de cima e quem está no andar de cima pode olhar para os do andar de baixo e compreendê-los. As falhas no modelo são a que alguém pode estar em mais de um andar ao mesmo tempo e pessoas que atingem um andar e ficam paradas, não buscando ascender ao andar superior. A ascensão na pirâmide me parece com a busca do self de Jung ou o nirvana de dos hinduistas. A titulo de informação seguem os "degraus " da pirâmide: 1- Requerimentos biologicos. 2- Segurança . 3- Afiliação. 4- Estima. 5- Saber e compreensão. 6- Estetica. 7- Transcendência. 8- Liberdade de pesquisa e expressão. 9- Auto-realização.

Muitos transferindo renda para poucos

Esta é uma das formas mais rápidas e eficientes de ficar rico: Retire 1 centavo da conta de cada um dos milhões de correntistas de um banco e você consiguirá centenas de milhares de reais. É a mesma lógica dos mendigos: Ficando em lugares com grande movimentação de pessoas, recebendo, digamos, 0,50 reais por esmola, no final do mes poderão ter ganho mais que o salario minimo. Em troca deverão se humilhar. O mesmo acontece com as "taxas de administração" em todas aquelas invenções humanas em que muitos são clientes de poucos (ocorre em geral na área financeira). Quem paga não se importa porque o valor absoluto é pequeno e quem recebe, na base do "de grão em grão a galinha enche o papo" fica rico. Em finanças isso é possibilitado em grande escala pelo desenvolvimento da informática, computadores e assemelhados. O que são as finanças ? São informações virtuais. O que é a econonia ? Aqui temos também a parte real (carros, imóveis, etc).

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Estado de Bem Estar Social

O estado de bem estar social foi inventado pela social democracia europeia e demorou muito para surgir. Ele é fundamentado na saúde e educação e na proteção do trabalhador. Embora a saúde e a educação sejam disseminados e aparentemente acessiveis a todos, o que se vê é que em paises maiores existe seleção, pelo menos na educação. Sim, porque somente os mais aptos podem seguir nas melhores universidades. Até mesmo em ricos paises da europa ocidental não existe dinheiro para garantir o melhor em termos de educação para todos. Em termos de saude o destaque é a França e a decepção costuma ser a Inglaterra. Somente os paises nórdicos conseguiram chegar no ideal. No entanto, lá faz um inverno terrivel. Talvez por isso que tem tão poucos habitantes: o lugar deve ser inóspito pra caramba. Fora da europa o destaque são o Japão e os Estados Unidos, com a Australia e o Canada correndo por fora. Na Alemanha o estudo de nivel de segundo grau é profissionalizante e a maioria da população para por ai. Eles são a nação mais rica da europa e tambem a mais populosa. Será que eles tem a "receita mágica ?"

Exclusão e marginalização

Existem familias que foram ricas e poderosas mas que em função das mudanças que nem sempre são acompanhadas tornam-se pobres e sem influência. O mesmo acontece com algumas profissões. Viver de glórias passadas é o que resta nesses casos. Poucos irão valorizar conquistas passadas na nossa época de imediatismo. Muitas dessas familias mantém títulos de clubes tradicionais e tem dificuldades para pagar as mensalidades. Muitos dos intelectuais não tem ouvintes para quem proferir suas palestras, pois poucos estão interessados em ouví-los. Quem se interessa pela história dos perdedores ? Fico lembrando dos nobres de monarquias europeias que faliram: quem foi rei nunca perde a majestade. Será ?

Perceber as nuances e sutilezas é uma questão de inteligência

Chegamos a grande questão: a verdade é que a percepção está ligada aos 5 sentidos e os sentidos estão ligados a áreas do cérebro. É claro que existe mais que os 5 sentidos mas eles são o básico. Sabemos também que um especialista enxerga e ouve o que não enxergamos ou ouvimos. Ele consegue isso pelo treino constante (pela experiência) e pelo estudo caracteristico de quem tem interesse pelo assunto. Muito do que conhecemos vem do que experimentamos. E uma vez experimentado o "doce" não gostaremos de voltar para o "amargo". Assim, se experimentamos a riqueza e a boa mesa, relutaremos a sermos pobres e mal nutridos. Pois bem: para valorizar o belo precisamos conceituar o que seja belo. Para valorizarmos o conforto precisamos ter a sensação provocada por ele. O mesmo para as coisas mais sutis: somente satisfeitas as necessidades basicas (ver Maslow) poderemos chegar a auto-realização. E isso será para poucos. A imensa maioria estará perdida em algum lugar no meio da pirâmide proposta por Maslow. Portanto não esperemos que quanto tivermos atingido o cume da pirâmide sejamos compreendidos por todos os demais. Eles simplesmente não percebem e não entendem o que sentimos e pensamos.

Sofisticação e Sutileza

O que realmente tem valor ? O valor economico e financeiro é obvio e mensurável. Já a educação, a cultura e a instrução são mais difíceis de conseguir e demoram mais. O mesmo acontece com a erudição e o ecletismo. Assim sendo, pessoas que não conseguiram obter esses valores mais consistentes, fundamentadas na teoria de que ter é ser (e quando não puder ter então procura-se parecer) buscam compensar suas limitações ostentando produtos de luxo por exemplo. Isso é típico dos novos ricos, muitas vezes oriundos do esporte (futebol) ou da televisão. Comprar produtos sofisticados, de luxo e exclusivos, é o meio mais rápido de mostrar ao mundo que a pessoa é melhor do que é na realidade. Temos no entanto outro ponto de vista, mais sutil: pessoas altamente intelectualizadas e instruidas podem perceber a diferença de qualidade entre os produtos e preferirem, não por razões esnobes, mas por saberem que são realmente melhores, produros exclusivos e de qualidade superior, portanto mais caros.

As armadilhas na compra de um veiculo

A compra de um veículo usado envolve muitos riscos. Para minimizá-los a solução é comprar de um amigo de verdade, ou seja, honesto e que não te engane. Caso compre de um estelionatario a solução é passar adiante, quando possível. Para veículos novos os riscos existem mas a garantia está lá para solucioná-los. Um risco que precisa ser levado em consideração é comprar um carro acima de suas posses, pois as despesas com ele podem acabar com o equilibrio financeiro do sujeito. Outro risco é comprar algo que não é adequado as suas necessidades. Nesse caso a solução é simples: vender e assumir o prejuizo com a desvalorização. Aqui temos de novo aquela máxima: não basta comprar.É necessário manter.

As armadilhas da construção e reformas de imóveis

Imóveis são muito importantes em qualquer economia. Pelo seu valor financeiro e pela sua necessidade prática, já que todos precisam morar em algum lugar. A construção individual é comum no interior, já que a terra por lá é abundante e barata, bem como a mão de obra também. Restam os materiais, que custam mais ou menos o mesmo, pelo menos teoricamente. Assim sendo, alguém com a mesma quantidade de dinheiro, irá morar com muito mais espaço e muito melhor no interior do que em São Paulo Capital. Para familias grandes essa é uma vantagem e tanto. Na capital devido a escassez de terrenos o que mais existe são reformas, tanto de casas, quanto de apartamentos e até mesmo de prédios inteiros. Os apartamentos possuem restrições para reformas, devido a sua propria natureza. A mão de obra em São Paulo é bem mais cara que no interior. Na familia meu pai reformou várias casas e minha irmã não só reformou como construiu muito. Na capital as grandes construções são de prédios residenciais e comerciais, tocadas por empresas. Iniciativas individuais são muito poucas. Outra vantagem no interior é que economizando nos imóveis sobra muito mais para gastar com carros, mesmo porque as despesas com filhos e planos de saúde tambem são muito menores ou inexistentes.

Educação, formação e instrução

Já disse outras vezes que as coisas sutis não são percebidas pela maior parte das pessoas. Isso vale para doenças mentais/emocionais, para equipamentos de segurança nos carros, detalhes de engenharia , relações pessoais, contabilidade, enfim, em tudo em que o intelecto é privilegiado. Em oposição, aquilo que é palpável, que pode ser tocado ou "visto" não costuma ser negado pelas pessoas, pois se assim fosse, poderiam ser chamadas de "loucas". O mesmo vale para a educação e formação das crianças. Muitos pais se limitam a ver as notas dos seus filhos. No meu tempo havia a nota de "comportamento". A avaliação mostra apenas o avanço na instrução. Uma boa escola ensina muito mais do que as notas mostram. O mesmo vale para quem cursar uma Universidade: muitos estarão lá apenas para aprender uma profissão e suas técnicas, para ganhar dinheiro, de preferência MUITO dinheiro. Infelizmente tudo isso mostra como a maioria das pessoas é pouco sofisticada. São em geral vermes rasteiros, sedentos de dinheiro, muito pouco preocupados com a ética e com os próximos. Aqui de novo voltamos a "fraternidade", que era o objetivo de Jesus Cristo e que foi reafirmada na Revolução Francesa, mas que na prática está cada vez mais distante da realidade, pelo menos aqui no Brasil.

Transparência

Todos nós sabemos da história do "pulo do gato", onde o gato, para salvar-se do leão, não ensina tudo o que sabe, justamente para quando o o leão tentar comê-lo ele puder escapar, através do "pulo do gato". Como as pessoas não possuem o mesmo nivel de conhecimento, existem muitos "pulos do gato" por ai. A transparência nos negócios nem sempre é a regra e muita coisa é feita "por debaixo dos panos". No Brasil, por razões culturais isso é muito comum, como por exemplo na venda de um veículo usado. Os espertos existem em todos os ramos de comercio de produtos e serviços: advogados, medicos, engenheiros, comerciantes, banqueiros. Em todas profissões existem os maus profissionais, que ganham dinheiro enganando seus clientes. Existe um ditado que diz que se você me enganar uma vez a falta é sua mas se você me enganar duas vezes a culpa será minha. O problema é ser enganado em coisas importantes e caras, que podem afundar a vida de uma pessoa . . .

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dependência que os homens tem do seu desejo visual pelas mulheres

Segundo o Flavio Gikovate, nós homens, por alguma razão evolutiva, temos o desejo visual da fêmea a nos atormentar. Aparentemente isso tem a ver com a transmissão dos genes, porque uma mulher bonita tem "bons" genes e portanto daria melhores descendentes, mais aptos a sobreviverem, a se reproduzirem e a perpetuar a espécie. Seria portanto uma boa reprodutora. Vai que dai todos os homens olham quando passa uma mulher bonita. Já as mulheres não tem essa caracteristica evolutiva e fazem suas escolhas de forma bem mais racional, como já mencionei em artigo anterior. Infelizmente esse desejo visual somente diminui com a idade do homem e, em geral, depois de algumas escolhas infelizes de parceiras. Mulheres com boa aparencia e homens poderosos e endinheirados parece ser a melhor escolha evolutiva: bons genes e dinheiro farto para garantir o sucesso da prole !

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Experiencia é o nome que as pessoas dão aos seus erros passados

Os velhos costumam valorizar aquilo que possuem, ou seja, a idade. Gostam de falar que possuem a "voz da experiencia". Realmente a experiência tem seu valor mas ele é relativo: alguem que foi camelô a vida inteira sabe fugir dos fiscais mas saberá muito mais que isso ? Só existem tres modos de conhecer: por experiência propria, pela experiência dos outros e por via teorica. Na minha opinião o melhor é tentar conhecer na teoria e depois "testar" a teoria na pratica. Esse é o método cientifico. A teoria tem de ser confirmada pela pratica. Acontece que muitas pessoas apenas repetem o que a maioria faz e assim vivem "despreocupadas" e conformadas, porque todos são assim. etc, etc, etc. Isso se repete no direito civil, quando poucos fazem pacto ante-nupcial ou testamento aqui no Brasil. Lutar contra a maré é para poucos porque é dificil Pensar é dificil, dá trabalho . . .

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Formula simples para obter o custo mensal da manutenção de um veiculo

As variáveis envolvidas na manutenção de um veiculo são muitas: algumas aumentam com o tempo e outras diminuem. Por isso achei interessante uma informação que encontrei na Net, que falava em 3% do valor do carro ao mês. Como o valor do carro diminui com o tempo, devido a depreciação, essa formula leva a valores absolutos menores com o tempo. Acontece que a despesa com manutenção pode aumentar muito com o tempo, levando no final da vida util do carro a um derradeiro defeito, cuja correção vai custar tão caro em termos proporcionais ao valor do carro, que o mesmo será vendido para desmonte ou ferro velho. Esse defeito pode ser uma batida que leve a 'perda total" para a seguradora ou então algo no motor e/ou cambio, que em geral são consertos bem caros. Para um veiculo popular estamos falando em R$ 700,00/mês. Para um carro de R$ 50.000,00 a formula leva a R$ 1.500,00/mês. A formula é interessante por ajudar as pessoas a controlarem seu orçamento, pois esses gastos são significativos e podem fazer a diferença na velhice, como por exemplo pagar um bom plano de saúde.

Industria - Venda a Distribuidores

Quando pensamos na industria teremos de expandir nossas observações, pois ser industrial é muito mais arriscado do que ser comerciante. Como no capitalismo o lucro é proporcional ao risco, é de se esperar que um industrial bem sucedido seja bem mais rico que um simples comerciante. A logica disso está na fabricação em série: produz-se uma quantidade enorme de um unico item, de forma que o lucro por unidade seja minimo mas que na somatoria de todas as unidades seja representativo. Esta é uma simplificação. Existem industrias muito especificas, que trabalham por encomenda, cuja logica e funcionamento é distinto. A industria pode produzir para o mercado local ou para exportação. De qualquer forma, não pode perder de vista o seu cliente final e o que ele deseja. Produzindo o que o cliente deseja, seus distribuidores receberão muitos pedidos e o ciclo se fechará. Aqui temos o design industrial por exemplo. Uma industria é muito mais complexa que um comercio ou um prestador de serviços. Ela possue produtos e linhas de negócio. Pode ter poucos ou muitos empregados, alguns altamente qualificados e instruidos. Tem muitos fornecedores e muitos clientes, tanto internos quanto externos.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Comercio - Venda Mercantil

Todo comercio tem por principio o giro de estoque: Como compra no atacado por um preço muito abaixo do preço de venda, o comerciante ganha toda vez que vende um produto. Caso tenha os produtos que seus clientes querem comprar então será um comerciante de sucesso. Vejamos o caso de uma revenda de automoveis: pode ganhar na venda de automoveis novos, na venda de automoveis usados e na oficina, com as revisões obrigatórias e demais pessoas que precisam de peças que somente existem nas concessionárias por exemplo. É claro que cada ramo de negócio tem suas margens e o seu tempo de giro de estoque. Chamamos de planejamento a adequação dos pedidos de compra as necessidades de suprir os estoque, bem como a administração desses estoques, como por exemplo estoque obsoleto e estoque de movimentação lenta (que poderá se tornar obsoleto). A administração dos estoques sempre foi o segredo do comércio. Para eliminar itens obsoletos ou de lenta movimentação faz-se promoções e liquidações. Quando os itens do estoque são importados, o que significa maiores dificuldades para sua obtenção devido a tramites burocraticos e frete maritimo por exemplo, os cuidados deveriam ser maiores ainda. Estoques parados significam dinheiro imobilizado que poderia no mínimo estar rendendo juros no banco ou então ser aplicado em investimentos que renderiam até mais que os juros. Trabalhei com assistencia técnica e tive a oportunidade de ver na prática a gestão de estoques. Um carro tem mais de 3.000 peças. Imagine então o mercado dos mais vendidos, com 100 modelos diferentes (está certo que muitas peças são de uso comum a vários modelos). Coordenar esse estoque é o que fazem as "montadoras" de veículos. Na Kodak tinhamos processo semelhante na fábrica de camaras: muitas pecinhas para compor uma unidade final. Todo esse trabalho tem por objetivo a obtenção do lucro. Existem comerciantes que gostam de vender, do contato com o publico seu cliente. As vezes são carismáticos e conquistam clientes fieis que garantem o movimento minimo e um lucro medio constante. Assim criam seus filhos e muitas vezes netos. Viram referência e tornam-se tradicionais, de modo que sua fama afasta possíveis concorrentes.

A Derivada ou o Gradiente nas relações sociais

A matemática é linda ! Admito, mesmo tendo tido dificuldades com ela durante muito tempo . . . Os conceitos matemáticos são transparentes e transcendentais e ajudam a explicar o mundo e porque não, o universo. Fazendo um paralelo sobre a derivada maior que zero (que indica que uma curva é ascendente) ou o gradiente que mostra o mesmo para uma curva tridimensional, temos que as relações sociais e o que podemos obter das mesmas segue o mesmo parâmetro: Quando pedimos algo que não custa quase nada para quem estamos pedindo e que para nós é muito importante, teremos uma boa possibilidade de sermos atendidos. Talvez isso tenha a ver com o prazer que a pessoa tem de ser "solicitada": talvez ela se sinta envaidecida, como diz o Gikovate. Por exemplo: dar um real de esmola para quem ganha 20000 por mês não significa muito mas para quem ganha 510 reias pode significar. O mesmo vale para conseguir um emprego: conforme o salario pode-se conseguir desde que se conheça alguem influente ou importante (alguem que tenha muitos empregados ou que seja um politico). Lembro-me da namorada de um famoso (e milionario) diretor de cinema que ganhou três Porshes, um de cada cor, para combinar com suas roupas, dele. Muito para a maioria das pessoas mas pouco para as posses dele. O mais interessante é que existem pessoas extremamente ricas e egoistas que não dão nada a ninguém, contrariando minha teoria "matemática". E outras de classe média que dão festas para todos. E os parentes ? Alguns podem estar em condições de ajudar os mais necessitados. Tem alguma obrigação moral ? Pelo principio de solidaridade sim. E os amigos ? Não sendo dinheiro acho que eles sempre estarão disponiveis. O dinheiro nunca pedi a nenhum amigo e quando emprestei do cunhado tinha garantia . . .

Amigos são conselheiros confiaveis ?

Nos acostumamos a conversar com nossos amigos quando temos alguma dificuldade. Por termos admiração por eles e por podermos contar com sua boa vontade e boas intenções tendemos a confiar na opinião deles ou pelo menos considerá-la com carinho. No entanto, muito da colaboração deles virá da experiência que eles viveram com a exceção daqueles assuntos que eles exploram, quer por necessidade profissional ou por interesse pessoal. É assim que para falar sobre forças armadas e artefatos de guerra o Alvaro é uma fonte de referência. Para assuntos comerciais e do dia a dia o Olavo mostra-se um expert. Para assuntos legais, eticos e financeiros eu mesmo sou a referência. Daqui podemos tirar uma conclusão terrível: pessoas que não tem interesses além do trabalho e que não são questionadoras podem ser muito chatas, pois estão limitadas a um assunto apenas. Quem lê o jornal, livros e revistas pode ampliar seu cabedal de conhecimentos e ser uma pessoa muito mais interessante de se conversar. O mesmo vale para quem tiver uma vida cheia de "emoções" . . .

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pais sempre serão os primeiros exemplos

Nossos pais são nossos primeiros educadores e exemplos. A criança os imita em tudo. Isso ocorre até que chega a adolescência e então os pais "infantis" são confrontados e descobertos em seus defeitos e virtudes. Muitos pais se acham "o máximo": sábios, educados, inteligentes e por ai vai. Daí que muitos querem que os filhos sejam a sua imagem e semelhança. Consideram que se os filhos forem como eles o mundo será um lugar melhor para todos. Acontece que os filhos podem ter contato tanto com más companhias quanto com pessoas mais instruidas, educadas, inteligentes que seus pais. Aí a comparação será inevitável. O filho ser crítico, questionador, ponderado e reflexivo pode não ser interessante para os pais. Muitos podem preferir filhos obedientes e submissos, pois, como sabemos, esse é o tipo de frustado mais fácil de ser "convencido" de que as coisas são como são e que o conformismo é a unica saída.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Submeter-se ao julgamento alheio

Conhecendo as pessoas, suas idiosincrasias e seus defeitos, podemos imaginar a dificuldade e a temeridade que é submeter-se ao seu julgamento. A isenção necessária a qualquer julgamento é certamente muito prejudicada e pudemos observar isso nas vezes que tivemos de ir ao judiciário. Por outro lado, como já disse Orson Wells, somente os tolos não julgam pelas aparências. Aqui podemos observar como os diferentes sofrem. Ser diferente é afrontar a maioria, pois a massa se julga poderosa e realmente é, em termos mercadologicos e em termos politicos, por exemplo. Quando somos da vanguarda tambem sofremos pois não somos compreendidos. E existe a lei, que no Brasil é sempre atrasada, pelo menos em termos de direito de familia. E o pior é que os pais repetem os erros dos seus proprios pais na educação de seus filhos. Dessa forma temos um circulo vicioso dificil de ser rompido e como a familia é a celular mater da sociedade, temos que nossa sociedade tambem é viciosa por excelência e não surpreende todos os problemas que temos em termos de violencia, fraude, extorsão, corrupção, etc, etc, etc

O que as mulheres querem . . .

Fundamentado na minha experiência com a busca de namorada pela internet, conclui que estatisticamente as mulheres querem um homem com até 5 anos de idade a mais que elas, que esteja melhor em termos sócio-economicos (situação economica-financeira), que tenha o mesmo nivel (ou superior) de educação formal e que seja mais alto. Ou seja, o homem tem de ser melhor em tudo o que interessa em termos práticos e objetivos. Caso o homem seja tambem bonito ai elas atingem o "nirvana". Já os homens valorizam muito a beleza das mulheres e elas sabem disso. Como muitas não são tão bonitas assim para apostar somente nessa qualidade, temos que muitas mulheres estão estudando mais que os homens, ganhando mais dinheiro e preferindo ficar sozinhas caso não encontrem o "principe encantado". Parece que sempre falta alguma coisa e as pessoas não estão dispostas a fazer concessões e tentar a sorte com pretendentes aquém de suas exigências. É como já ouvi o Gikovate falar: toda liberação sexual conseguida parece não ter aumentado a frequência sexual mas sim o narcisismo e exibicionismo.