sábado, 24 de julho de 2010

Liberdade, Igualdade, Fraternidade

O Brasil teoricamente é uma República Federativa. Os ideiais da republica (coisa publica, ou seja, de todos) foram estabelecidos na Revolução Francesa cujo lema era: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Hoje no Brasil a liberdade é tolhida de muitas formas, por exemplo, não se pode ter uma arma e seu porte, a igualdade é flagrantemente desrespeitada, pois a lei não é a mesma para todas as pessoas, já que os ricos e poderosos conseguem escapar da mesma ou protelar por muito tempo a sua aplicação e, finalmente, a fraternidade é um sonho, pois cada vez mais vemos as pessoas seram materialistas e egoistas, ao invés de serem espiritualistas e altruistas. Essas caracteristicas fazem parte da nossa realidade, embora existam sempre tentativas de melhorar um pouco as coisas.

domingo, 18 de julho de 2010

Pessoas Interessantes

Quem seriam as pessoas interessantes que eu gostaria de conhecer pessoalmente ? Os ricos ? Os famosos ? Os poderosos ? As belas ? Os gênios ? No Brasil intelectual é sinomino de professor universitário . . . gênios temos muito poucos, basta ver o número de patentes que nós produzimos. A beleza, a fama, a riqueza, o poder e a genialidade não garantem o caráter de uma pessoa. Gosto da análise e da síntese, da dissecação das relações pessoais e de epopéias. A saga de uma dinastia. Por isso acho fascinante a história dos grandes capitalistas, que construiram impérios no século passado. Hoje em dia um desses grandes capitalistas é o Bill Gates e companhia. Cada época tem os seus heróis. O Bill talvez seja tudo junto: rico, famoso, poderoso, gênio. Na verdade essas "qualidades" costumam andar juntas e serem intercambiaveis. Executivos são boas pessoas ? Será ? ONGs são realmente desinteressadas ? Homens "santos" são bonzinhos de verdade ? É . . o que quis mudar o mundo de verdade foi crucificado e seu nome era Jesus Cristo. Nem ele conseguiu . . .

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Doação

Parece que fazer doação é algo muito dificil. As pessoas doam uma parte muito pequena do seu tempo, dinheiro e atenção hoje em dia. Muitos parecem preocupados apenas consigo mesmos e isso já foi muito comentado por mim sobre os egoistas. Ainda por cima não custa muito quem recebeu a doação ouvir uma relação de tudo o que foi feito em seu benefício, em um momento de fúria do seu "benfeitor". Pois é . . . as coisas estão assim hoje em dia aqui no Brasil. Provavelmente em outros países seja diferente e uma percentagem maior de pessoas sejam sinceras em suas doações e o egoismo seja menos evidente.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Poder do Macaco

Já falei sobre os "poderes" (macaco, porco e burro). Todos são importantes e largamente usados na "educação" das crianças. Os pais usam muito o poder do macaco com seus filhos: eles imitam tudo o que seus pais fazem. O poder do porco para crianças consiste nos castigos e nas palmadas. Já o poder do burro está na televisão principalmente. Qual deles predomina ? Nas familias de classe média/alta com certeza o do macaco e do burro. Naquelas em que os pais tem pouco contato com os filhos provavelmente o do burro toma lugar do macaco (não podemos desprezar a influencia do "macaco" das empregadas ou avós, se ficarem com a criança). Vou aprofundar a influencia do poder do macaco: existem pais que acham que sabem tudo e que são o melhor exemplo para seus filhos. Esses pais estão sempre a decidir tudo pelos filhos, porque sabem tudo. Esse tipo de educação cria filhos fracos, sem vontade propria e sem autonomia. Filhos assim não atingem todo o seu potencial de felicidade, pois estarão sempre seguindo ordens de alguem: do pai, da mãe, da igreja, da sociedade, do patrão. Infelizmente esse é o nivel da maioria da população. São todos "paus mandados", infelizes achando que que são felizes.